Politíca
Tovar pede a Governo criação da Política de Atenção à Saúde Mental das Vítimas e Familiares de Vítimas da covid-19
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) pediu por meio de Requerimento 11.415/20 apresentado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que o Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde crie e institua uma Política de Atenção à Saúde Mental das Vítimas e dos Familiares de Vítimas da covid-19. Para o deputado, as consequências da doença, relacionadas aos impactos na saúde mental, também são preocupantes.
“Cientes da necessidade de uma regulação mais específica para essa temática, sugerimos que a Secretaria de Saúde institua uma Política de Atenção à Saúde Mental das Vítimas e dos Familiares de Vítimas da covid-19, com a execução de ações e serviços a ela relacionados por meio dos seus recursos humanos e materiais já disponíveis no sistema de saúde estadual”, destacou Tovar ao lembrar da luta desenvolvida durante a campanha do Janeiro Branco cujo objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
De acordo com o deputado, a realização de campanhas de conscientização acerca da importância da assistência à saúde mental das vítimas da covid-19 ou de familiares de vítimas que necessitem deste tipo de atendimento é de importante para o programa sugerido. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 constatou ansiedade em 86,5% dos participantes; transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados.
“Esse programa contribuirá para a melhoria do cuidado da saúde mental neste momento de crise. Por isso, apelamos ao Governo do Estado que se sensibilize com o atual momento por que passamos, principalmente as famílias que perderam pessoas queridas para essa doença que nos afeta de todas as formas”, afirmou Tovar.