Esporte
Carlos Prates, Poatan… Nenhum brasileiro venceu uma luta principal do UFC em 2025
Lutadores do Brasil não sabem o que é vencer um ‘main event’ este ano; Carlos Prates foi o sexto derrotado

Uma maldição paira sobre os atletas brasileiros em 2025. A derrota de Carlos Prates no último sábado (26) para Ian Machado Garry, no octógono do UFC Kansas City, foi a sexta sofrida por lutadores do Brasil em eventos principais. Os combatentes nacionais perderam todas às vezes que encabeçaram os cards este ano.
Mackenzie Dern x Amanda Ribas
Mackenzie Dern derrotou Amanda Ribas após aplicar chave de braço.
Tudo começou logo no primeiro evento promovido pelo Ultimate este ano. Na ocasião, um Fight Night no Apex, não tinha a possibilidade de o Brasil perder a luta principal. As duas lutadoras que encabeçavam o evento eram brasileiras: Mackenzie Dern e Amanda Ribas. Mas há um detalhe nas nacionalidades que vale a pena ser mencionado.
Mackenzie Dern nasceu em Phoenix, nos Estados Unidos. Filha de brasileiro, ela cresceu entre o estado do Arizona (EUA) e o Brasil. Por isso, tem dupla nacionalidade. Dern é fluente em inglês e português e atua no UFC sob a bandeira brasileira. Por outro lado, Amanda Ribas é nascida e criada em Varginha, Minas Gerais. É onde treina e mora até hoje. E naquele 11 de janeiro, foi a derrotada por finalização no fim do terceiro round.
Islam Makhachev x Renato Moicano
I. Makhachev derrotou R. Moicano no UFC 311.
Uma semana depois, um ‘main event’ inusitado: Islam Makhachev e Renato Moicano. O casamento da luta só aconteceu devido a um contratempo que escalou o brasileiro para o duelo um dia antes do UFC 311. Moicano encabeçou o card no lugar de Arman Tsarukyan. No dia da pesagem, o russo foi retirado do evento devido a uma lesão nas costas.
‘Money’ estava relacionado para se apresentar na ocasião. O peso-leve (até 70,3kg.) iria lutar com Beneil Dariush no card principal. Ele bateu o peso e foi catapultado à luta principal. Com isso, ganhou a oportunidade de ganhar o cinturão da categoria. Mas o sonho durou pouco. Ainda no primeiro round, Renato Moicano foi finalizado pelo número 1 peso-por-peso, Islam Makhachev.
Jared Cannonier x Gregory Rodrigues
Jared Cannonier venceu Gregory Robocop por nocaute no UFC Vegas 102.
A maldição brasileira das lutas principais voltou a dar as caras no mês seguinte. No dia 15 de fevereiro, mais um evento foi promovido pelo UFC no Apex. Gregory ‘Robocop’ fez a luta principal do UFC Vegas 102 contra o veterano Jared Cannonier. Resultado do duelo? O brasileiro derrotado por nocaute no quarto round.
Alex Poatan x Magomed Ankalaev
Alex Poatan e Magomed Ankalaev em encarada antes da luta
O Brasil voltaria a ser representado em uma luta principal no UFC 313. E não era qualquer luta. Uma colisão importantíssima esperada pelos fãs de MMA, principalmente pela torcida verde e amarela. Alex Poatan finalmente mediria forças com Magomed Ankalaev. O cinturão dos meio-pesados (até 93kg.) estava em jogo. Infelizmente, o russo levou a melhor.
O desenrolar da luta ainda dói na cabeça daqueles que têm Poatan como ídolo. Depois de muita troca de farpas e ataques de Ankalaev ao então campeão, a coisa foi decidida no octógono favoravelmente ao desafiante. Preocupado com a defesa de quedas e possíveis ataques do russo, Alex não conseguiu impor seu jogo e, ao final de cinco rounds os juízes, deram a vitória de forma unânime para Ankalaev, pondo fim a uma sequência de cinco vitórias do ‘Mãos de Pedra’.
Volkanovski x Diego Lopes
Alexander Volkanovski (dir) em vitória sobre Diego Lopes (esq) no UFC 314.
A manifestação seguinte da ‘Maldição do main event‘ também seria em uma luta pelo cinturão. No UFC 314, no dia 12 de abril, Alexander Volkanovski e Diego Lopes mediram forças para saber quem ficaria com o cinturão dos penas (até 65,7kg.). O título ficou vago depois que Ilia Topuria subiu para a divisão dos leves.
O combate foi intenso, mas o brasileiro radicado no México levou a pior. Após cinco rounds quentes, o veterano voltou a ostentar o cinturão da categoria pela decisão unânime dos juízes.
Ian Garry x Carlos Prates
Ian Garry derrotou Carlos Prates no UFC Kansas City.
No evento seguinte, a derrota mais recente para a nação. Depois de muito ‘trash talking’ dos dois lados, Ian Garry e Carlos Prates protagonizaram uma luta intensa em Kansas City. Um espetáculo sobre o octógono. E, embora o brasileiro tenha tido uma excelente chance no último minuto, ‘The Future’ levou a melhor e foi o vitorioso na decisão unânime dos juízes. Essa foi a primeira derrota de Carlos Prates após cinco apresentações no UFC.