Connect with us

Judiciário

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Na foto, a letra da música “cálice”, de Chico Buarque, com o veto de censura do regime militar.

A censura é uma pauta muito presente quando tratamos de eventos históricos, como o regime militar ou quando nos referimos ao seu oposto, liberdade de expressão. Para ser a favor ou contra a censura, é preciso entender o que isso realmente significa.

Por isso, a Politize! traz neste texto o seu significado e apresenta alguns casos e declarações marcantes sobre a censura ao longo da história.

Afinal, o que é censura?

Este é um conceito genérico que tem sua existência datada em contextos bastante diversos, por isso, podem existir diferentes conceitos e interpretações ao termo.

Resumidamente, censura é uma ação de desaprovação e cerceamento de algum conteúdo de determinada mensagem (artística ou jornalística, por exemplo) em que há uma possível retirada de circulação pública desse conteúdo, geralmente atrelada à justificativa de proteção de interesses de um grupo ou indivíduo.

E qual sua origem histórica? A história da censura é de narração longa e anda junto à história da civilização e da liberdade, além de ser uma história periódica e cíclica.

Ao falar de censura, devemos lembrar da influência do poder, ou seja, é preciso entender que, ao longo da história, o poder (na maioria das vezes, o político) foi o responsável por ditar a censura. Os episódios de censura ocorreram em diferentes momentos da história e com diferentes grupos ideológicos no poder, geralmente grupos autoritários ou inquisitivos.

Portanto, quanto à origem da censura em si, não temos uma data definida, porém, de fato, é certo que desde o início da civilização já existia o ato de censurar, ou seja, o ato de cercear alguma liberdade de expressão, como veremos no tópico seguinte.

Casos históricos de censura

Listamos alguns casos ao longo da história de momentos em que pessoas ou símbolos sofreram algum tipo de censura:

  • 213 a.C.: o Imperador chinês Shi Huang Di, ao assumir o poder, resolveu queimar todos os livros publicados até então sob o argumento de que queria que a história começasse a partir dele. Foi uma das maiores queimas de livros da história;
  • Censura no período colonial no Brasil: a Coroa Portuguesa possuía uma lista de obras que não podiam circular em seus territórios, incluindo suas colônias. Eram obras de teor iluminista que criticavam a Igreja Católica ou o Absolutismo;
  • Era Vargas: apesar do período do governo de Getúlio Vargas ser marcado pelo avanço em pautas sociais (como a criação da CLT), em algumas épocas de seu governo, existem relatos de que sua administração censurava livros, apreendia-os e aprisionava escritores. Não à toa, em meados de 1940, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que era encarregado do aparato de censura e da propaganda oficial do governo;
  • Augusto Pinochet: o ditador chileno defendia que livros como “Dom Quixote” fossem retirados das prateleiras, sob o argumento de que era uma obra que estimulava o pensamento e a rebeldia;
  • Ditadura Militar brasileira: após a promulgação do AI-5, toda e qualquer forma de comunicação deveria ter seu conteúdo previamente aprovado e sujeito à inspeção por agentes da administração. Obviamente, muitos materiais foram censurados. Algumas publicações impressas simplesmente deixavam trechos inteiros em branco ou, em casos relatados, com receitas culinárias, por exemplo.

Como você pôde ver, a utilização do instrumento de censura é característica de regimes autoritários. Em regimes democráticos, por outro lado, a liberdade de expressão, pensamento e manifestação são pilares essenciais. É por essa razão que a Constituição Federal de 1988, que marca a redemocratização do país, garante a liberdade de expressão e condena a censura, vistos a seguir. 

O que a legislação brasileira diz sobre censura

Como previsto, nosso principal ordenamento jurídico que vai dispor sobre a censura, liberdade de expressão e seus derivados é a nossa Constituição Federal de 1988, trazendo algumas disposições normativas que têm alto grau de prevalência e importância em seu texto, são elas: 

Art. 5°, IV – É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Art. 5°, IX – É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Art. 5°, XIV – É assegurado a todos o acesso à informação e resguardo do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

1° – Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5°, IV, V, X, XIII e XIV;

2° – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

O caso da Bienal do Rio de Janeiro

Em 2019, o então prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), pediu o recolhimento do livro (em formato de HQ) “Vingadores – A Cruzada das Crianças” na Bienal do Livro, evento literário brasileiro, no Rio de Janeiro.

Após o caso repercutir nas redes sociais e surgir pronunciamento de parlamentares da época, o prefeito do Rio considerou HQ com heróis se beijando como impróprio e determinou a inclusão de lacres indicativos de conteúdo impróprio, insinuando até a retirada do livro do evento literário.

O caso chegou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que, em um curto espaço de tempo, concedeu liminar impedindo a prefeitura carioca de apreender livros na Bienal sob o argumento basilar de que “tal postura reflete ofensa à liberdade de expressão constitucionalmente assegurada”.

Posteriormente, o Presidente do TJ-RJ suspendeu a liminar concedida pelo Órgão, afirmando que:

“não se trata de ato de censura, mas reputa ser inadequado que uma obra de super-herói, atrativa ao público infanto-juvenil, a que se destina, apresente e ilustre o tema da homossexualidade a adolescentes e crianças, sem que os pais sejam devidamente alertados […]”. 

Por fim, o caso chegou à Procuradoria Geral da República, que emitiu um pedido para o STF manifestar-se. O então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, acatou o pedido da Procuradora-Geral da República e derrubou a decisão que permitia apreensão dos livros no Rio de Janeiro, pondo um fim ao caso.

O ministro do STF, Gilmar Mendes, declarou que:

“O entendimento de que a veiculação de imagens homoafetivas é ‘não corriqueiro’ ou ‘avesso ao campo semântico de histórias de ficção’ reproduz um viés de anormalidade e discriminação atribuído às relações homossexuais. Tal interpretação revela-se totalmente incompatível com o texto constitucional e com a jurisprudência desta Suprema Corte, enquanto diminui e menospreza a dignidade humana e o direito à autodeterminação individual” 

O então prefeito, Marcelo Crivella, por sua vez, argumentou que:

“Não é censura…como muitos pensam. A questão envolvendo os gibis na Bienal tem um objetivo bem claro: cumprir o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Queremos, apenas, preservar nossas crianças, lutar em defesa das famílias brasileiras e cumprir a Lei”. 

Quando a censura ameaça a liberdade de expressão?

A liberdade de expressão e de pensamento estão previstas na Constituição Federal de 1988 e também é uma garantia dos Direitos Humanos. A ausência destas liberdades evidencia um país em crise.

Considera-se liberdade de expressão como o direito de manifestar opiniões e ideias sem que haja obstáculos através da censura. Entretanto, os limites da liberdade de expressão entram em debate quando se trata da promoção de discursos de ódio.

Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), discurso de ódio pode ser entendido como qualquer tipo de comunicação que ataque ou direcione termos pejorativos contra uma pessoa ou um grupo, tendo como base a sua religião, nacionalidade, etnia, cor de pele, raça, gênero ou qualquer elemento de sua identidade.

O sistema jurídico brasileiro, através da Lei 14.532/2023, define como crime qualquer discriminação em razão da raça, cor, etnia ou religião de alguém. Além disso, em 2019, o STF também decidiu que declarações LGBTfóbicas passassem a ser enquadradas dentro desta mesma lei. A pena é de reclusão, de dois a cinco anos, além do pagamento de multa.

Conseguiu entender o que é censura? Qual sua opinião sobre o assunto? Exerça sua liberdade de expressão deixando sua opinião nos comentários!

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE12 horas ago

André Coutinho assina decreto que exige a comprovação de ficha limpa e determina apresentação de certidões negativas pelos servidores comissionados e contratados da Prefeitura de Cabedelo

ESTADO12 horas ago

Governo divulga resultado preliminar da análise técnica da seleção para produtores culturais que vão atuar em birôs criativos

ESTADO12 horas ago

Governo da Paraíba anuncia investimento de R$ 61 milhões em políticas para mulheres e diversidade humana

ESTADO12 horas ago

Projeto Praia Limpa atua no Conde e em João Pessoa neste fim de semana

CIDADE12 horas ago

Praias de João Pessoa mantêm boas condições de balneabilidade nos meses de dezembro e janeiro

ECONOMIA12 horas ago

Roberta Miranda lança o EP 3 do projeto INFINITO

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural realiza mais de mil atendimentos no Vale do Piancó

Judiciário13 horas ago

TCE-PB alerta para prazo de entrega dos balancetes de dezembro que termina em 31 de janeiro

Judiciário13 horas ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Sambista e compositor Kojak do Banjo agita o Sabadinho Bom neste final de semana

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Usina Cultural Energisa tem homenagem a Chico Buarque e festival de rock neste fim de semana

Esporte13 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza solenidade de entrega de cheques do Bolsa Atleta/2025

Saúde13 horas ago

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre hanseníase para médicos da Atenção Primária

Judiciário13 horas ago

Concessionária deve indenizar por falta de instalação de energia na zona rural

ECONOMIA13 horas ago

Pesquisa para combustíveis do Procon-JP registra menor preço da gasolina praticado a R$ 5,890

Politíca13 horas ago

Projeto de Lei determina uso de assinaturas digitais em declarações de matrícula emitidas pelos estabelecimentos de ensino de João Pessoa

Politíca13 horas ago

Guga Pet tem pauta animal como carro chefe do mandato

ECONOMIA13 horas ago

Procon Estadual realiza pesquisa de carnes e constata diferença de R$ 20,00 no preço do quilo do acém bovino sem osso entre os estabelecimentos 

Politíca14 horas ago

Aquecimento político na Paraíba: O Jogo de poder rumo a 2026

CIDADE15 horas ago

Nepotismo na prefeitura de Boqueirão: MPPB exige exoneração de sobrinhos do prefeito

Politíca15 horas ago

Flávio Dino mantém eleição de Dinho Dowsley como presidente da Câmara de João Pessoa

Judiciário15 horas ago

MP abre inquérito para apurar denúncia de superfaturamento em peças de veículos da frota de Prefeitura na Paraíba

Esporte15 horas ago

Botafogo-PB brilha no Almeidão, vence Esporte de Patos e vai com tudo para o clássico “Botauto”!

CIDADE15 horas ago

Cícero Lucena nomeia novo secretário de Turismo e reconduz secretária executiva de Educação e superintendente da Emlur

CONCURSO E EMPREGO15 horas ago

Força Aérea Brasileira liberou o edital sem concurso apartir de 16/01 para serviço militar temporário em 2025: oportunidade imperdível para todo o Brasil!

Segurança Pública15 horas ago

Assédio na Academia Militar vai parar na Justiça: pena pelo crime pode chegar a dois anos

Segurança Pública15 horas ago

Modernização no Exército Brasileiro: investimento em tecnologia de ponta com atualizações em helicópteros e novos sistemas antiaéreos!

Segurança Pública15 horas ago

Força Aérea quer “representatividade gastronômica”: brigadeiros compram salmão, camarão e picanha, mas recuam após pressão

CIDADE15 horas ago

Prefeitura de Cabedelo inicia Mutirão Fiscal para concessão de descontos e parcelamento de débitos com o município

Esporte16 horas ago

Atleta olímpico brasileiro resgata jovem no mar e agradece a Deus

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Internacional1 dia ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde1 dia ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA1 dia ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde3 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde3 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura3 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura4 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde4 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br