Connect with us

Judiciário

A senexão e o abandono afetivo inverso

A senexão cria vínculo socioafetivo entre o idoso abandonado e a família receptora, sem gerar filiação ou sucessão. Essa nova forma de proteção supre o dever dos filhos?

Resumo:

  • O abandono afetivo inverso viola o dever dos filhos maiores de amparar os pais na velhice, conforme artigos 229 e 230 da CRFB/88.
  • A senexão é uma medida protetiva ao idoso em situação de abandono afetivo, proposta pelo Projeto de Lei 105/2020 em tramitação na Câmara dos Deputados.
  • A senexão estabelece um parentesco sócio afetivo entre o idoso em situação de abandono (senectado) e a família receptora (senector), sem conferir direitos sucessórios.

O abandono afetivo inverso se traduz na violação ao disposto nos artigos 229 e 230 da CRFB/88, que descrevem o dever dos filhos maiores de amparar os pais na velhice, assegurando sua participação comunitária, dignidade e bem estar. A norma é densificada pelo artigo 3º do Estatuto do Idoso, discriminando quais os direitos a serem garantidos à pessoa idosa, pela família e pelo próprio Estado.

Neste contexto surge a senexão, como forma de colocação do idoso em família substituta, quando em situação de desamparo pela família de origem, ou em institucionalização permanente. Importante relembrar que o artigo 98 do Estatuto do Idoso criminaliza a conduta de quem abandona idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não provê suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado.

A senexão aparece no ordenamento como medida protetiva ao idoso que esteja em instituição de longa permanência, vítima de abandono afetivo inverso por sua família de origem, ou outra situação de vulnerabilidade.

A palavra senexão tem raiz latina senex – idoso, e ão – pertencimento. O Projeto de Lei 105/2020, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe a criação do novo instituto através da inserção do artigo 55-A e seguintes do Estatuto do Idoso.

Atualmente as medidas de proteção ao idoso são aplicáveis nas hipóteses do artigo 43 do Estatuto (ação ou omissão do Estado; falta, abuso ou omissão da família ou do curador ou entidade de acolhimento; em razão de sua condição pessoal). Os artigos 44 e seguintes tratam das medidas específicas de proteção nesses casos, sendo que o projeto pretende a inserção no Estatuto do artigo 45-A: Idosos em situação de vulnerabilidade ou abandono, que tenham sido encaminhados a abrigos ou estejam desamparados pelas famílias originárias podem ser integrados em família receptora pelo instituto da senexão, conforme Art. 55. A e seguintes.

Apesar das similaridades com o instituto da adoção, a senexão não estabelece vínculos de filiação, nem confere direitos sucessórios à família receptora, apesar de inaugurar um parentesco sócio afetivo1. Diante das particularidades, podemos considerar que se trata de um parentesco sócio afetivo sui generis, já que a adoção no nosso ordenamento gera vínculo filial com todos os deveres e direitos decorrentes. O projeto não veda, no entanto, que o próprio idoso proponha a adoção do seu receptor.

Na senexão tratada pelo projeto, aparece a figura do senector, ou seja, a família receptora, e o senactado, o idoso em situação de abandono, sem condições de reintegração em sua família de origem. A consolidação da senexão depende de sua anuência, e é constituída judicialmente em caráter irrevogável, devidamente inscrita no cartório em livro próprio2.

A proposta obriga o senector a amparar o idoso em suas necessidades materiais e afetivas, além de conferir-lhe alguns direitos, especialmente para bem desempenhar o novo munus, como a inscrição de dependente para fins previdenciários e tributários, em plano de saúde, e assistência.

O objetivo do legislador é a criação de um novo instituto com nome próprio, já que não encontra precedente no nosso ordenamento, e não se confunde com o vínculo da adoção. O termo “adoção de idoso” previsto em outros projetos de lei se apresenta inapropriado, devido as diferenças basilares nos efeitos de sua constituição, afinal, na senexão não há rompimento dos vínculos do idoso com sua família de origem. A justificativa para o expresso afastamento dos direitos sucessórios do preceptor, é não incentivar a senexão por motivos meramente financeiros.

No caso da senexão, não havendo o rompimento dos vínculos com a família de origem, a exclusão dos direitos hereditários da família de origem deverá seguir o regramento conferido à matéria pelo Código Civil, nos casos de crime doloso contra a pessoa do falecido, acusação de crime ou imoralidade, indignidade ou ajuda ao falecimento (artigos 1.814 a 1.817 do Código Civil).

O projeto de reforma do Código Civil, no entanto, insere entre as causas de exclusão da sucessão, os herdeiros ou legatários que tiverem deixado de prestar assistência material ou incorrido em abandono afetivo voluntário e injustificado contra o autor da herança (artigo 1.814, inciso IV). Ou seja, de certa forma os dois projetos de lei já dialogam acerca desta questão, salientando que no projeto ora em análise, a família receptora só irá herdar na hipótese de herança vacante, tendo preferência na ordem sucessória sobre o Estado (artigo 55, inciso III). Lembrando que no projeto de reforma do Código Civil a exclusão do herdeiro ainda dependerá de ação própria.

Por fim, ainda sobre o projeto de reforma do Código Civil, destacamos que o dever de cuidado é explicitamente tratado em condição de reciprocidade entre pais e filhos, excluindo a responsabilização pelo abandono afetivo quando seu descumprimento foi mútuo. É o que se depreende do artigo 1.708, quando exclui o dever de assistência material nos casos em que o credor incorreu em violência doméstica, perda da autoridade parental, e abandono afetivo e material.

Resta aguardar como a matéria será recepcionada pelos tribunais, diante do exercício hermenêutico que demandará a nova interpretação dos artigos 229 e 230 da CRFB/88. A questão será a inclusão da mutualidade do dever de cuidado, bem como no fato de que o §1º do artigo 230, ao dispor que os programas de amparo ao idoso deverão ser executados preferencialmente em seus lares, admite hipóteses de exceção, como no caso de abandono afetivo mútuo.

Notas

1 Art. 55. C. A senexão não estabelece vínculos de filiação entre senector e senectado, nem afeta direitos sucessórios, mas estabelece vínculos de parentesco sócio afetivo, que implicam a obrigação do senector em manter, sustentar e amparar de todas as formas materiais e afetivas as necessidades do idoso. (Fonte: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2236550)

2 Art. 55. B. A senexão é o ato irrevogável pelo qual pessoa maior e capaz, o senector, recebe em sua família para amparo e assistência, um idoso, denominado senectado.

Art. 55. A, Parágrafo único. A senexão será registrada no cartório de registro de pessoas, em livro próprio.

AUTORA

Beatrice Merten Rocha

Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE22 horas ago

Câmara recebe Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026

Judiciário24 horas ago

Defesas apontam fatos que desafiam denúncia do golpe e Moraes insiste no 8/1

Segurança Pública1 dia ago

Fraude bilionária no INSS: presidente é chutado do cargo após esquema tirar R$ 6,3 bilhões do bolso dos aposentados

Esporte1 dia ago

Libertadores: após levar 3 a 0, Inter busca empate heroico contra Nacional

Judiciário1 dia ago

Negativa da Espanha de extraditar Eustáquio marca reconhecimento de perseguição política no Brasil

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Você sabe como ativar o modo ‘gato siamês’ no WhatsApp? Veja como fazer

Esporte1 dia ago

Vôlei: CBV muda horário de Minas x Osasco, pelo 3º jogo da semifinal da Superliga

Esporte1 dia ago

Corrida Paraibana pelo Autismo tem mais de 1,2 mil inscritos e entrega de kits começa sexta-feira

Educação & Cultura1 dia ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA1 dia ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde1 dia ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 dia ago

Senadores se reúnem com Galípolo para discutir ampliação da autonomia do BC na terça

Nacional1 dia ago

Deputado Pedro Lucas Fernandes declina indicação para o Ministério das Comunicações

Segurança Pública1 dia ago

Vai à Câmara medida protetiva para menores de 14 anos vítimas de violência

Segurança Pública1 dia ago

CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental

Segurança Pública1 dia ago

CSP aprova a Política Nacional de Segurança Escolar

Educação & Cultura1 dia ago

Novo PNE: universidades defendem autonomia financeira e sistema nacional

Educação & Cultura1 dia ago

Adiada votação do uso de recursos parados da Educação

Segurança Pública1 dia ago

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Judiciário1 dia ago

O Oficial de Justiça no século XXI

CIDADE1 dia ago

Prefeitura promove Semana Municipal de Prevenção e Combate à Crueldade contra Animais

Educação & Cultura1 dia ago

Curso de Tecelagem da Fundac certifica 27 adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota

ENTRETENIMENTO1 dia ago

‘De Repente no Espaço’ tem Hipólito Moura (PI) e Helânio Moreira (RN) nesta quarta-feira (23)

Educação & Cultura1 dia ago

A Escola Estadual da Paraíba é a única da rede pública a representar o Brasil na competição internacional de robótica nos EUA

Educação & Cultura1 dia ago

Mulheres que estrearam tardiamente na literatura

Internacional1 dia ago

EUA: Universidades condenam interferência política de Trump

Internacional1 dia ago

Últimos sobreviventes visitam campo de Sachsenhausen

Internacional1 dia ago

Polícia russa caça jornalista crítica à guerra na Ucrânia

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura1 dia ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA1 dia ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde1 dia ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional5 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde1 semana ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde1 semana ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde1 semana ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional1 semana ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional1 semana ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional3 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br