Connect with us

Internacional

União Africana classifica escravidão como genocídio

Medida busca reparação histórica pela exploração de 12,5 milhões de africanos por europeus nos séculos 15 a 19. Grande parte dos escravizados acabou trabalhando em condições desumanas nas Américas

Líderes de países africanos deram um novo passo na crescente reivindicação por reparações históricas ao “classificar a escravidão, deportação e colonização como crimes contra a humanidade e genocídio contra os povos da África“.

A declaração inédita foi articulada em fevereiro, após complexas negociações durante cúpula da União Africana (UA), grupo multilateral que reúne 55 países do continente. A reunião, em Addis Abeba, capital da Etiópia, representou mais um esforço em busca do que os governos consideram uma justiça histórica.

Pelo menos 12,5 milhões de africanos foram sequestrados e transportados à força por navios europeus e vendidos como escravos nos séculos 15 a 19, embora algumas estimativas citem 20 ou 30 milhões. Aqueles que sobreviveram à viagem brutal acabaram trabalhando em condições desumanas nas Américas, principalmente no Brasil e no Caribe, garantindo enormes lucros para seus proprietários.

“A decisão de classificar a escravidão, a deportação e a colonização como crimes contra a humanidade e genocídio contra os povos da África é um passo crucial, uma vitória para África na sua busca pela autodeterminação e controle sobre o seu próprio destino”, afirmou Robert Dussey, ministro do Exterior do Togo, em comunicado, após uma votação sobre a resolução iniciada pelo seu país.

O movimento expõe o avanço do debate internacional sobre o tema, embora alguns líderes europeus se recusem a discutir a questão. Pressionado, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, chegou a dizer que prefere “olhar para frente”, em vez de entrar em “discussões muito longas e intermináveis” sobre o passado.

O Reino Unido participou ativamente no tráfico negreiro nos séculos 17 e 18. Navios britânicos teriam levaram ao menos 3,4 milhões de africanos capturados para as Américas dos cerca de 12 milhões de africanos escravizados transportados por comerciantes europeus. O comércio de escravos também foi peça-chave no desenvolvimento da economia britânica.

Já  Portugal admitiu, pela primeira vez em 2024, responsabilidade pela escravização de africanos e indígenas no Brasil. “Temos que pagar os custos. Há ações que não foram punidas e os responsáveis ​​não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”, declarou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa à época.

No entanto, após a declaração, o governo português disse que não planejava pagar reparações pela escravidão e pelo colonialismo. Portugal traficou quase 6 milhões de africanos, mas até agora não confrontou seu passado e pouco se ensina sobre seu papel na escravidão transatlântica nas escolas. Em vez disso, a era colonial de Portugal, durante a qual países como Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Timor Leste, bem como partes da Índia, foram submetidos ao domínio português, é frequentemente vista como uma fonte de orgulho.

Consequências legais

Os gestos, porém, ainda estão longe de resolver o dissenso sobre consequências legais e a responsabilização dos principais agentes da economia escravocrata. O historiador Didier Houenoude, especialista em arte saqueada durante a escravidão e a colonização, acredita que a resolução da UA pode fortalecer a posição da África nas negociações internacionais sobre memória, justiça e desigualdades históricas.

“Isso significa que a União Africana pode solicitar indenização das nações coloniais, ou seja, nações ocidentais que participaram do comércio transatlântico de escravos, pelas vítimas que sofreram com essas práticas”, explicou.

O texto estabelece um arcabouço legal para definir a escravidão, deportação forçada e colonização como crimes contra a humanidade e atos de genocídio, “planejados e executados metodicamente” em detrimento das populações africanas, segundo a Agência de Imprensa Africana (APA).

No entanto, Christian Tomuschat, professor emérito de direito público e direito internacional na Universidade Humboldt em Berlim, questiona o alcance da declaração. “Respeito a visão de que a colonização constituiu um crime contra a humanidade. Pode-se aprovar tal resolução, mas ela não traz consequências legais, mesmo sob a doutrina moderna do direito internacional”, disse.

O especialista, que fez parte do Conselho de Direitos Humanos da ONU e da Comissão de Direito Internacional da ONU, reconhece que a legislação internacional prevê que qualquer injustiça deve ser remediada por meio de compensação, mas pondera: “Este é um desdobramento do direito internacional moderno, mas não pode ser aplicado retroativamente aos séculos 17, 18 e 19”. 

O que diz a lei internacional?

Tribunal Penal Internacional (TPI) é responsável por processar acusados de genocídio ou crimes de guerra. O Artigo 7 de seu estatuto define crimes contra a humanidade como  “qualquer um dos seguintes atos quando cometidos como parte de um ataque generalizado ou sistemático direcionado contra qualquer população civil, com conhecimento do ataque”.

Esses atos incluem assassinato, extermínio, escravidão, deportação, tortura, estupro, escravidão sexual e segregação. Essa definição também inclui a perseguição de qualquer grupo ou comunidade com base em critérios políticos, raciais, nacionais, étnicos, culturais, religiosos ou relacionados a gênero.

Além dessa estrutura, nenhum outro mecanismo legal internacional permite que os países africanos exijam reparações juridicamente vinculativas. No entanto, alguns juristas acreditam que essa resolução pode encorajar iniciativas perante instituições como a Corte Internacional de Justiça (CIJ).

Avanço político e simbólico

Houenoude avalia que a resolução da UA redefinirá como a história é ensinada nas escolas africanas. “Acredito que esses momentos cruciais da história humana serão ensinados desde a escola primária, enfatizando o fato de que um crime foi cometido por uma parte da humanidade contra outra. Isso ajudará a moldar a identidade e a consciência histórica dos africanos.”

O historiador do Benim, que pesquisa atualmente na cidade alemã de Dresden sobre objetos de arte saqueados e outros bens tomados durante a colonização, acredita que a ação da UA também pode facilitar a restituição desses artefatos.

“A maioria dos objetos exibidos em museus foi adquirida ilegalmente e deve ser devolvida. Pessoalmente, acho que exibir os restos mortais de ancestrais em um museu é um sinal flagrante de desrespeito. Um museu não foi feito para isso. Os restos mortais de ancestrais devem ser enterrados”, disse.

A iniciativa da União Africana responde a apelos persistentes da sociedade civil africana e organizações da diáspora, que há muito defendem o reconhecimento oficial do sofrimento infligido durante esse período sombrios da história. A resolução adotada representa um avanço simbólico e político, mas seus efeitos concretos provavelmente dependerão das ações diplomáticas e legais que os Estados africanos escolherem seguir.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca10 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca19 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca19 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca19 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional21 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca2 dias ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional2 dias ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO2 dias ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde2 dias ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO2 dias ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO2 dias ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura2 dias ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário2 dias ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca2 dias ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br