Esporte
Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo de 2026

Ou apenas a segunda vez em seus 95 anos de história, o evento mais assistido do futebol e o troféu mais cobiçado serão disputados em solo americano: a Copa do Mundo da FIFA.
Ao longo de 39 dias, Estados Unidos, Canadá e México receberão outros 45 países, todos competindo pelo maior prêmio do futebol. A expectativa é grande, tanto que o presidente Donald Trump está criando uma força-tarefa dedicada.
“Este importante evento, que acontece durante a memorável ocasião do 250º aniversário do nosso país, representa uma oportunidade de mostrar o orgulho e a hospitalidade da nação, ao mesmo tempo, em que promove o crescimento econômico e o turismo por meio do esporte”, disse Trump em um comunicado da Casa Branca publicado em 7 de março. “Meu governo apoiará os preparativos por meio de um esforço governamental coordenado.”
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo de 2026:
Onde e quando acontecerá a Copa do Mundo de 2026?
De 11 de junho a 19 de julho de 2026, estima-se que 104 partidas serão disputadas nos EUA, México e Canadá. Serão 16 cidades-sede, 11 delas nos EUA. Todas as partidas, a partir das quartas de final, serão disputadas nos Estados Unidos, com a grande final marcada para o estádio MetLife, em Nova Jersey.
Outras cidades-sede dos EUA incluem Dallas, Kansas City, Houston, Atlanta, Los Angeles, Filadélfia, Boston, Seattle, Miami e Santa Clara, na área da Baía de São Francisco.
Como assistir à Copa do Mundo de 2026
Para os telespectadores dos EUA, a Copa do Mundo de 2026 será transmitida pela Fox Sports , com cobertura em espanhol também disponível na Telemundo.
Ainda não foi confirmado se haverá opções alternativas de visualização para os jogos da Copa do Mundo de 2026. No entanto, para a Copa do Mundo de 2022, assinantes de serviços de streaming como Hulu + Live TV e YouTube TV poderão assistir aos jogos nessas plataformas. A Fox Sports também disponibilizou replays completos das partidas em seu serviço de streaming gratuito, Tubi.
Quais seleções estarão na Copa do Mundo de 2026?
Esta edição da Copa do Mundo será a primeira a incluir 48 países, um aumento em relação aos 32 que disputam cada torneio desde 1998.
Como anfitriões, Estados Unidos, Canadá e México se classificaram automaticamente para o torneio. Outros países devem competir em eliminatórias contra nações do mesmo continente, seguidas por algumas eliminatórias intercontinentais para determinados países.
Irã, Japão, Nova Zelândia e a atual campeã Argentina já garantiram sua vaga no torneio. A escalação completa será definida após o término das eliminatórias, em março do ano que vem.
Como funciona o torneio?
Como mencionado, esta é a primeira vez que 48 países competirão na Copa do Mundo, então o formato mudou um pouco em relação às edições anteriores. O torneio começa com uma fase de grupos, com as equipes divididas em 12 grupos de quatro.
As equipes jogarão uma vez contra todas as outras nações do seu grupo, com as duas melhores avançando automaticamente. Das equipes que terminarem em terceiro lugar em cada grupo, as oito melhores equipes com base em sua pontuação total também avançam.
Isso deixa 32 equipes na competição, que vão para a fase eliminatória do torneio, chegando à final em 19 de julho.
Quem são os favoritos para vencer a Copa do Mundo de 2026?
As probabilidades podem mudar ao longo dos próximos 12 meses, mas já há alguns favoritos para levantar o troféu em Nova Jersey.
A atual campeã Argentina, com seu craque Lionel Messi , tentará manter seu status de campeã mundial vencendo torneios consecutivos, algo que o Brasil conseguiu pela última vez em 1962.
O próprio Brasil também é candidato à Copa do Mundo de 2026, tendo vencido a competição pela última vez em 2002. Apesar da decepção em torneios recentes, o Brasil ainda é a nação mais bem-sucedida na história da Copa do Mundo, com cinco títulos.
Enquanto isso, na Eurocopa do ano passado, a Espanha derrotou a Inglaterra por 2 a 1 na final, com o astro adolescente espanhol Lamine Yamal brilhando durante todo o torneio. Ambas as nações apostarão em si mesmas em 2026 para alcançarem patamares semelhantes.
A França tem um elenco repleto de estrelas, com jogadores jovens e promissores. O atacante do Real Madrid, Kylian Mbappé, espera liderar o ataque da França, desta vez sem máscara.
E 2026 provavelmente será a última oportunidade para Cristiano Ronaldo deitar as mãos ao único grande troféu que lhe escapou. O avançado português é considerado um dos melhores do futebol de sempre, mas terá 41 anos quando o Campeonato do Mundo começar em junho do próximo ano.
A seleção masculina de futebol dos EUA também tentará usar o fator casa para melhorar seu desempenho na Copa do Mundo de 2022 , na qual chegou à primeira fase da fase eliminatória.
O que exatamente é a força-tarefa do presidente Trump para a Copa do Mundo de 2026?
O presidente descreveu a Copa do Mundo do ano que vem como “o maior evento esportivo da história” e, como tal, designou uma força-tarefa específica para o torneio.
A força-tarefa prevista dará suporte às cidades-sede com esforços logísticos, já que cada local espera receber 450.000 visitantes e um impacto líquido estimado de US$ 480 milhões do comércio turístico.
Esta não é a primeira vez que um presidente organiza uma força-tarefa federal para ajudar a coordenar um evento esportivo internacional. O presidente Bill Clinton criou agências semelhantes para os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e para os Jogos Olímpicos de inverno de Salt Lake City, em 2002, ambos formados cerca de três anos antes do início dos respectivos jogos.

O que mais devemos observar?
Se você espera um espetáculo mais ao estilo do Super Bowl na final da Copa do Mundo em 19 de julho, então está com sorte. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou que um show no intervalo será realizado durante a final, com o Coldplay confirmado para comandar a apresentação.
E se você quiser ter uma ideia do que é um torneio de futebol um ano antes, os EUA sediarão a Copa do Mundo de Clubes da FIFA neste verão (no hemisfério norte). O torneio, com 32 equipes, contará com clubes de todo o mundo, jogando em 10 sedes diferentes pelo país, e a final também será disputada no Estádio MetLife. A força-tarefa de Trump também “auxiliará no planejamento, organização e execução dos eventos” em torno do torneio de 2025.
Alguns dos melhores jogadores do mundo que participarão da Copa do Mundo do próximo verão jogarão nos Estados Unidos este ano, incluindo o argentino Messi, que é o capitão do Inter Miami .