Internacional
Reféns são libertadas pelo Hamas e estão com saúde “estável”
Três mulheres que haviam sido sequestradas são entregues à Cruz Vermelha. Trégua começou horas após o previsto, depois de Israel receber lista de reféns. Milhares de palestinos voltam para casa
A troca de reféns prevista no cessar-fogo entre Israel e Hamas começou neste domingo (19/01) com a libertação das civis israelenses Romi Gonen, de 24 anos, Emily Damari, de 28, e Doron Steinbrecher, de 31.
As três mulheres israelenses foram entregues pelas Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, para a Cruz Vermelha, que as conduziu aos cuidados das Forças de Defesa de Israel (IDF). Elas estavam em “condição estável” e serão monitoradas por alguns dias, de acordo com médicos do hospital Sheba Medical Center, em Tel Aviv.
Elas se reuniram com suas mães em Israel, perto do kibutz e do local em que acontecia o festival de música em que foram sequestradas no ataque do Hamas, em 7 de outubro de 2023, que deu origem ao conflito.
As três foram as primeiras reféns a serem libertadas na fase inicial do cessar-fogo. Em troca de cada uma, 30 palestinos mantidos em prisões israelenses devem ser soltos.
Na Cisjordânia, ônibus aguardavam a libertação de prisioneiros palestinos em poder de Israel. O Hamas disse que o primeiro grupo a ser libertado em troca dos reféns inclui 69 mulheres e 21 adolescentes.
Pelo acordo, o grupo palestino deve libertar 33 reféns israelenses, incluindo todas as mulheres, crianças e homens acima de 50 anos em sua posse, ao longo das próximas seis semanas, duração prevista para a primeira fase do acordo.
Israel diz que há, no total, 98 reféns sendo mantidos em Gaza. Destes, 94 foram sequestrados no 7 de outubro e 4 estão na Faixa desde 2014. Não está claro quantos estão vivos.
Centenas de israelenses acompanharam com aplausos e lágrimas, na batizada “Praça dos Reféns”, em Tel Aviv, a libertação.
Um vídeo publicado pelas Forças de Defesa de Israel mostra o momento em que a Cruz Vermelha, que intermediou as trocas, entregou as reféns para a agência israelense de inteligência Shin Bet.
Não há militares entreos libertados deste domingo. Romi Gonen foi sequestrada durante o ataque ao festival de música Nova. Emily Damari (a única refém com nacionalidade britânica) e Doron Streinbrecher foram levadas do kibbutz Kfar Aza.