CIDADE
Funjope inicia pagamento do edital Multiáreas, do Fundo Municipal de Cultura

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), iniciou o pagamento do edital Multiáreas, do Fundo Municipal de Cultura (FMC), para que fosse disponibilizado o valor total de R$ 1.300.000,00. O valor pago, de R$ 700 mil, corresponde às duas primeiras parcelas de um total de quatro para 69 projetos contemplados.
“É realmente uma satisfação conseguir anunciar o pagamento desse edital do Fundo Municipal de Cultura, um compromisso nosso, de gestão, que estamos conseguindo honrar. Estamos fazendo um investimento razoável com recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa. Isso é um estímulo do prefeito Cícero Lucena para todas as áreas de cultura que desenvolvemos”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele ressalta que a marca da Funjope e da Prefeitura tem sido acolhedora a maior diversidade possível das culturas da cidade, e o FMC é o instrumento utilizado para isso.
“Queria parabenizar toda a equipe da Funjope, que tem se dedicado para resolver as questões dos nossos editais, e também agradecer e parabenizar pela confiança a todos os artistas, coletivos e os projetos contemplados. A partir de agora, a Funjope conta também com essa história, e a cidade recebe, durante todo o ano de 2025, um grande conjunto de projetos e de ações culturais desenvolvidos próprios pelos artistas a partir do financiamento do Fundo Municipal de Cultura”, pontua.
Edital Multiáreas – O Edital Multiáreas selecionou projetos nas áreas de música, dança, teatro, circo, culturas populares, artes visuais, fotografia, audiovisual e artes integradas que acontecem no período de 2024/2025.
O valor pago significa um importante aporte de recursos para premiar a produção e, principalmente, para os agentes culturais e artistas de João Pessoa. Lançado junto com o edital João Balula, o edital Multiáreas tem grande importância para a Funjope e para a Prefeitura de João Pessoa porque contribui para restaurar uma política de cultura forte na cidade.
Este foi o primeiro edital lançado na área de multiculturas desde 2016, utilizando o Fundo Municipal de Cultura e, para que fosse construído, a Funjope realizou um intenso diálogo com os fóruns de cultura, movimentos culturais e Conselho Municipal de Cultura.