Connect with us

Judiciário

Liberdade de expressão e imunidade parlamentar: o que o STF tem julgado?

Supremo distribuiu diretrizes relevantes em decisões recentes

O tema da delimitação de quais discursos estão protegidos pela liberdade de expressão e quais não estão constitui um significativo desafio contemporâneo. As notícias falsas, melhor definidas como notícias fraudulentas, frequentemente incluem ataques diretos a grupos, manipulação de contextos ou fatos. Em muitos casos, tais notícias resultam em crimes contra a honra e, indiretamente, em outros delitos. Tais discursos manipulativos, em caso analisados de forma concreta, podem não ser protegidos pela liberdade de expressão.

O Supremo Tribunal Federal (STF) possui um histórico consolidado de antecedentes sobre o tema, nos quais afirma que manifestações e ofensas proferidas no âmbito do Parlamento estão protegidas pela imunidade material absoluta, independentemente de estarem ou não vinculadas ao exercício das funções parlamentares. Nesses casos, não seria cabível a instauração de ação penal, restringindo-se à aplicação de medidas internas em situações de abuso das prerrogativas parlamentares.

A imunidade material (protegida pelo art. 53 da Constituição Federal) é um dos principais fundamentos de sustentação do exercício parlamentar. A lógica é que o mandatário, como legítimo representante do povo, pode – e deve – atuar com desassombro para defender as ideias pelas quais fora eleito e não tenha medo de expor as suas convicções por mais chocantes que eventualmente possam ser. No fim das contas, é uma proteção da própria sociedade representada.

A ministra Ellen Grace, em 2004, consignou: “A divulgação, em informativo eletrônico gerado em gabinete de deputado federal, na Câmara dos Deputados, de fatos que, em tese, configuram crimes contra a administração pública, não pode ser tida como desvinculada do exercício parlamentar, principalmente quando tais fatos ocorrem no Estado que o parlamentar representa no Congresso Nacional [Inq 2.130, rel. min. Ellen Gracie, j. 13-10-2004, P, DJ de 5-11-2004]”.

Um julgado histórico da lavra do ministro Marco Aurélio vai no mesmo sentido: “Ante a imunidade prevista no art. 53 da Carta Federal, a utilização da tribuna da Casa Legislativa, considerado certo contexto ligado a frustrada CPI, apontando-se corrupção em órgão público, não enseja ação penal [Inq 2.815 AgR-ED, rel. min. Marco Aurélio, j. 25-11-2009, P, DJE de 18-12-2009]”, entre outros julgados da corte, por todos: [Inq 2.332 AgR, rel. min. Celso de Mello, j. 10-2-2011, P, DJE de 1º-3-2011].

O constitucionalista Virgílio Afonso da Silva, em sua obra Direito Constitucional Brasileiro, explica a razão da inviolabilidade absoluta quando no Parlamento:

Uma das formas mais eficazes de calar a oposição é a ameaça de punição a opiniões, palavras e votos. A previsão de uma inviolabilidade parlamentar visa, portanto, a evitar o esfriamento do livre debate e a intimidação da oposição. Para que essa garantia seja de fato robusta, ela é absoluta. Em outras palavras, para evitar qualquer intimidação, assume-se o risco de que exageros poderão ocorrer e permanecerão sem punição. Para que deputados e senadores não tenham que, a cada momento, refletir se podem ou não fazer determinada crítica ou se determinada opinião sobre alguém é contundente demais, aceita-se, de antemão, que eles podem expressar qualquer ideia ou opinião que quiserem. Desde que isso ocorra no Congresso Nacional (p. 435)”.

Além disso, o entendimento do Supremo, quando as ofensas são proferidas fora do ambiente legislativo, seria necessário averiguar se há conexão direta com o exercício do mandato ou com a condição de parlamentar. Temos o seguinte julgado:

A garantia constitucional da imunidade parlamentar em sentido material (CF, art. 53, caput) – destinada a viabilizar a prática independente, pelo membro do Congresso Nacional, do mandato legislativo de que é titular – não se estende ao congressista, quando, na condição de candidato a qualquer cargo eletivo, vem a ofender, moralmente, a honra de terceira pessoa, inclusive a de outros candidatos, em pronunciamento motivado por finalidade exclusivamente eleitoral, que não guarda qualquer conexão com o exercício das funções congressuais. [Inq 1.400 QO, rel. min. Celso de Mello, j. 4-12-2002, P, DJ de 10-10-2003]”.

É importante ressaltar que muitos dos antecedentes históricos do STF foram proferidos em um contexto anterior à expansão das redes sociais e ao uso dessas plataformas por membros do Congresso. Nesse período, a análise do tema era mais clara, limitando-se à distinção entre manifestações ocorridas no espaço físico das Casas Legislativas e aquelas realizadas fora desse ambiente.

Assim, nos anos 10 deste século, o STF, buscando entender o fenômeno das redes sociais e seu uso malicioso para manipulações, começou a preferir decisões demonstrando um novo entendimento. Em 2016, o Supremo recebeu denúncia e queixa-crime contra o então deputado Jair Bolsonaro, por injúria, no inq 3932, de relatoria do Ministro Luiz Fux.

Em outro julgado do ministro menciona expressamente redes sociais: “Consectariamente, cuidando-se de manifestação veiculada por meio de ampla divulgação (rede social), destituída, ao menos numa análise prelibatória, de relação intrínseca com o livre exercício da função parlamentar, deve ser afastada a incidência da imunidade prevista no art. 53 da CF. [Pet 5.705, rel. min. Luiz Fux, j. 5-9-2017, 1ª T, DJE de 13-10-2017]”.

O caso tratou de uma montagem em vídeo de uma fala do então deputado Jean Wyllys, realizada pelo também deputado Éder Mauro, divulgada por meio do Facebook. A edição envolveu o corte de um trecho que conferia, falsamente, conotação racista à fala atribuída ao deputado Jean Wyllys. Em seu voto o ministro registrou que: [a] imunidade parlamentar material, estabelecida para fins de proteção republicana ao livre exercício do mandato, não confere aos parlamentares o direito de empregar expediente fraudulento, artificioso ou ardiloso, voltando a alterar a verdade da informação”.

Nesse caso não foi realizado uma separação entre os discursos proferidos dentro da casa legislativa, o que confere imunidade absoluta, ou o discurso fora desse ambiente, o que acarreta a relativização da imunidade. Se depreende desse julgado que há uma presunção relativa de publicações em redes sociais, o que não atrairia a imunidade absoluta. Ainda é cedo para avaliar se se trata de decisão isolada.

No entanto, podemos deixar claro que, o que está constitucionalmente protegido são as palavras e opiniões proferidas no exercício do mandato ou em razão dele dentro da Casa Legislativa. Em casos como crimes contra honra, expedientes fraudulentos, ardilosos, entre outros, em uma rede social de alcance global não poderia, ao menos em princípio, ser compreendido como sendo parte do exercício do mandato ou derivado dele.

Além disso, é fundamental investigar em quais situações um discurso pode ser considerado protegido pela liberdade de expressão. O STF distribuiu diretrizes relevantes em decisões recentes, como nas ADIs 6.792 e 7.055, que trata de assédio judicial contra jornalistas. bem como aplicou a doutrina da malícia real. De acordo com tais balizas, caso o emissor de uma informação: (1) saiba que ela era falsa ou (2) aja com imprudente desconsideração pela verdade, pode-se inferir que houve dolo ou culpa na divulgação de uma notícia falsa.

O julgado, ainda sem acórdão publicado, pode servir de parâmetro para casos que não envolva somente liberdade de imprensa, mas liberdade de expressão de um modo geral, inclusive para publicações em redes sociais de parlamentares.

Por fim, mas não menos importante, independente do padrão adotado pelo STF para lidar com casos como esses, a inviolabilidade do parlamentar não o protege contra sanções internas, como o respeito ao decoro parlamentar.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário5 horas ago

MP instaura inquérito para apurar utilização adequada de emenda de R$ 250 mil de vereador de João pessoa à Associação

Nacional5 horas ago

Qual é a vantagem do semipresidencialismo?

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Reforma administrativa e benefícios estão no radar do funcionalismo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

WhatsApp responde solidariamente por inércia em caso de pornografia de vingança, diz STJ

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Quando cabem danos morais em processos trabalhistas?

Judiciário6 horas ago

Liberdade de expressão e imunidade parlamentar: o que o STF tem julgado?

Nacional6 horas ago

Reformas ministeriais: uma ponte entre governabilidade e eleições presidenciais

Judiciário6 horas ago

Barroso diz estar resignado com ‘obsessão negativa’ em relação ao STF

ENTRETENIMENTO6 horas ago

 “VOCÊ VAI PEDIR ISSO TODO DIA! (Waffle Sundae do IHOP que CHOCA!)” 

Segurança Pública6 horas ago

Técnicos em perícia e necrotomistas estão fora dos cargos da Lei das Polícias Civis e pedem solução a deputados

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Governo lança plano de escoamento da Safra 2024/25 com R$ 7,15 bi em investimentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Reutilização de sementes é sustentável para jardinagem

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Café arábica estende o rally histórico nesta 4ª feira (05) e fecha sessão com alta de mais de 3%

Esporte6 horas ago

Luta no UFC? Jon Jones provoca fãs e admite que ‘grande anúncio’ está prestes a acontecer

Esporte6 horas ago

Campinense perde zagueiro pelo resto da temporada e atacante é dispensado

Esporte6 horas ago

F1: Ferrari anuncia Zhou e Giovinazzi como pilotos reserva em 2025

Internacional6 horas ago

Renasce cidade milenar devastada pelo “Estado Islâmico”

Internacional6 horas ago

O que acontece com os feridos de guerra russos

Internacional6 horas ago

Representante de Missão da ONU descreve situação em Goma, ocupada pelo M23

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Estação Cabo Branco tem 17 exposições abertas ao público neste mês de fevereiro

ECONOMIA7 horas ago

BOLETO VIA PIX: NOVAS REGRAS ESTÃO VALENDO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

APLICATIVO GRAVA CONVERSAS E USA IA PARA TRANSCREVÊ-LAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

3 DICAS PARA USAR O SMARTPHONE COM MAIS SEGURANÇA

Educação & Cultura7 horas ago

COMO USAR O PLUVIÔMETRO

Educação & Cultura7 horas ago

O QUE É UMA CAPIVARA?

Nacional7 horas ago

Petistas saem em defesa de Alckmin contra aliados que querem desalojá-lo

Nacional7 horas ago

Bolsonaro explica conversa com Hugo Motta sobre presos do 8/1

Nacional7 horas ago

Lula diz que derrotará Bolsonaro novamente se ele for candidato em 2026

Internacional7 horas ago

EUA interferiram na eleição para derrotar Bolsonaro, denuncia americano

Esporte7 horas ago

Neymar reestreia, mas Santos empata com o Botafogo-SP

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA7 horas ago

BOLETO VIA PIX: NOVAS REGRAS ESTÃO VALENDO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

APLICATIVO GRAVA CONVERSAS E USA IA PARA TRANSCREVÊ-LAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

3 DICAS PARA USAR O SMARTPHONE COM MAIS SEGURANÇA

Educação & Cultura7 horas ago

COMO USAR O PLUVIÔMETRO

Educação & Cultura7 horas ago

O QUE É UMA CAPIVARA?

Saúde1 dia ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde1 dia ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura1 dia ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

NOVO MATERIAL É CAPAZ DE SUGAR UMIDADE DO AR E AUMENTAR O CONFORTO

Saúde3 dias ago

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR COM A DIETA VEGETARIANA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PROJETO CONTRIBUI PARA PRESERVAÇÃO DE AVES DA MATA ATLÂNTICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

SEGREDO DA LUA REVELADO EM NOVO ESTUDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO ACABAR COM TREVOS NO JARDIM E NOS VASOS DE PLANTAS

Internacional1 semana ago

EUROPA ESTÁ CLARAMENTE EM DECADÊNCIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

NOVA TECNOLOGIA PROMETE VIAGEM INTERESTELAR ULTRAVELOZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

“SOL ARTIFICIAL” DA CHINA MAIS DO QUE DOBRA RECORDE DE FUSÃO NUCLEAR

Internacional1 semana ago

O POLÊMICO DESTINO MANIFESTO DOS EUA

Nacional1 semana ago

BRASIL DEPENDE AINDA MAIS DE RODOVIAS PARA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS

ECONOMIA1 semana ago

POR QUE O PREÇO DOS ALIMENTOS SUBIU TANTO?

Saúde1 semana ago

O SUPERPODER DA MUSCULAÇÃO PARA SAÚDE

Educação & Cultura1 semana ago

TERRA FICOU PARADA POR 1 BILHÃO DE ANOS, ATÉ QUE ALGO ACONTECEU

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL

Internacional1 semana ago

MOVIMENTO ANTI-ESG É LIDERADO POR DONALD TRUMP

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde1 semana ago

AS DESCOBERTAS SOBRE O QUE SE PASSA NO CÉREBRO ENQUANTO MORREMOS

Educação & Cultura1 semana ago

VIAGEM AO PASSADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

NASA TESTA NOVO COMBUSTÍVEL QUE PODE LEVAR HOMEM A MARTE

Educação & Cultura1 semana ago

FÓSSEIS DE 500 MILHÕES DE ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br