Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Abelhas têm impacto no peso e na produtividade em lavouras de arroz do centro-norte fluminense

Pesquisa mostrou que a polinização por abelhas tem forte influência na quantidade de grãos e no seu peso.

Os insetos foram responsáveis por 56% do peso da produção e por 50% da quantidade de grãos.

Cientistas isolaram plantas da ação dos insetos para comparar com as que foram polinizadas por eles, pelo vento e por autopolinização.

A descoberta se deu no âmbito do projeto que subsidia a obtenção de indicação geográfica da planta de arroz anã de Porto Marinho (RJ).

Com características únicas, a variedade de arroz anã de Porto Marinho está no caminho para conseguir o selo de indicação geográfica por denominação de origem.

Experimentos realizados com plantações da variedade arroz anã, obtida e cultivada por agricultores familiares no centro-norte do Estado do Rio de Janeiro, mostraram que as abelhas desempenham uma forte influência na produtividade dos cultivos (número e peso dos grãos). Resultados preliminares indicam que a polinização desses insetos é determinante na produção, respondendo por 50% da quantidade de grãos e 56% do peso da produção.

Para se chegar a esses resultados foram feitos experimentos de exclusão das abelhas em sete áreas de produção do arroz anã na região, o que representa quase um terço do total de propriedades rurais que cultivam o produto. Os dados foram obtidos comparando a produção de plantas que ficaram expostas à ação das abelhas com plantas cuja panícula foi protegida da aproximação dos insetos.

Foram usados dois tipos de sacos para isolar as flores de arroz: um de organza, que impediu a ação tanto das abelhas quanto do vento, ficando suscetível apenas à autopolinização; e outro de filó, que apenas excluiu a ação das abelhas, possibilitando tanto a autopolinização quanto a anemofilia (polinização por meio do vento). “Subtraindo um do outro vemos exatamente o efeito dos polinizadores e podemos calcular efetivamente o serviço ecossistêmico”, explica a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Mariella Uzêda, que conduziu essa parte da pesquisa.

Esforço conjuntoO trabalho se deu no âmbito da pesquisa que subsidia a obtenção de indicação geográfica (IG) por denominação de origem (DO) do arroz de Porto Marinho, comunidade do município fluminense de Cantagalo, produzido por uma planta anã (mais informações no quadro no fim da matéria). O estudo é de um grupo de pesquisadores da Embrapa, em parceria com várias instituições.Além da Embrapa e da própria comunidade local, atuam na pesquisa o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-RJ), o Instituto Inovates e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

A ideia de avaliar a polinização por zoofilia, ou seja, feita por animais, majoritariamente abelhas, foi uma decisão da pesquisadora ao observar a região de produção do arroz anã. A planície de plantio encontra-se em um vale que recebe muito pouco vento durante o período de polinização da cultura, geralmente entre novembro e março. De fato, análises climatológicas realizadas pelo pesquisador da Embrapa Solos (RJ) Alexandre Ortega confirmaram a baixa intensidade de vento na região, o que valida a polinização por abelhas e não por anemofilia ou autopolinização, como normalmente ocorre em plantas da família poaceae, como o arroz. O cientista analisou dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“A intenção foi entender o quanto essa quase ausência de vento é determinante na produção do arroz anã”, informa Uzêda, revelando que os resultados foram surpreendentes ao indicarem a grande influência das abelhas. Nos experimentos, verificou-se que as panículas que ficaram expostas à zoofilia apresentaram peso médio de 3,9 gramas referentes aos grãos cheios, frente aos 2,5 gramas daqueles que foram isolados por sacos de filó ou organza. “Explicando melhor, isso indica que, sem as abelhas, a produção nessa região seria 56% menor em peso e teria apenas 50% do número de grãos. Esse é um dado importantíssimo”, resume a pesquisadora.

De acordo com ela, as abelhas podem estar relacionadas a algum atributo específico do buquê do arroz anã, e isso será verificado em uma próxima etapa da pesquisa que subsidia a obtenção da IG. “É fato que elas estão sendo responsáveis por grande parcela da produção efetiva da cultura. Então, o nexo causal entre elas e a geografia se dá em função da baixa efetividade do vento no processo de fecundação. Do ponto de vista da indicação geográfica, a gente já tem um vínculo fortíssimo, que é a limitação de vento relacionada à produção. Agora vamos tentar associar as abelhas às características das flores de arroz, bem como a seu buquê”, informa.

Outra vertente da pesquisa deve identificar as espécies de abelhas presentes na polinização. “Até agora, sem utilizar nenhuma metodologia de observação mais rígida, só observamos Apis mellifera (abelha-europeia). O que vamos fazer na próxima etapa é colocar armadilhas e usar sugadores (coleta ativa) para caracterizar a comunidade de abelhas presente e verificar quais são aquelas espécies que estão atuando na polinização do arroz. De posse dessas informações, será possível tentar entender o quanto as características da paisagem local ou outras atividades econômicas contribuem para o resultado encontrado”, revela a pesquisadora.

Os resultados mostrarão se elas estão na região devido à existência de apiários próximos ou em razão das próprias características do vale – muita vegetação, diversidade na paisagem e presença de plantas espontâneas atrativas, cuja ocorrência só é possível porque os agricultores locais são agroecológicos, não utilizando agrotóxicos. “Se a participação das abelhas nativas na comunidade for grande, isso pode estar associado à grande presença de mata na paisagem. Se tivermos uma rica comunidade de abelhas, também vamos estudar se isso interfere nas características do grão”, completa.

A pesquisa também testará a influência das abelhas nas características físicas e químicas dos grãos. Uma equipe da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Unirio, analisará tanto as panículas isoladas com organza e filó quanto as que não foram isoladas, com o objetivo de verificar se, para além do número de grãos e do peso, a polinização pelas abelhas adiciona algum outro efeito, especialmente no que concerne às características de aroma e sabor, que conferem identidade única ao grão. 

O papel da ciência na indicação geográfica
O trabalho da ciência é fundamental para a obtenção da indicação geográfica (IG) por denominação de origem (DO) pelo arroz anã de Porto Marinho. Para isso, é necessária a comprovação técnica de que as qualidades e características particulares do cereal de Porto Marinho são decorrentes do meio geográfico, somados os fatores naturais e humanos. Iniciada há um ano, a pesquisa já apresenta resultados promissores. “Identificamos dois possíveis nexos causais ligados a questões de solo, clima e polinização, que podem subsidiar a obtenção da IG-DO”, conta José Ronaldo de Macedo, pesquisador da Embrapa Solos (RJ) e integrante da equipe.O trabalho de pesquisa continua, em busca da identificação de mais particularidades do arroz anã. “Estudos futuros devem evidenciar de forma mais minuciosa as características físicas e químicas do produto e do local de cultivo, inclusive em relação às questões nutricional e de aroma”, afirma Cristina Takeiti, pesquisadora da Embrapa líder do projeto.Os resultados finais serão compilados e detalhados em um Caderno de Especificações Técnicas (CET) e submetidos ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para solicitar a chancela da IG-DO do arroz anã de Porto Marinho.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE5 segundos ago

Viaduto do bairro de Água Fria entra na reta final de obras na BR-230

Segurança Pública2 minutos ago

DER realiza manutenção nas rodovias e intensifica fiscalização no período carnavalesco

Saúde4 minutos ago

Agevisa apreende mais de 200 caixas de medicamentos controlados sem escrituração em farmácia de Esperança

ESTADO6 minutos ago

Paraíba reúne especialistas para debater emergência climática durante Conferência Estadual do Meio Ambiente

ESTADO7 minutos ago

Programa de Eficiência Energética é realizado em hospitais públicos do Estado

ESTADO11 minutos ago

Nota Cidadã: consumidor de João Pessoa recebe carro zero quilômetro do prêmio extra

Educação & Cultura14 minutos ago

Funesc abre inscrições para seleção de monitores bolsistas do Curso de Teatro 2025

ENTRETENIMENTO16 minutos ago

Cineclube da FCJA tem sessão adiada por causa dos festejos carnavalescos

Judiciário2 horas ago

Fórum de Campina Grande discute implementação do programa ‘Antes que Aconteça’

Judiciário2 horas ago

Gilmar defende STF e Moraes em meio a tensão com os EUA

Judiciário2 horas ago

E-mails no STF levantam suspeitas sobre edição de provas do 8 de janeiro, diz site

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

CNU divulgou resultados hoje; veja passo a passo para acessar

Nacional2 horas ago

Em baixa, Lula determina que INSS antecipe pagamentos

Nacional2 horas ago

Lula dá meio bilhão a órgão na Espanha para Cop30, sem licitar

Nacional2 horas ago

Wellington Dias deixa o governo? Veja o que ele próprio diz

Judiciário2 horas ago

Comissão da Câmara nos EUA aprova projeto para barrar Alexandre de Moraes nos EUA

Nacional2 horas ago

Com Alcolumbre, ministros do STF podem ficar tranquilos

Esporte2 horas ago

Todos os da NBA para essa noite de sexta-feira (28) e sábado (29)

ECONOMIA2 horas ago

Entenda como funcionará Pix por aproximação

Nacional2 horas ago

PT aciona PGR e Conselho de Ética contra Eduardo Bolsonaro por “quebra de decoro” e “crimes nos EUA”

Nacional2 horas ago

Governo quer cobrar “pedágio” para contribuinte poder pagar imposto

Judiciário3 horas ago

Desembargador Fred Coutinho entrega a Assembleia anteprojeto que concede reajuste aos servidores

Segurança Pública4 horas ago

Aviso urgente para quem tem um CNH ativa em 2025

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Quem recebe emails em 2025 precisa ficar em alerta com isso

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Novo golpe pode te afetar e roubar o seu dinheiro! Confira como evitar

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Comunicado importante sobre a folga para você que quer curtir o carnaval

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Governo estuda zerar imposto de importação de milho, etanol e trigo

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Commodities: Mercado oscila após projeções em Fórum da USDA

ESTADO4 horas ago

CNH Social é a chance de mudar sua vida sem gastar nada

ECONOMIA4 horas ago

Conheça as melhores estratégias para reduzir suas dívidas

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário3 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional8 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário10 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO4 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte9 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA8 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO4 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública4 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura4 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura4 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional4 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE9 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde4 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura4 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde4 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional8 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO13 horas ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde13 horas ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura13 horas ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde13 horas ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde2 semanas ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde2 semanas ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Internacional2 semanas ago

IMPACTOS DA GUERRA COMERCIAL DE TRUMP

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUEM SÃO OS BEIJA-FLORES QUE VISITAM O SEU QUINTAL?

Nacional2 semanas ago

LA NIÑA: COMO O FENÔMENO CLIMÁTICO IMPACTA O BRASIL EM 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DE BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR E SEM FARINHA

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

AS 17 SOFT SKILLS MAIS BUSCADAS POR EMPREGADORES

Saúde2 semanas ago

QUANTIDADE DE MICROPLÁSTICOS NO CÉREBRO HUMANO PREOCUPA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA: NHOQUE DE BATATA DOCE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TERRA VEGETAL X SUBSTRATO, QUAL EU USO NA MINHA PLANTA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

PRODUZIR ENERGIA LIMPA VAI FICAR AINDA MAIS BARATO EM 2025

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JÁ VIU O BANHO DO UIRAPURU?

Saúde2 semanas ago

TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO REVERTE CEGUEIRA EM DEFICIENTES VISUAIS

Saúde2 semanas ago

ALOPECIA: O QUE CAUSA A CONDIÇÃO QUE LEVA À PERDA DE CABELO E PELOS?

Segurança Pública2 semanas ago

CUIDADOS AO USAR WI-FI PÚBLICO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDRELÉTRICAS ESTÃO ADAPTADAS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ECONOMIA3 semanas ago

BOLETO VIA PIX: NOVAS REGRAS ESTÃO VALENDO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

APLICATIVO GRAVA CONVERSAS E USA IA PARA TRANSCREVÊ-LAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

3 DICAS PARA USAR O SMARTPHONE COM MAIS SEGURANÇA

Educação & Cultura3 semanas ago

COMO USAR O PLUVIÔMETRO

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE É UMA CAPIVARA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br