Connect with us

Nacional

Corrupção prejudica combate às mudanças climáticas

Índice da Transparência Internacional destaca nesse ano impactos da corrupção para o clima. Brasil caiu no ranking e chega ao seu pior resultado

Crise climática tem sido agravada por abuso de poder e subornos na maioria dos países, segundo o Índice de Percepção da Corrupção

Calor recorde, enchentes, incêndios florestais: ao mesmo tempo em que eventos climáticos extremos se tornam cada vez mais frequentes e as metas climáticas correm maior risco, a corrupção representa um grande obstáculo à proteção do clima, aponta o Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2024 divulgado nesta terça-feira (11/02) pela ONG Transparência Internacional.

Ante um aquecimento global recorde, o levantamento anual conclui que o mundo “está emparedado” devido à erosão da democracia e o declínio da proteção climática global. E o Brasil entra como um dos responsáveis por esse processo.

O relatório aponta que “instituições fracas e falta de transparência permitem que o crime organizado atue em grandes áreas” do continente americano, que, no caso brasileiro, é exemplificado pelo tráfico de animais silvestres.

“O crime organizado depende da corrupção e da lavagem de dinheiro para sustentar suas operações. No Brasil, por exemplo, um relatório recente identificou 24 casos de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro decorrentes do tráfico de animais silvestres”, indica o levantamento.

O Brasil ficou em 2024 na sua pior posição no ranking da Transparência Internacional. Com 34 pontos, o país caiu três posições em relação ao ano passado, figurando agora na 107º lugar entre 180 países e territórios que são avaliados com notas que vão de zero (altamente corruptos) a 100 (muito íntegros). A pesquisa é feita com especialistas e empresários de cada nação sobre como a integridade do setor público de seus países é percebida.

A média do país também ficou abaixo da média global (43 pontos) e da média das Américas (42 pontos). O Brasil ficou empatado no ranking com países como Argélia, Nepal, Tailândia, Maláui, Peru e Níger.

Américas de extremos

Nas Américas, o relatório aponta que a ausência de instituições fortes e de transparência se traduz também em crimes ambientais como a extração ilegal de madeira no Equador (121º lugar) e a mineração ilegal no Chile (32º) e na Colômbia (92º).

No Peru (127º), os especialistas sugerem que a modificação da legislação florestal e de vida selvagem, sancionada em 2024, atende a “interesses específicos” e incentivará o desmatamento ilegal.

Os países das Américas mais bem colocados no ranking são Uruguai (13º), Canadá (15º) e Barbados (23º), considerados países com democracias relativamente estáveis com altos níveis de transparência e participação do setor público.

No outro extremo do ranking, com as pontuações mais baixas, estão nações devastadas pelo crime organizado e por abusos de direitos humanos, como Haiti (168º), Nicarágua (172º) e Venezuela (178º).

Corrupção X proteção climática

De acordo com a diretora executiva da Transparência Internacional, Maíra Martini, é preciso “urgentemente chegar à raiz da corrupção antes que ela inviabilize completamente uma ação climática significativa”. Ela pede que os governos e as organizações multilaterais tornem o combate à corrupção parte de suas estratégias de proteção climática.

“Hoje, as forças corruptas determinam não apenas as políticas, mas muitas vezes também as ditam e assim minam o controle, silenciando jornalistas, ativistas e todos que trabalham pela igualdade e sustentabilidade”, diz Martini. Segundo ela, a verdadeira resiliência climática exige que essas ameaças sejam enfrentadas de forma direta e decisiva: “Pessoas vulneráveis em todo o mundo precisam urgentemente dessas medidas”, afirma.

O relatório descreve vários casos para mostrar como a corrupção é um imenso obstáculo para a proteção climática. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma empresa de energia teria repassado 60 milhões de dólares em um esquema de suborno para influenciar decisões políticas e desacelerar a expansão de energias renováveis. De acordo com o Ministério Público do país, o dinheiro foi para um político e seu sócio a fim de promover bilhões de dólares em apoio a duas usinas nucleares.

Milhões de dólares desviados

Na Rússia, uma investigação apontou fortes evidências de que milhões de dólares foram desviados de um projeto do Fundo Global para o Meio Ambiente, administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O projeto, que foi executado entre 2010 e 2017, tinha o objetivo de melhorar a eficiência energética e reduzir emissões de gases de efeito estufa, mas não atingiu nenhuma de suas metas, de acordo com o IPC.

Na Líbia, que sofre com condições climáticas extremas, duas represas se romperam em 2023 após anos de negligência, levando a inundações catastróficas que deixaram mais de 11 mil mortos.

No sudeste asiático, subornos e propinas a funcionários públicos, alfandegários e de fronteira vietnamitas têm facilitado o contrabando de madeira do Camboja que é extraída ilegalmente e depois levada para o Vietnã.

“Em todo o mundo, as pessoas estão exigindo que os governos tomem medidas para proteger o clima. Mas suas vozes são repetidamente caladas pelo poder corruptor das empresas de petróleo e gás que lucram com a degradação ambiental”, critica Mads Christensen, diretor executivo do Greenpeace International, no relatório. As empresas estão usando bilhões “para silenciar críticos e ativistas, comprar poder e desmantelar as medidas que protegem nossas famílias e nosso planeta”, acrescenta.

Corrupção assola a maioria dos países

Uma vez que a corrupção está aumentando em escopo e complexidade, o levantamento de 2024 aponta que mais de dois terços dos países estão abaixo da média de 50 pontos, “com implicações enormes e potencialmente devastadoras para a proteção climática global”, o que afeta quase 6,8 bilhões de pessoas, ou seja, 85% da população mundial, atualmente em 8 bilhões.

Os países com as pontuações mais baixas são fragilizados por conflitos, como Sudão do Sul (8), Somália (9), Venezuela (10), Síria (12), Líbia (13), Eritreia (13), Iêmen (13) e Guiné Equatorial (13).

Na outra ponta do ranking, pela sétima vez consecutiva, a Dinamarca é o país com o menor nível de corrupção, com 90 pontos, e é seguida de perto por Finlândia (88), Cingapura (84), Nova Zelândia (83) e Luxemburgo, Noruega e Suíça (todos com 81). A Alemanha divide o 10º lugar com o Canadá, ambos com 75 pontos.

Mais de mil ambientalistas assassinados

O índice também destaca as vítimas da corrupção climática. Ambientalistas, que muitas vezes estão na vanguarda da luta contra a crise do clima, são regularmente submetidos a intimidação, violência e até mesmo assassinatos, um alto risco principalmente em países com graves problemas de corrupção.

“Praticamente todos os 1.013 assassinatos de ambientalistas desde 2019 ocorreram em países com pontuações abaixo de 50”, aponta o índice.

O IPC reforça o forte contraste entre países com instituições fortes e independentes, além de eleições livres e justas, e aqueles com regimes autoritários repressivos. As democracias plenas têm pontuação média de 73 no ranking, enquanto os regimes autoritários, 29.

Para o presidente da Transparência Internacional, François Valérian, “a corrupção é uma ameaça global crescente que prejudica muito mais do que apenas o desenvolvimento, sendo uma das principais causas do declínio da democracia, da instabilidade e das violações dos direitos humanos”.

Para ele, a luta contra a corrupção deve ser uma prioridade máxima da comunidade internacional. “Isso é crucial para afastar o autoritarismo e garantir um mundo pacífico, livre e sustentável”, afirma.

Desde que começou a ser publicado, em 1995, o Índice de Percepção da Corrupção é considerado o principal termômetro sobre a corrupção em todo o mundo, baseando-se também em dados de fontes como o Banco Mundial, o Fórum Econômico Mundial, consultorias privadas, think tanks e outras organizações.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública5 minutos ago

DRF: “A capacidade técnica de cada um de vocês explica esses resultados”, diz superintendente da PCPB, em solenidade na Câmara Municipal

Segurança Pública7 minutos ago

Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras

Segurança Pública10 minutos ago

Polícia Civil da Paraíba prende dois suspeitos de homicídio em São José do Bonfim

Segurança Pública12 minutos ago

Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso

Segurança Pública16 minutos ago

DRACO: Polícia Civil prende 42 investigados e causa prejuízo de quase R$ 3 milhões ao crime organizado; confira dados nacionais

Segurança Pública19 minutos ago

A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA

ENTRETENIMENTO32 minutos ago

Nando Cordel e João Gomes lançam “Você apareceu no São João”

Saúde44 minutos ago

Profissionais de saúde alertam e explicam sobre a importância da vacinação materna

Nacional47 minutos ago

Governo Lula vai à Justiça contra Flávio Bolsonaro por associar presidente a facções criminosas

Nacional51 minutos ago

Sóstenes “abre fogo” contra o STF: “O Brasil não será refém de 11”

Nacional58 minutos ago

Governo Lula libera homenagem a prostíbulo de SP pela Lei Rouanet

ECONOMIA2 horas ago

Haddad: dinheiro bloqueado de entidades permite ‘começar’ a ressarcir aposentados

Nacional2 horas ago

Caso Ramagem eleva a tensão institucional entre o Congresso e o STF

Esporte2 horas ago

Italo quebra prancha, é eliminado e pode perder liderança no Mundial de Surfe

Esporte2 horas ago

Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Nacional2 horas ago

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CIDADE2 horas ago

 Semana debate campanha Maio Amarelo

ECONOMIA2 horas ago

Procon-PB realiza pesquisa de gás de cozinha e constata diferença de até R$ 60,00 no preço do botijão completo

CIDADE2 horas ago

Funjope inicia pagamento do edital Multiáreas, do Fundo Municipal de Cultura

Judiciário3 horas ago

TJPB atende pleito da OAB-PB e PJe volta a identificar acesso de terceiros a processos

Educação & Cultura3 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa participa de curso sobre Escola em Tempo Integral

CIDADE3 horas ago

Luta contra endometriose é debatida na CMJP

Saúde3 horas ago

‘Dia D’de proteção contra Influenza e Multivacinação será realizado em diversos serviços de saúde

Educação & Cultura3 horas ago

Prefeitura de João Pessoa reúne professores para encontro de formação sobre importância da leitura

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Prefeitura realiza Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo nos dias 21 e 22 de maio

ESTADO3 horas ago

João Azevêdo operador obra da PB-378 e destaques importância econômica da rodovia para Manaíra e região

ESTADO3 horas ago

Governo promove homenagem às mães no Centro de Atendimento ao Autista de Campina Grande

ESTADO3 horas ago

João Azevêdo inspeciona obras de travessia urbana e reforma e ampliação de escola em Princesa Isabel

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Sine-PB oferece mais de 700 vagas de emprego em 11 cidades

ESTADO3 horas ago

João Azevêdo inaugura PB-356, travessias urbanas e anuncia nova escola em Tavares

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura3 horas ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO3 horas ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional3 horas ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde3 horas ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional3 horas ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br