CONCURSO E EMPREGO
EPC lança edital para o VII Concurso de Arte Grafite em Muro “Cassiano”

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) publicou, nesta quarta-feira (16), o edital do VII Concurso de Arte Grafite em Muro “Cassiano”, que visa a ocupação do muro da sede da empresa, na Rádio Tabajara, em João Pessoa. O concurso terá como tema a música “Primavera”, do cantor e compositor de Campina Grande, Genival Cassiano, selecionado via enquete com o público nas redes sociais da Rádio Tabajara. O primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 7.000,00, ao concluir o painel no espaço frontal da sede da EPC.
As inscrições abertas de 18 de abril a 2 de maio por meio do endereço eletrônico (e-mail) cpl@epc.pb.gov.br . O edital está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da EPC. Os inscritos terão de 9 a 16 de maio para enviar o projeto.
O VII Concurso de Arte Grafite em Muro tem como objetivos divulgar a arte do grafite para a população; preservação do patrimônio histórico e cultural; evocar a afetividade da população sobre a memória local e os ícones culturais da Paraíba; e promover manifestações artísticas, desafiando a produção de projetos que atraiam a atenção da população em áreas públicas.
Cassiano é um dos homenageados da edição deste ano do Festival de Música da Paraíba, cujas eliminatórias da 8ª edição ocorreram nos dias 22 e 23 de maio, no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande, e a final será no dia 31 de maio, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa. A escolha é mais uma forma de homenagear o artista, que escreveu sucessos como “Primavera”, “A lua e eu”, “Castiçal” e “Eu amo você”, interpretados por Tim Maia, e ficou conhecido como um dos grandes nomes do soul brasileiro. Ele morreu aos 77 anos em 2021, no Rio de Janeiro, onde morava desde o fim da década de 1940.
O concurso será realizado na cidade de João Pessoa e a execução do projeto artístico que apresentar melhor colocação, definida pela comissão julgada, será realizada por seu autor no muro frontal da sede da EPC, na Rádio Tabajara, na Av. Dom Pedro II, 3595, Castelo Branco, em João Pessoa. O espaço disponível possui aproximadamente 8,30 metros de comprimento por 2,20 metros de altura, 9,45 metros de comprimento por 2,20 metros de altura, e 2,95 metros de comprimento por 2,20 metros de altura, podendo sofrer pequenas alterações de acordo com a disposição e características do local, conforme layout constante no edital.
A comissão julgadora do concurso, encarregada de selecionar o projeto (desenho artístico) a ser executado, será composta por membros da equipe da EPC e por comentários convidados no edital.
Requisitos – Para participar no concurso é necessário que os candidatos tenham pelo menos 18 anos completos até à data da inscrição. Cada candidato poderá se inscrever apenas uma vez e concorrerá com um único desenho.
O projeto deve incluir um desenho colorido da arte proposta, juntamente com as restrições das cores de spray selecionadas para a execução do trabalho. Ao se inscrever no concurso o participante declara que seu trabalho ou projeto não é um plágio e assume total responsabilidade por possíveis reclamações de terceiros relacionadas ao uso não autorizado de imagens ou obras.
Os projetos serão avaliados com base nos seguintes critérios: conformidade com o tema; originalidade; criatividade; acabamento; e qualidade técnica. A arte selecionada deverá ser realizada única e exclusivamente pelo candidato ou grupo inscrito no determinado.
Não serão elegíveis para participação de funcionários da EPC, assim como seus familiares diretos, como parceria, parceria ou parente em linha reta, colateral ou por divisão, até o terceiro grau. Esta regra também se aplica aos membros da comissão e do banco julgadora e seus pais.
Execução – O primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 7.000,00 em até 30 dias, após finalizada e entregue a execução do projeto no muro. Todo o material necessário para a arte é de responsabilidade do participante selecionado, assim como alimentação e transporte durante o período de execução do grafite. O uso de ferramentas ou materiais para técnicas mais avançadas será permitido, direcionado ao artista. Não serão aceitas colagens ou qualquer outra técnica que possa comprometer a resistência da obra às condições climáticas. A execução do desenho vencedor deve ser controlada conforme o projeto apresentado e submetido à comissão julgada, sem omissões, adições ou modificações.
Etapas do concurso
Inscrições: 18 de abril a 2 de maio de 2025.
Recebimento dos projetos: 9 a 16 de maio de 2025.
Análise dos projetos: 21 e 22 de maio de 2025.
Divulgação do projeto vencedor: 23 de maio de 2025.
Início de execução do projeto vencedor: 1 de junho de 2025.
Finalização da execução do projeto: 2 de julho de 2025.