Saúde
O dia 26 de abril é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

A data tem por objetivo alerta sobre os cuidados, os sintomas e como enfrentar o problema. Dentro desse objetivo, a Funasa Saúde realiza desta terça-feira, dia 22, até a sexta-feira, dia 25, uma ação de prevenção à hipertensão. Na ocasião, serão realizadas aferição da pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de verificação da capacidade pulmonar.
A iniciativa ocorre na sede da Funasa Saúde, localizada no quarto andar do Edifício Concorde, na Torre. A médica cardiologista Luciana Xavier enfatiza a importância de ações preventivas. “Estaremos promovendo uma campanha educativa na Funasa Saúde. Não deixe de fazer esse rastreio do seu nível pressórico que será muito importante para a sua saúde”, ressalta.
A cardiologista lembra que pelos parâmetros médicos atuais as pessoas que apresentam pressão arterial a partir de 12h8 necessitam serem acompanhadas. Ela lembra que isso não significa, necessariamente, usar medicação, mas é preciso ter uma atenção maior.
Luciana Xavier alerta para as pessoas ficarem atentas aos sintomas da hipertensão arterial. Desconforto na região da face ou do pescoço, por exemplo, são possíveis sinais do problema. Ela também lembra que “alguns pacientes chegam a apresentar pressões mais altas, sem sintomas. São casos em que a hipertensão é totalmente silenciosa”.
A médica ressalta, em caso de diagnóstico de hipertensão, que o paciente, com o tratamento com remédios para controlar a pressão arterial, deve alterar hábitos do dia a dia. Reduzir o consumo de sal da comida, retirar a ingestão de temperos industrializados, são dois pontos importantes.
Contudo, a inclusão de exercícios físicos na vida diária do paciente é considerada fundamental por Luciana Xavier. “Fazer exercício físico tem que estar presente em quase todos os pacientes, mesmo aqueles que tenham comorbidades”, enumera.