Esporte
Governo inicia Circuito Game Dev Quest e impulsiona indústria de jogos independentes no estado
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Fapesq, realizou, nesta quarta-feira (15), o evento Kick-Off. A iniciativa reuniu centenas de pessoas no auditório da reitoria da UFPB, em João Pessoa, marcando a abertura oficial do Game Dev Quest, um circuito de profissionalização e desenvolvimento de jogos indies na Paraíba.
O evento foi aberto ao público em geral, reunindo as 40 equipes selecionadas durante o edital. Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras e painéis com especialistas renomados, além de participar de dinâmicas e conhecer os objetivos do circuito. As equipes selecionadas puderam, ainda, traçar planos, fazer networking, e receber os primeiros direcionamentos para dar início à jornada de desenvolvimento de seus jogos.
Segundo o secretário da Secties, Claudio Furtado, o Game Dev Quest vai promover um polo de games na Paraíba, trabalhando e investindo no potencial dos jovens do Estado. “Eles irão passar por uma série de etapas formativas para que, além daquilo que eles gostam de fazer, que é jogar, que é criar um jogo, eles possam fazer com que esse produto tenha um bom design, que saibam como fazer um plano de negócio. Isso é um nascedouro de startups de jogos e a ideia é que, em parceria com o setor privado, a gente possa oferecer esses jogos em plataformas a partir do mês de junho, na última etapa”, ressaltou.
Ao todo, foram investidos R$ 800 mil no circuito, com o objetivo de impulsionar a indústria de jogos independentes na Paraíba. De acordo com Rangel Júnior, presidente da Fapesq, o evento Kick-Off foi importante principalmente para dar o pontapé inicial no processo de aprendizagem das equipes selecionadas. “Os projetos vão poder, aqui, efetivamente, além de ter interação e diálogo com instrutores e orientadores, interagir entre si, nesse processo de aprendizado que ocorre na troca de experiências e de equipe”, comentou.
O CEO da equipe “Îuru: O chamado das Ilhas” e estudante de engenharia da computação, João Victor Rodrigues, comentou que está animado e confiante para participar do circuito. Ele é a sua equipe, composta por mais cinco participantes, estão desenvolvendo um jogo
sobre educação e cultura. “O projeto é sobre ilhas, onde cada ilha vai representar um país no nosso mundo. A gente quer colocar animais para ser mais atrativo para crianças. É um projeto focado na educação do público infantojuvenil”, disse.
Uma das palestrantes foi Juliana Britto, CEO e cofundadora da Indie Hero e da GAMEJAM+. Ela comentou como políticas como o Game Dev Quest são importantes para desenvolvimento profissional de quem está começando a empreender no universo gamer. “É um momento de ter acesso a esses profissionais para poder tirar dúvida. A gente tem que sair de casa, a gente tem que encontrar pessoas, é assim que a gente desenvolve o negócio, eles são desenvolvidos através de relacionamento. Eu espero que eventos e programas como esses sejam cada vez mais frequentes”, enfatizou.
Próximas etapas do circuito – O circuito será dividido em três fases eliminatórias, cada uma com atividades e benefícios específicos. Durante a primeira fase, intitulada “Círculo dos Visionários”, participam as 40 equipes selecionadas para o desenvolvimento inicial do projeto. Os participantes terão acesso a workshops, conteúdos exclusivos e mentoria especializada.
Na segunda fase, “Fábrica de Lendas”, avançam 20 equipes com potencial empreendedor e qualidade técnica. As equipes receberão um aporte de R$ 20 mil para consolidar suas ideias em startups e criar o jogo.
Já na terceira fase, “Coliseu dos Campeões”, as 10 melhores startups receberão um segundo aporte de R$ 40 mil para a incubação e lançamento comercial do jogo. As 5 equipes de maior destaque serão lançadas no mercado e poderão apresentar seus projetos a investidores em um evento público a ser divulgado, o qual será denominado “Covil dos Dragões”.