Connect with us

Educação & Cultura

O que é Equidade?

No Brasil,vivemos em uma sociedade desigual? Provavelmente a sua resposta para essa pergunta é sim, indicando que nem todos têm acesso igual aos recursos econômicos, políticos, sociais e jurídicos da sociedade em que vivemos. Mas você saberia dizer se prefere viver em uma sociedade com igualdade ou com equidade? Qual das duas é mais justa? Bem, a resposta para essas questões é mais complexa do que parece, e para encontrá-la é preciso saber o que é equidade e como ela se manifesta socialmente.

A estrutura básica de uma sociedade democrática é sustentada por suas instituições políticas, sociais e econômicas, sendo que as suas condições de justiça são baseadas no princípio da igualdade dos direitos e deveres. Entretanto, apesar de todos terem direitos iguais, sabemos que nem sempre esses direitos são efetivos a todos de maneira justa.

Dessa forma, uma sociedade com equidade busca corrigir os desequilíbrios que existem, a partir da aplicação correta de direitos fundamentais como os Direitos Humanos. Isso porque, muitas vezes, o tratamento igual entre diferentes pessoas pode favorecer a desigualdade. Meio complicado, não?  É por isso que vamos falar sobre esse tema neste texto, que inaugura o  projeto Equidade

Este projeto é uma parceria entre o Politize! e o Instituto Mattos Filho, que tem como objetivo apresentar, de forma simples e didática, os Direitos Humanos – desde os seus principais fundamentos e conceitos aos seus impactos em nossas vidas. Preparado(a) para entender o que é equidade e o que ela tem a ver com os Direitos Humanos? Então vem com a gente!

Qual a diferença entre equidade e igualdade

Um primeiro passo para compreender esse tema é entender o que realmente significa equidade e como este conceito se difere da igualdade. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade é definida como uma disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um. Isto é, o significado de equidade revela um senso de justiça em que o tratamento ou modo de agir em relação à determinada pessoa deve se dar com base no reconhecimento das características individuais e necessidades específicas dessa pessoa.

Já a igualdade é baseada no princípio da universalidade, ou seja, de que todos devem ser regidos pelas mesmas regras e devem ter os mesmos direitos e deveres. A igualdade é um dos pilares da cidadania, que pode ser entendida como “o direito a ter direitos”. A cidadania gera um espaço de igualdade entre os indivíduos que se tornam cidadãos, pois eles  passam a desfrutar dos mesmos direitos civis e políticos estabelecidos na sociedade, como o direito à liberdade, o direito ao voto, o direito à propriedade, entre outros. 

Exemplos da diferença entre igualdade e equidade

Quando pensamos em direitos sociais, como os direitos à saúde e à educação, aspectos individuais devem ser levados em consideração para que cada pessoa tenha um nível decente de bem estar. Entretanto, o princípio da igualdade tende a distribuir os direitos de maneira igualitária e universal, esquecendo as diversas diferenças existentes entre os indivíduos.  Podemos pensar em uma situação hipotética para ilustrar essa questão.

Imagine uma criança que não sabe falar e escrever em inglês entrando em um colégio em que todos os alunos têm o inglês como língua nativa. De maneira igualitária, os alunos recebem as mesmas aulas de inglês como uma disciplina obrigatória. É certo que a criança que não fala inglês e nunca teve contato com o idioma terá muito mais dificuldades em acompanhar as aulas e entender o conteúdo.  Nesse caso, o tratamento igualitário não está contribuindo para ajudar essa criança, mantendo a diferença existente entre ela e o restante da classe.

Assim, o ideal seria tratar esse novo aluno de maneira diferenciada, reconhecendo as suas características específicas e dando as condições necessárias para que possa acompanhar as aulas de inglês, fazendo com que ele não saia em desvantagem em comparação com o resto da classe. Esse seria um tratamento com base na equidade. Com isso, é possível perceber que, no sentido de justiça, a equidade é uma adaptação de uma norma geral (nesse caso, as aulas de inglês obrigatórias) a situações específicas (nesse caso, a oferta de mais aulas de inglês ao aluno que não domina o idioma).

Outro exemplo em que podemos observar a diferença entre equidade e igualdade diz respeito à imagem abaixo. Nela, é ilustrado como a aplicação do princípio da igualdade pode beneficiar uns e causar desvantagens para outros.

A distribuição de bicicletas iguais para todos os indivíduos resulta em uma realidade injusta e desigual, pois nem todos conseguem utilizar a bicicleta de maneira ideal. Já com aplicação do princípio da equidade, bicicletas diferentes são distribuídas conforme a necessidade de cada um. Isso resulta em uma realidade mais justa, em que todos conseguem utilizar as bicicletas da melhor maneira possível, pois as características e as diferenças de todos foram atendidas.

Dessa forma, os direitos e as suas aplicações, por mais fundamentais que sejam, devem levar em conta as especificidades de diferentes pessoas e devem ser pensados da maneira mais democrática possível, para que ninguém seja excluído ou desfavorecido. É por isso que os Direitos Humanos têm a equidade como princípio essencial para sua efetivação. 

A relação entre Equidade e Direitos Humanos

Os direitos têm como objetivo regular as práticas sociais e os vínculos que são estabelecidos entre indivíduos e grupos dentro de uma sociedade. Nesse sentido, foi com base nos princípios de igualdade e liberdade que grande parte dos direitos fundamentais foram construídos nos Estados modernos, principalmente após o século XVIII com a Revolução Francesa, que influenciou e impulsionou os direitos civis e políticos ao redor do mundo.

 Entretanto, foi somente no século XX, com o surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, devido à devastação gerada pela Segunda Guerra Mundial, com enormes violações de Direitos Humanos dentro dos Estados, que esses direitos ganharam uma magnitude internacional. Isso ocorreu com a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, pela ONU. Se você quiser saber mais sobre esse processo, pode conferir o nosso texto sobre a história dos Direitos Humanos.

A Declaração representa o primeiro documento que propõe a proteção de todos os seres humanos ao redor do mundo, garantindo que todos tenham as condições para levar uma vida digna, com o direito à liberdade, justiça, educação, saúde, entre outros. Ela simboliza a instituição do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos. Também te explicamos tudo sobre ele no  nosso texto sobre o Sistema Internacional e os tratados internacionais de Direitos Humanos.

O que é equidade?

O estabelecimento dos Direitos Humanos mundialmente proporcionou que grupos historicamente vulneráveis e desfavorecidos, que sofreram com opressões, discriminações e preconceitos, ganhassem um suporte jurídico na defesa de suas vidas com dignidade. Com isso, o princípio de justiça resguardado pelos Direitos Humanos, em sua essência, é possibilitar que toda e qualquer pessoa, sem exceção, tenha acesso a todos os recursos necessários para ser capaz de viver dignamente.

Isso significa que há o reconhecimento de que indivíduos ou grupos específicos têm necessidades específicas e devem receber um tratamento que atende essas necessidades. Sendo assim, a visão de justiça dos Direitos Humanos colabora para a promoção da equidade, pois além de serem universais, buscam reduzir as desigualdades existentes por meio do reconhecimento das necessidades específicas de cada um.

Equidade na promoção de justiça social

Mas mesmo com tudo o que foi construído, os Direitos Humanos ainda enfrentam obstáculos na sua efetivação, já que a sociedade em que vivemos é desigual e casos de discriminação e violência ainda são uma realidade. Então, de que forma o princípio da equidade pode contribuir para uma sociedade mais justa? Para ajudar a refletir sobre isso, vejamos algumas situações e exemplos práticos da aplicação desse princípio em conjunto com os Direitos Humanos no Brasil e no mundo.

A equidade na saúde

Os Direitos Humanos consideram que a saúde é um direito fundamental inerente ao exercício da  cidadania. O Comitê dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas, inclusive, reafirmou nos anos 2000, que o direito à saúde deve ser entendido não apenas pela garantia de acesso aos cuidados médicos apropriados, mas também quanto aos determinantes de saúde, como o acesso à água potável e ao saneamento, a segurança alimentar, a moradia adequada etc. 

Desse modo, a promoção da equidade é vista como uma prática indispensável para que a saúde seja garantida a todos sem discriminação. Isso porque a superação da desigualdade em saúde exige que políticas públicas sejam formuladas de maneira a reconhecer as diferenças sociais da população brasileira. Só assim a particularidade de cada grupo pode ser atendida da forma mais apropriada possível.

Vejamos um caso hipotético. Imagine que um homem com aproximadamente 30 anos esteja passando mal, com febre e dores no corpo, e resolve ir até a emergência de um hospital para procurar auxílio médico. Na emergência, só há um médico disponível para atendê-lo e enquanto estava aguardando ser chamado, uma mulher vítima de um grave acidente de carro chega às pressas de ambulância e precisa urgentemente passar por uma cirurgia. Apesar de ambos terem igualmente o direito à saúde e o homem ter chegado antes no hospital, o princípio da equidade na saúde prevê que a mulher tenha prioridade para ser atendida, por estar em uma situação muito mais vulnerável, sendo que o único médico disponível terá que realizar a sua cirurgia primeiro.

No Brasil, com o estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Constituição Federal de 1988, a equidade foi determinada como uma diretriz a ser implementada. E, segundo o Ministério da Saúde do Brasil, após a publicação da Portaria nº 2.436, promover a equidade é: 

ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender à diversidade” (n.p). 

Ou seja, fica evidenciado que o atendimento à saúde será individualizado, conforme as exigências específicas de cada um, devendo ser oferecido mais a quem precisa mais e menos a quem necessita de menos.

A equidade e a questão étnico-racial

Outra situação prática da aplicação do princípio da equidade relaciona-se à questão étnico-racial. A herança da escravidão da população negra no mundo representa séculos de exploração e discriminação contra milhões de pessoas ao longo da história apenas em razão de suas cores de pele. Isso significa que os povos escravizados se submeteram a condições degradantes de vida durante anos, gerando uma desigualdade social entre esse povo e os demais que foram favorecidos socioeconomicamente.

O que é equidade?

A lacuna deixada como consequência desse período histórico coloca, ainda hoje, a população negra em uma situação desfavorável do ponto de vista social, político e econômico. Em países como os EUA, os afrodescendentes enfrentam dificuldades para completar os seus estudos na infância, obtendo uma média de notas inferior em comparação à média dos estudantes brancos. Segundo Melba Vasquez (2011), presidente da Associação Americana de Psicologia, a disparidade educacional nos EUA é um problema com grandes custos sociais, gerando efeitos negativos para gerações.

Aqui no Brasil a realidade não é muito diferente. Segundo o IBGE, em 2017, a taxa de analfabetismo entre negros era de 9,3%, enquanto que entre brancos era de 4%. Dessa forma, para que se estabeleça a equidade entre os grupos na educação, é preciso que mecanismos de reparação histórica sejam adotados a partir de políticas públicas. 

Um exemplo no caso brasileiro foi a adoção de ações afirmativas, que estabelecem cotas raciais para o ingresso em instituições públicas de ensino superior. Na perspectiva dos Direitos Humanos, as ações afirmativas atuam para acelerar o processo de igualdade, oferecendo tratamento especial ao grupo historicamente oprimido, oferecendo-lhe a oportunidade de entrada em universidades e institutos de ensino no país em condições mais favoráveis

Conclusão

A adoção de políticas baseadas na equidade carrega valores humanitários que buscam melhorar a sociedade em seus diversos campos. As desigualdades ainda estão muito presentes em nossa realidade e o princípio da igualdade mostrou-se insuficiente para  as reduzir, por não reconhecer as necessidades próprias que muitos indivíduos e grupos têm. 

É possível perceber que, em determinadas situações, o tratamento igual pode colaborar para que a desigualdade e a diferença entre grupos sociais seja mantida ou, até, aprofundada – principalmente em relação a grupos vulneráveis, que necessitam de um atendimento especializado, que seja adequado às suas condições e especificidades. 

Já imaginou se ao construir um espaço público de lazer esquecemos das pessoas com deficiências e não colocamos sinalizações e uma estrutura adequada para que possam ter acesso? É evidente que estaríamos excluindo pessoas do seu direito como cidadãos de frequentar um espaço público, promovendo a desigualdade de acesso.

Este projeto baseia-se no princípio da equidade, que lhe dá seu nome, pois busca colaborar com o alcance da justiça social. Isso porque, acreditamos que a divulgação e disseminação de conhecimento sobre os Direitos Humanos pode contribuir para uma sociedade mais democrática e justa. 

Equidade será dividido em nove grandes temas de Direitos Humanos, cada um com uma série de textos envolvendo a temática. Para dar contexto, o projeto tem início com o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos e segue para os Direitos da Mulher, os Direitos Étnicos-raciais, os Direitos dos Refugiados e Migrantes, os Direitos das Pessoas com Deficiência, os Direitos LGBTQIAP+, os Direitos das Crianças e Adolescentes, os Direitos dos Idosos e a Liberdade Religiosa. Esperamos que confiram os nossos conteúdos e compreendam todas as dimensões desses direitos tão importantes para todos nós. 

Se quiser, escute nosso podcast complementar ao assunto do texto:

Autores:

Bárbara Correia Florêncio Silva
Eduardo de Rê
Helórya Santiago de Souza
Julia Piazza Leite Monteiro
Luíza da Camara Chaves
Marcella Caram Zerey
Marília Lofrano
Yvilla Diniz Gonzalez

Fontes:

1- Instituto Mattos Filho;

2- AZEVEDO, Mário L. N. Igualdade e Equidade: Qual é a medida da Justiça Social?. Avaliação, Campinas – SP, vol. 18, nº 1, p. 129-150, mar. 2013.

3- AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Ethnic and Racial disparities in Education: Psychology’s Contributions to Understanding and Reducing Disparities. Report of the APA Presidential Task Force on Educational Disparities, 2012. Disponível em: <https://www.apa.org/ed/resources/racial-disparities.pdf>. Acesso em 14 de dezembro de 2020.

4-  BARROS, Fernanda; SOUSA, Maria. Equidade: seus conceitos, significações e implicações para o SUS. Saúde Soc. São Paulo, vol. 25, nº 1, p. 9-18, 2016.

5- BRASIL. Política Nacional de Atenção Básica. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436. 2017. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html>. Acesso em 14 de dezembro de 2020.

6- CUNHA, Maria C. et al. Direitos humanos e equidade: um olhar sobre as políticas de ações afirmativas na educação superior no Brasil. Revista Educação Online, n. 16, p. 66-89, mai/ago. 2014. Disponível em: <http://www.equidade.faced.ufba.br/sites/equidade.oe.faced.ufba.br/files/acoes_afirmativas_eudes_penildon_maria_couto_educonline_puc-rio.pdf>. Acesso em: 14 de dezembro de 2020.

7- Dicionário Michaelis Online. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?id=dpWV>. Acesso em: 14 de dezembro de 2020.

8-  FELDENS, Guilherme; KRETSCHMANN, Ângela. A Concepção de Direitos Humanos e Fundamentais na Teoria da Justiça como Equidade. Trans/form/ação, Marília, vol. 40, nº 4, p. 187-208, out/dez. 2017.

10-  GOMES, Nilma. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE, vol. 27, nº 1, p. 109-121, jan/abr. 2011.

11- GUY, Mary; MCCANDLESS, Sean. Social Equity: Its Legacy, Its Promise. Public Administration Review. The American Society for Public Administration, vol. 72, Iss S1, p. 5-13, 2012.

12- MCKOWN, Clark. Social Equity Theory and Racial-Ethnic Achievements Gaps. Child Development, vol. 84, nº 4, p. 1120-1136, jul/ago. 2013.

13- NOGUEIRA, Vera. Direitos Humanos – A Antinomia Igualdade x Equidade. Mesa de trabalho – Direitos Humanos. Artigo online. Disponível em: <http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-017-038.pdf>. Acesso em: 14 de dezembro de 2020.

14- SVARA, James; BRUNET, James. Social Equity is a Pillar of Public Administration. Journal of Public Affairs Education, vol. 11, nº 3, p. 253-258, 2005.

Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário56 segundos ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário6 minutos ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário12 minutos ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura15 minutos ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde17 minutos ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte24 minutos ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional42 minutos ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional45 minutos ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional48 minutos ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional50 minutos ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional53 minutos ago

Desemprego global deve persistir perto da mínima histórica de 5% em 2025

Internacional55 minutos ago

Número de crianças deslocadas pela violência no Haiti sobe 48% desde setembro

Judiciário59 minutos ago

Moraes nega reconhecimento de visita íntima em cadeias como direito fundamental

Judiciário1 hora ago

Jurisprudência em Teses apresenta novos entendimentos sobre direitos da criança e do adolescente

Judiciário1 hora ago

Ampliação das licenças maternidade e paternidade avança no Senado em 2025

CIDADE1 hora ago

Prefeitura de Cabedelo realiza ações de educação ambiental durante todo o mês de janeiro

Segurança Pública1 hora ago

Sem “kids” pretos, Exército cria nova unidade especial: inteligência artificial e alta precisão — De onde veio a ideia e o que ela promete

Segurança Pública1 hora ago

Tropas expulsas por recusar vacina contra COVID-19 podem voltar: Qual o custo e as consequências para as Forças Armadas?

Segurança Pública1 hora ago

Polícia Militar apreende três armas de fogo na zona norte de João Pessoa

Segurança Pública1 hora ago

OPERAÇÃO VERÃO: PM apreende cinco armas de fogo e frustra criminosos em João Pessoa

Segurança Pública1 hora ago

NO SERTÃO: Mais dois investigados são presos após investigações da Polícia Civil

Segurança Pública2 horas ago

‘24 HORAS’: Polícia Civil recupera em Bayeux carro que havia sido roubado em João Pessoa

Esporte2 horas ago

Botafogo/PB vence Auto Esporte por 1 × 0, conquista 3ª vitória seguida e lidera Campeonato Paraibano

Politíca2 horas ago

Deputado Cabo Gilberto representa a Paraíba na posse de Donald Trump em Washington

Politíca2 horas ago

O Partido Liberal-PL em Ascensão: Um olhar sobre o contexto político em João Pessoa

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Reforma Tributária: O que muda para o agronegócio com as novas regras?

Nacional19 horas ago

Equipe econômica enfrenta rachas e desafios internos no governo Lula

Esporte20 horas ago

Arrascaeta sobre retorno ao Flamengo: ‘Não me sinto bem na parte física’

Esporte20 horas ago

Whittaker se diverte com Adesanya, zomba de Poatan e recusa luta nos meio-pesados: ‘Nem pensar!’

Esporte20 horas ago

F1: Equipe de gerenciamento de Verstappen nega rumores de ida para Aston Martin

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura22 horas ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde22 horas ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional22 horas ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional22 horas ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte1 dia ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional3 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde3 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA3 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde4 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde4 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br