Connect with us

Educação & Cultura

Novo Plano Nacional de Educação será foco do Senado em 2025

O Novo Plano Nacional de Educação (PNE), que institui metas para a educação brasileira até 2034, deve estar entre os assuntos prioritários do trabalho parlamentar em 2025. Instituído pelo Projeto de Lei (PL) 2.614/2024, o texto é de autoria do Poder Executivo e está em tramitação na Câmara. Após passar pela análise dos deputados, chegará para discussão e votação no Senado Federal.

A proposta contém 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias que União, estados e municípios devem cumprir na educação básica (desde a educação infantil até os ensinos fundamental e médio), na educação profissional e tecnológica e no ensino superior. O plano define metas, por exemplo, para alfabetização, educação integral, diversidade e inclusão e estrutura e funcionamento das escolas. A superação do analfabetismo entre jovens e adultos e a garantia da qualidade e da equidade nas condições de oferta da educação básica são alguns dos principais desafios.

Com vigência de dez anos, o PNE atual, que perderia vigência em 2024, teve sua validade prorrogada até dezembro. Com isso, o Congresso Nacional precisará deliberar sobre o tema neste ano, como defende a senadora Teresa Leitão (PT-PE). Ela é cotada para assumir a presidência da Comissão de Educação e Cultura (CE) no biênio 2025-2026.

— O PNE é uma pauta prioritária da sociedade e do nosso governo; então, temos algumas medidas que virão em formato de lei e vão demandar um bom debate aqui nesta Casa. A gente tem o ano inteiro, claro, mas é fundamental que essa deliberação aconteça antes de dezembro, quando o prazo [do PNE atual] se extingue. É um plano decenal com uma característica que julgo muito importante: é fruto da Conferência Nacional de Educação e, portanto, vem legitimado pelo debate social, envolvendo todas as entidades, tanto governamentais quanto civis e sindicais — declarou a senadora à TV Senado na segunda-feira (3).

Implementação

Em entrevista à Agência Senado nesta terça-feira (4), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) considerou o PNE 2014-2024 “vergonhoso em sua implementação”. A maioria das metas estabelecidas não foi cumprida. Para o parlamentar, o novo plano precisa ser tratado de modo mais prático, preciso e “com menos teorias”. Ao defender a universalização da alfabetização no tempo certo, o político também defendeu a busca por instrumentos que levem o poder público a efetivamente levar educação de qualidade para toda a população brasileira.

— Basta de muito devaneio, de muita ideologia, de muito sonho delirante. Faço parte da Comissão de Educação [no Senado], e lá na Câmara dos Deputados dos anos 90, eu já tinha o mesmo ideal. Tivemos alguns ganhos ao longo do tempo, como o aumento do número de matrículas e alguns outros exemplos isolados vindos de estados como Ceará, Piauí, Paraíba, Goiás, Espírito Santo. Mas a verdade é que poucos municípios fazem o dever de casa.

Confúcio também pontuou a necessidade da troca de experiências de sucesso entre as cidades brasileiras, bem como a exigência do governo para os municípios atingirem as metas do PNE. Um exemplo mencionado pelo senador é exigir que as prefeituras só possam receber recursos da União mediante a entrega de resultados positivos na educação.

— Eu não gostaria de ficar delirando, sonhando eternamente, mais 300 anos para a frente com a educação caótica que a gente vive no Brasil. Espero que, com o Novo PNE, a gente consiga universalizar de fato a alfabetização no tempo certo e levar realmente a educação boa para os pobres do nosso país — declarou o parlamentar.

O Senado já começou a discutir o plano proposto. No segundo semestre de 2024, a Comissão de Educação promoveu um ciclo de  audiências públicas sobre o tema, com a participação de educadores, pesquisadores, representantes do governo, dos sistemas de ensino e da sociedade civil.

Uma das conclusões dos debates é de que o próximo plano deve garantir financiamento consistente para que se consiga implementar os avanços propostos. O PNE em vigor previa chegar ao final da sua vigência com a aplicação de 10% do produto interno bruto (PIB) na educação, mas atualmente essa destinação é cerca de de 5,5%. O projeto do novo plano estabelece uma aplicação progressiva que vai de 7% (até 6º ano de vigência) a 10% do PIB, em 2034.

Objetivos, metas e estratégias

A proposta do novo PNE foi elaborada pelo Ministério da Educação a partir das contribuições de um grupo de trabalho, da sociedade, do Congresso Nacional, de estados, municípios e conselhos de educação. O texto também inclui sugestões da Conferência Nacional de Educação, realizada em janeiro de 2024. Para cada objetivo previsto no plano, foram estabelecidas metas que permitem seu monitoramento ao longo do decênio. São 58 metas, comparáveis com os 56 indicadores do PNE 2014-2024 (que foi prorrogado até dezembro de 2025).

Para cada meta, há um conjunto de estratégias com as principais políticas, programas e ações (envolvendo a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios) para os objetivos propostos serem alcançados.

Segundo o governo, o novo PNE enfatiza a qualidade do ensino, com objetivos e metas focados em padrões de qualidade na educação básica, na educação profissional e tecnológica, no ensino superior e na formação de docentes. Além disso, há objetivos específicos para as modalidades de educação escolar indígena, educação do campo e quilombola. O projeto mantém metas para os públicos-alvo da educação especial e da educação bilíngue de surdos.

Há ainda a perspectiva da educação integral como conceito. O termo vai além da jornada expandida, incluindo as condições necessárias para o desenvolvimento pleno dos estudantes, com atividades complementares como artes, línguas e esportes.

Meta PNE 2014/2024

Meta PNE 2024/2034

Alfabetização Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental. Alfabetizar 80% das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, em cinco anos, e alcançar 100% de alfabetização em até dez anos.

Educação Infantil Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos. Universalizar a pré-escola para as crianças de quatro e cinco anos e ampliar a oferta para 60% das crianças de até três anos.

Ensino Fundamental e Médio Universalizar o acesso ao ensino fundamental e elevar a taxa de matrícula do ensino médio até 2016. Universalizar o acesso ao ensino fundamental e médio para crianças de seis a 17 anos.

Educação Integral Oferecer educação integral em 50% das escolas públicas, atendendo 25% dos estudantes. Garantir matrículas de tempo integral em 55% das escolas, atendendo 40% dos estudantes.

Ensino Médio Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos para 12 anos de estudo. Reduzir as desigualdades de aprendizagem no ensino médio entre diferentes grupos sociais.

Educação Profissional Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio até 2024. Expandir as matrículas para atender 50% dos estudantes, com 45% no setor público.

Educação Superior Elevar a taxa de matrícula para 33% da população de 18 a 24 anos. Elevar para 40% o percentual de acesso à graduação e ampliar o número de mestres e doutores.

Diversidade é Inclusão Universalizar o acesso à educação para a população com deficiência, transtornos ou altas habilidades. Ampliar a permanência desses estudantes em todos os níveis educacionais.

Conectividade e Tecnologias Inexistente. Assegurar conectividade à internet para 50% das escolas e educação digital para 60% dos estudantes.

Fonte: Agência Senado

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO1 hora ago

João Azevêdo se reúne com ministra Simone Tebet e participa de lançamento de projeto de expansão de energia limpa em polos de irrigação

ESTADO1 hora ago

Vice-governador visita escola e inaugura creche em Alagoa Nova, no Brejo Paraibano

ESTADO1 hora ago

João Azevêdo e governadores do Nordeste se reúnem com Lula e assinam memorando para consolidar investimentos sustentáveis na região 

Saúde1 hora ago

Saúde da Paraíba discute ações e prioridades para 2025 com gestores de unidades da rede estadual 

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Programa Espaço Cultural destaca música eletrônica da Paraíba

ESTADO1 hora ago

Vice-governador visita polo do Prima em Campina Grande e destaca impacto social do programa

ESTADO1 hora ago

Cidade da Polícia Civil, em João Pessoa, recebe novo sistema de climatização e iluminação

ESTADO1 hora ago

Nota Cidadã: compras em fevereiro concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

Saúde1 hora ago

Hanseníase: Grupo de Autocuidado do Clementino Fraga faz roda de conversa no encerramento da programação do Janeiro Roxo 

ESTADO1 hora ago

Governo renova convênio do CAA e parceria com municípios para ampliar atendimentos às crianças e jovens com autismo

Judiciário2 horas ago

Danos materiais provocados pelas chuvas: advogado explica os direitos de quem foi prejudicado

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Agronegócio brasileiro é importante para o G20 reduzir a fome no mundo

ECONOMIA2 horas ago

Consulta ao PIS/Pasep 2025 é liberada; veja quais trabalhadores têm direito ao saque

ECONOMIA2 horas ago

Reforma tributária estabelece nova previsão de tributação para o MEI

Politíca2 horas ago

ALPB aprova projeto que equipara paciente transplantado a Pessoa com Deficiência

ECONOMIA2 horas ago

Problema do governo não é fiscal, mas de comunicação, diz economista-chefe do PicPay

ECONOMIA2 horas ago

Ata do Copom: Tom duro ou neutralidade? Mercado debate futuro da Selic

CIDADE2 horas ago

São João do Cariri (PB) obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Racismo reverso: STJ afasta injúria racial contra pessoa branca em razão da cor da pele

Politíca3 horas ago

Assembleia aprova projeto de Camila que amplia rede de coleta de sangue, leite materno e doadores de órgãos e medula

Judiciário3 horas ago

TCE-PB reduz débito imputado a ex-prefeito, aprova contas de secretaria estadual e de mais três prefeituras

Educação & Cultura3 horas ago

Prefeitura oferece Curso de Inglês para servidores da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa

Internacional3 horas ago

Conflito eleva custo de alimentos em mais de 200% no Sudão do Sul

Politíca3 horas ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que reconhece pacientes transplantados como pessoas com deficiência

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Tocaia da Paraíba celebra 30 anos com novo álbum

Politíca3 horas ago

Marmuthe inicia trabalhos como 1º secretário da Câmara de João Pessoa

CIDADE3 horas ago

Defesa Civil segue monitoramento em áreas de risco, mas não registra ocorrências

ESTADO3 horas ago

Servidores das Casas da Cidadania participam de treinamento para Atendimento Virtual da Receita Federal

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Veja os lançamentos do Disney+ em fevereiro de 2025

Judiciário4 horas ago

Presidente do TCE lembra Pacto pela Infância e conclama prefeitos para resposta a questionário

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde1 dia ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde1 dia ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura1 dia ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

NOVO MATERIAL É CAPAZ DE SUGAR UMIDADE DO AR E AUMENTAR O CONFORTO

Saúde2 dias ago

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR COM A DIETA VEGETARIANA?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PROJETO CONTRIBUI PARA PRESERVAÇÃO DE AVES DA MATA ATLÂNTICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

SEGREDO DA LUA REVELADO EM NOVO ESTUDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO ACABAR COM TREVOS NO JARDIM E NOS VASOS DE PLANTAS

Internacional1 semana ago

EUROPA ESTÁ CLARAMENTE EM DECADÊNCIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

NOVA TECNOLOGIA PROMETE VIAGEM INTERESTELAR ULTRAVELOZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

“SOL ARTIFICIAL” DA CHINA MAIS DO QUE DOBRA RECORDE DE FUSÃO NUCLEAR

Internacional1 semana ago

O POLÊMICO DESTINO MANIFESTO DOS EUA

Nacional1 semana ago

BRASIL DEPENDE AINDA MAIS DE RODOVIAS PARA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS

ECONOMIA1 semana ago

POR QUE O PREÇO DOS ALIMENTOS SUBIU TANTO?

Saúde1 semana ago

O SUPERPODER DA MUSCULAÇÃO PARA SAÚDE

Educação & Cultura1 semana ago

TERRA FICOU PARADA POR 1 BILHÃO DE ANOS, ATÉ QUE ALGO ACONTECEU

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL

Internacional1 semana ago

MOVIMENTO ANTI-ESG É LIDERADO POR DONALD TRUMP

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde1 semana ago

AS DESCOBERTAS SOBRE O QUE SE PASSA NO CÉREBRO ENQUANTO MORREMOS

Educação & Cultura1 semana ago

VIAGEM AO PASSADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

NASA TESTA NOVO COMBUSTÍVEL QUE PODE LEVAR HOMEM A MARTE

Educação & Cultura1 semana ago

FÓSSEIS DE 500 MILHÕES DE ANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

BRASIL TERÁ MUITA CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS

Internacional1 semana ago

COMO AQUECIMENTO GLOBAL MUDA O CICLO DA ÁGUA?

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br