Segurança Pública
Com 7 navios, 2 submarinos, 10 aeronaves e mais de 2.200 militares, Marinha dá início à Operação Aspirantex 2025
Durante a missão, os participantes visitarão diversos portos
A Marinha deu início no dia 10 de janeiro à Operação Aspirantex 2025, que tem o objetivo de realizar treinamento operativo e o fortalecimento da presença do contingente na Amazônia Azul. Entre esses exercícios estão Operações de Esclarecimento, Ações de Superfície, Defesa Aeroespacial, de Guerra Eletrônica e de Guerra Cibernética.
Segundo a Marinha, a operação conta com a participação de 209 Aspirantes da Escola Naval e 8 cadetes do Exército e da FAB (Força Aérea Brasileira), além de outros 2.000 militares.
Durante a missão, os participantes visitarão diversos portos, como Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA) e Natal (RN), onde, além das atividades operativas, haverão ações cívico-sociais, como doação de sangue e reforma de escolas.
Já os meios das Forças usados na Operação Aspirantex 2025 são:
Navios
Navio Doca Multipropósito Bahia; Fragatas Defensora, Liberal, Independência e União; Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia e Corveta Júlio de Noronha
Submarinos
Tikuna e Humaitá
Aeronaves
UH-12 Esquilo, um UH-15 Super Cougar, um SH-16 Seahawk, um AH-15B Super Cougar, dois AH-11B Wild Lynx, dois caças AF-1 Skyhawk, um RQ-1 ScanEagle e uma aeronave da FAB.