ENTRETENIMENTO
Tocaia da Paraíba celebra 30 anos com novo álbum
O novo disco, Cariris Contemporâneos, que é completamente inédito, já está nas plataformas
A banda paraibana Tocaia da Paraíba está comemorando 30 anos de história e resistência musical com o lançamento do seu mais novo álbum, Cariris Contemporâneos. O disco, composto por 11 faixas inéditas, apresenta um mosaico sonoro que transita entre o jazz, o baião, o coco, a ciranda, o xote, o maxixe, os batuques afro-brasileiros e as sonoridades da Jurema sagrada.
A faixa-título, composta por Erivan Araújo, Naldinho Braga e Lau Siqueira, dá o tom do álbum e reflete a identidade musical da banda, que equilibra tradição e contemporaneidade, criando paisagens sonoras únicas inspiradas no cotidiano do Alto Sertão. O projeto conta com participações especiais de artistas como Escurinho, Pedro Osmar e Paulo Ró (Jaguaribe Carne), Luizinho Calixto e Julián Sánchez, entre outros nomes.
Na formação atual da Tocaia da Paraíba, seguem os fundadores e compositores Naldinho Braga (baixo) e Erivan Araújo (voz, violão e guitarra). Ao lado deles, os músicos Renato Oliveira (percussão e pífano), Pepi Braga (guitarra) e Eliza Garcia (bateria) trazem suas influências e renovação ao som do grupo. A banda já está em processo de montagem do novo show, que além das músicas do álbum incluirá sucessos memoráveis como Jackspanderiá, Saóra e Visão do Absurdo.
A produção de Cariris Contemporâneos foi contemplada pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba, e teve suas gravações iniciadas em 2018 no Estúdio PeixeBoi, sob a direção musical e arranjos de Erivan Araújo.
O disco já está disponível nas plataformas digitais, incluindo Spotify e SoundCloud.
Sobre a Tocaia da Paraíba – Criada em 1995, a Tocaia da Paraíba consolidou-se como uma das bandas mais relevantes da cena musical paraibana, com uma proposta que valoriza a riqueza rítmica e poética do Nordeste. Ao longo de sua trajetória, o grupo lançou os álbuns Tocaia da Paraíba (1997) e Botando pra Quebrar (2005), e agora marca sua história com Cariris Contemporâneos.