Educação & Cultura
Educação para a Redução de Riscos e Desastres: qual é o papel do professor?
Confira e-book com conceitos basilares, a história da ERRD e exemplos de iniciativas colocadas em prática pelo país
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Uma pesquisa divulgada na COP 27, em 2022, e que ouviu 18 mil estudantes, entre 11 e 19 anos, do mundo inteiro (166 países), mostrou que 70% dos jovens não sabiam explicar a origem das mudanças climáticas e seus principais conceitos. No geral, eles achavam os conteúdos genéricos e não conectados a soluções específicas, mas gostariam de compreender melhor o assunto – 91% disseram querer entender mais sobre mudanças climáticas. Há, portanto, uma carência na relação entre oferta e demanda sobre divulgação de qualidade no que diz respeito aos assuntos socioambientais.
É por isso que especialistas ressaltam a relevância de promover a temática da Educação para a Redução de Riscos e Desastres (ERRD) nas escolas. Integrada de forma transversal ao currículo escolar, contribui para a sensibilização e empoderamento dos alunos e faz com que eles se tornem agentes ativos na busca por soluções sustentáveis, estimulando a reflexão sobre o mundo que os cerca. Seguindo essa mesma linha, tem se expandido a ideia de construção conjunta do conhecimento, com metodologias como a Ciência Cidadã por meio de iniciativas comunitárias e parcerias com autoridades.
Para avançar mais sobre essa temática, NOVA ESCOLA conversou com especialistas em ERRD e montou um material direcionado aos professores com definições e estratégias para o contexto escolar.
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