ENTRETENIMENTO
A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta
Se você quer superar um vício que parece não conseguir parar, um remédio eficaz é praticar intencionalmente a virtude oposta
Muitos de nós temos dificuldade com um vício específico em nossas vidas, um vício que parece que não conseguimos abandonar.
Embora existam várias maneiras de acabar com um vício, uma das mais eficazes é praticar a virtude oposta.
Este é um método promovido por muitos santos ao longo dos anos.
Combata o vício com a virtude
São Francisco de Sales recomenda esta abordagem na sua Introdução à Vida Devota :
Quando somos acometidos por algum vício em particular , é melhor, na medida do possível, fazer da virtude oposta nosso objetivo especial e direcionar tudo para essa finalidade; fazendo isso, venceremos nosso inimigo e, enquanto isso, progrediremos em todas as virtudes.
Ele então dá exemplos específicos de como alguém colocaria esse método em ação:
Assim, se estou tomado pelo orgulho ou pela raiva, devo, acima de tudo, esforçar-me para cultivar a humildade e a gentileza, e devo voltar todos os meus exercícios religiosos — oração, sacramentos, prudência, constância, moderação — para o mesmo objetivo.
São Francisco de Sales também sugere que nossa prática da virtude precisa ser fortalecida por outras virtudes, pois todas elas estão interligadas :
O javali afia suas presas triturando-as contra seus outros dentes, que pelo mesmo processo são afiados e pontiagudos; e assim, quando um bom homem se esforça para se aperfeiçoar em alguma virtude da qual ele tem consciência de precisar especialmente, ele deve dar-lhe fio e ponta com a ajuda de outras virtudes, que serão confirmadas e fortalecidas à medida que ele as usa com esse objetivo.
Acima de tudo, precisamos estar conscientes de nossos próprios vícios e fazer o que pudermos para erradicá-los. Não será fácil, mas se focarmos nossa atenção em um vício em particular com sua virtude oposta, teremos uma chance maior de sucesso.