ENTRETENIMENTO
Como ser pobre de espírito e rico neste mundo
Não há nada inerentemente errado em ser rico, mas, ao mesmo tempo, será mais difícil ser pobre de espírito
![](https://informaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2025/02/web3-giving-money-poor-humble-care-homeless-shutterstock_1242932632.webp)
Não é pecado ter uma conta bancária grande, onde você não se preocupa em pagar a próxima conta e ainda sobra bastante dinheiro.
No entanto, ser rico traz consigo uma responsabilidade maior, pois Deus exigirá uma prestação de contas de como você usou seu dinheiro para o benefício dos outros.
Pobre de espírito
São Francisco de Sales escreve sobre esse tópico em sua Introdução à Vida Devota . Ele explica que precisamos reconhecer como nosso dinheiro e posses não são verdadeiramente nossos:
Meu filho, nossas posses não são nossas, Deus as deu a nós para cultivarmos, para que possamos torná-las frutíferas e lucrativas em Seu Serviço , e assim fazendo nós O agradaremos. E isso devemos fazer mais seriamente do que os homens mundanos, pois eles cuidam cuidadosamente de suas propriedades por amor-próprio, e nós devemos trabalhar pelo amor de Deus.
Uma maneira de nos protegermos de sermos muito gananciosos com nosso dinheiro é doá-lo constantemente:
Para esse fim, sempre disponha de uma parte de seus meios dando-os de coração aos pobres ; você se empobrece por tudo o que dá. É verdade que Deus o restaurará a você, não apenas no próximo mundo, mas neste, pois nada traz tanta prosperidade temporal quanto a esmola gratuita, mas, enquanto isso, você é sensivelmente mais pobre pelo que dá. Verdadeiramente, essa é uma pobreza santa e rica que resulta da esmola.
São Francisco de Sales também explica a importância de simplesmente amar os pobres, o que nos ajudará a permanecer pobres em espírito:
Amai os pobres e a pobreza, — este amor vos tornará verdadeiramente pobres , pois, como diz a Sagrada Escritura, tornamo-nos semelhantes àquilo que amamos. O amor torna os amantes iguais. “Quem é fraco e eu não sou fraco?” diz São Paulo? Ele poderia ter dito, Quem é pobre e eu não sou pobre? pois foi o amor que o tornou semelhante àqueles que amava; e assim, se amais os pobres, de fato compartilhareis a pobreza deles e sereis pobres como eles.
Se não procurarmos os pobres e desejarmos apenas acumular uma grande quantia de dinheiro para nós, Deus será muito mais severo conosco no dia do julgamento.
Quando Deus nos dá muitos dons, ele o faz para que sejamos generosos com eles, não os guardando para nós mesmos, mas os dando aos outros.