CIDADE
Pedras de Fogo oferece Oficinas de Verão com atividades artísticas e culturais durante férias escolares
O projeto “Oficinas de verão 2025”, promovido pela Secretaria Executiva de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação do município de Pedras de Fogo, atende crianças e adolescentes em situação de risco social. Nesta edição, 100 alunos se matricularam para desenvolver atividades em 8 oficinas: Capoeira; Cavalo Marinho; Teatro; Balé Clássico; Canto e Musicalização; Cavaquinho; Violão; Rabeca.
“Essa iniciativa visa proporcionar, ao longo do mês de janeiro, o acesso a atividades artísticas, culturais, educacionais e lazer, especialmente para o público infantojuvenil oriundo de famílias de baixa renda. Muitos desses jovens, devido à sua condição socioeconômica, permanecem no município durante as férias escolares, vivenciando esse período de forma ociosa e improdutiva”, mencionou o secretário de Cultura Ademilton Barros.
Conforme a Secretaria de Cultura, a proposta está alinhada ao artigo 227 da Constituição Federal, que assegura o direito das crianças e adolescentes à vida, à alimentação, ao esporte, ao lazer, à educação, à cultura e à dignidade. Nesse contexto, as Oficinas de Verão 2025 visam garantir os direitos fundamentais desse público, promovendo um espaço seguro para convivência, proteção e socialização, além de oferecer atividades enriquecedoras, saudáveis e a garantia alimentar.
Adriel Barros, de 9 anos, relata a experiência: “estou gostando muito das Oficinas de Verão 2025. Assim… a comida de lá é ótima e também as oficinas têm brincadeiras e têm várias coisas que eu gosto muito”. O funcionamento das Oficinas de Verão, que está na sua 3ª edição, acontece de 14 a 31 de janeiro de 2025, no Núcleo Educacional e Cultural de Pedras de Fogo. As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta, divididas em dois turnos: Manhã – 08h às 12h, e Tarde – 13h às 17h.
As atividades desenvolvidas no projeto pretendem não apenas proporcionar momentos de lazer, mas também atuar como uma intervenção educativa, artística e cultural. Essa abordagem contribui para o fortalecimento do processo identitário de crianças e adolescentes, fomentando o desenvolvimento de habilidades e competências dos participantes.
“Diante de um cenário de crescente vulnerabilidade social, é indispensável garantir às nossas crianças e adolescentes o direito à expressão, à inclusão social e ao protagonismo. Por meio de iniciativas educativas, artístico-cultural e lazer o poder público tem um papel fundamental na sensibilização do público infantojuvenil para o exercício da cidadania, o estímulo à criatividade e o fortalecimento de laços individuais e coletivos”, pontua Ademilton.
Ao promover ações que ampliem as possibilidades de sociabilidade, a educação, a cultura e a arte tornam-se instrumentos eficazes para inserir crianças e adolescentes em novos contextos, linguagens e relações. Dessa forma, o projeto “Oficinas de Verão 2025” contribui diretamente para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos participantes, fortalecendo a construção de uma identidade positiva. Por meio de atividades diversas e transformadoras, o projeto amplia o universo de possibilidades e oportunidades para esses jovens, criando bases sólidas para escolhas futuras.
Para o secretário Ademilton Barros, a iniciativa busca ocupar de maneira construtiva o período de férias, em especial do mês de janeiro, contribuindo para o desenvolvimento saudável do corpo e da mente, ao mesmo tempo que fomenta o fortalecimento da personalidade individual e o aprimoramento das habilidades cognitivas de quem participa das Oficinas de Verão 2025.