CIDADE
Prefeitura discute programas de apoio a pequenos empreendedores e na área cultural com Caixa e Sebrae
Os microempreendedores de João Pessoa terão uma oportunidade especial de sair da crise com implantação do projeto Volta por Cima, que vai garantir crédito para pequenas empresas. O financiamento para realizar o programa foi tema de uma reunião entre o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, na tarde desta sexta-feira (22) no Paço Municipal.
“Estamos vendo de forma operacional e concreta as parcerias entre a Caixa Econômica e a cidade de João Pessoa. Um deles trata do fortalecimento da economia com a perspectiva de financiamento do programa Volta por Cima”, explicou o prefeito. De acordo com ele, o programa será fundamental para o cumprimento de algo importante no momento de crise. “Serão empréstimos desenhados para aqueles com dificuldade em seus negócios ou os que precisam e querem abrir seu pequeno negócio”, explicou.
O presidente Pedro Guimarães afirmou que o banco possui total interesse em ajudar o município nas questões expostas. Já a senadora Daniela Ribeiro comemorou a unidade dos envolvidos. “Estamos felizes acerca do Volta por Cima, anunciado na campanha de Cìcero, porque agora, junto com a Caixa e o Sebrae, temos a perspectiva de que o programa vai acontecer”, comemorou.
O Sebrae, por sua vez, vai fazer parte do projeto garantindo capacitação se pessoal. “Nos associamos a todo este esforço para que possamos gerar desenvolvimento, emprego e renda. Vamos capacitar os interessados e fazer toda a consultoria de acompanhamento para que todos os que contraiam o empréstimo sejam bem sucedidos”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Luiz Alberto Amorim.
Outro tema em pauta foi o apoio a atividades culturais, projeto também previsto na atuação da Caixa. “Buscamos um apoio que o banco tem a capacidade de garantir para a nossa Orquestra Sinfônica Municipal. Este é um programa social riquíssimo em termos de oportunidades para os nossos jovens, focado nas famílias em dificuldade financeira ou que têm filhos em condições de risco. Com a agilidade que a Caixa tem imprimido em suas ações, tenho certeza que alcançaremos em breve estes objetivos”, disse o presidente da Caixa.
“Uma coisa muito importante para a Caixa é o apoio às crianças carentes, pessoas com deficiência. Conversamos justamente no sentido de expandir esse apoio à orquestra, o que já fazemos em outros estados. Uma conversa de maneira aberta e matemática é excelente para nós porque, quando fazemos uma obra que ajuda a população tanto do ponto de vista do emprego quanto da qualidade de vida, atingimos exatamente o que queremos”, afirmou o presidente.
Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito da Capital, Leo Bezerra, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, os secretários municipais do Planejamento, José William Montenegro, do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, da Gestão Governamental, Diego Tavares, o executivo de Finanças, Bruno Sitônio, e o diretor presidente da Funjope, Marcos Alves.