CIDADE
Em mensagem ao Legislativo, André Coutinho garante que saúde será prioridade no orçamento de sua gestão e destaca parceria com a Câmara Municipal de Cabedelo
Prefeito ainda destacou ações gente infraestrutura, educação e Inclusão Social
O prefeito de Cabedelo, André Coutinho, participou, na noite desta segunda-feira (3), da 1ª Sessão Legislativa Ordinária Anual – 2025, da 16ª Legislatura (2025/2028), que marcou o início dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Cabedelo para o exercício de 2025.
A sessão ordinária ocorreu no Plenário Fernando Macedo, situado na Casa Legislativa Maria das Graças Carlos Rezende, e foi comandada pelo vereador-presidente, Edvaldo Neto.
Convocado para a missão de transmitir ao Poder Legislativo a Mensagem Oficial e o Plano de Governo para o Exercício Financeiro do ano de 2025 da Prefeitura Municipal, André Coutinho citou prioridades da sua gestão e as metas para o ano final do atual mandato.
“É uma grande satisfação retornar a esta casa legislativa, onde já demonstramos todo nosso compromisso com o que é público, e dizer que esta primeira mensagem do nosso mandato ainda carrega a marca inapagável da aprovação do povo pela expressiva vitória nas urnas. O sentimento atual é de um peso grandioso sobre os ombros com a imensa responsabilidade de dar continuidade a um bom trabalho da gestão anterior. E, portanto, vontade, capacidade de trabalho e disposição redobrada não irão faltar para fazermos ainda mais por esta cidade”, destacou o prefeito André Coutinho em seu pronunciamento oficial.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Edvaldo Neto, ressaltou a importância da harmonia entre os dois poderes para o bem da coletividade..
“Esta primeira sessão solene já deixa transparecer que estaremos sempre em parceria, obviamente que respeitando os princípios constitucionais da independência! A ideia é que possamos trabalhar de forma conjunta para o bem da nossa cidade e do nosso povo. Então, a Prefeitura de Cabedelo terá aqui uma casa legislativa que estará sempre aberta para discutir o que for melhor para a nossa população. E é importante que se diga que, em pouco mais de trinta dias, muita coisa já foi feita na gestão do prefeito André e isso foi apresentado aqui, dando a certeza que farão muito mais nos próximos quatro anos e nós acompanharemos atentamente todo esse trabalho”, ressaltou Edvaldo Neto.
Planejamento 2025 – Durante seu discurso, o prefeito André Coutinho aproveitou a ocasião para prestar contas sobre as ações desenvolvidas por sua gestão, no primeiro mês de governo, como a inédita instituição do calendário de pagamento dos servidores, a convocação de mais de 100 novos concursados, os termos de posse de moradia entregues na “comunidade da Balança” e o investimento histórico no carnaval tradição da cidade.
André também elencou a Saúde como prioridade de seu governo, e comentou sobre o planejamento para mais obras pela cidade neste ano de 2025.
O gestor cabedelense ainda fez anúncios importantes em diversas áreas, como a construção da UBS do Stephanie Palhano; a construção de uma nova creche no bairro de Camboinha; a ampliação das escolas em tempo integral e a implantação do programa Educa Pra Valer; além da reforma do Mercado Público, a continuação do Mais Asfalto, mais concursos públicos e a valorização de várias categorias profissionais do município..
“Queremos aproveitar este momento para um chamamento à união de todos em termos de projetos e ações para os próximos quatro anos. Vamos fazer de Cabedelo uma cidade mais humana, mais inclusiva e com mais desenvolvimento, gerando emprego e oportunidade para o nosso povo. Mas já tínhamos definido que a saúde será uma área prioritária em nossa gestão. Por isso confirmamos que, embora a constituição defina que os municípios devam investir ao menos 15% da receita corrente em saúde, nós iremos ampliar e aplicar o dobro da obrigação legal. Pois meu compromisso é oferecer mais dignidade a todos os cabedelenses. Esses últimos 30 dias foram uma síntese do que ainda vem por aí e virão muitas propostas que foram apresentadas em campanha e aprovadas pelo povo cabedelense. Vamos avançar com coragem e não vamos retroceder”, finalizou o prefeito.