Esporte
Jogos Escolares e Paraescolares: etapa de João Pessoa será aberta nesta terça-feira (29), na Vila Olímpica

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza, nesta terça-feira (29), a abertura da etapa de João Pessoa dos Jogos Escolares e Paraescolares. O evento será às 16h30, no ginásio principal da Vila Olímpica Parahyba e vai contar com o desfile das escolas privadas, municipais e estaduais que compõem a 1ª Gerência Regional de Educação (GRE).
Na abertura, haverá o acendimento da tocha olímpica e o juramento do atleta e ainda apresentações culturais. Essa etapa será realizada até o dia 23 do mês de maio e os atletas e instituições que são campeões garantem vaga para a fase estadual, a ser realizada no início do segundo semestre.
“Os Jogos já iniciaram em diversos GREs do Estado e, agora, será uma vez da etapa de João Pessoa iniciar as disputas. Será uma festa belíssima e na principal casa do esporte paraibano, que é a Vila Olímpica, para que mais uma vez possam mostrar sua excelente estrutura a esses jovens atletas, que vão representar suas escolas nesse grande evento”, destacou Lindolfo Pires, secretário da Sejel.
As modalidades de disputa são: futsal, basquete, voleibol, handebol, natação, atletismo, tênis de mesa, taekwondo, karatê, badminton, judô, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica, ginástica artística e luta livre. As competições ocorrem na própria Vila, no ginásio Ronaldão, ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação da Polícia Militar, praia do Cabo Branco e ginásio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB).
“Este ano, só nessa etapa de João Pessoa foram mais de três mil inscritos na faixa etária entre 12 e 17 anos, com mais de 100 escolas participantes. O detalhe é que não existe nenhum tipo de taxa para participar, ou seja, é totalmente gratuito”, frisou José Hugo, coordenador-geral dos Jogos.
Neste ano de 2025, os Jogos Escolares e Paraescolares já foram realizados nos GREs de Itabaiana, Itaporanga, Campina Grande, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e Mamanguape.