Connect with us

Educação & Cultura

Entenda por que o lockdown é um dos maiores crimes já praticados contra a humanidade

A prática radical de confinar forçadamente os cidadãos em suas próprias moradias é uma atitude inédita no mundo livre e democrático. Nunca antes tão grande despotismo foi implantado, repentinamente, sob qualquer que fosse o arremedo de justificativa, em culturas fundamentadas nos valores que garantiram o progresso civilizacional até os dias de hoje. O atual cenário internacional não surpreenderia os pais fundadores de qualquer nação grandiosa apenas pela ousadia inata a esse ineditismo totalitário, até porque, como já prenunciava Thomas Jefferson, “o preço da liberdade é a eterna vigilância”, pressupondo a constante espreita ditatorial de grupos perversos, mas também, e principalmente, pela passividade dos povos em lidar com a violação íntima de seus direitos naturais.

Entrar no mérito dos resultados do famigerado lockdown deveria, num estado de sanidade social básica, ser encarado como um absurdo colossal tanto quanto priorizar a discussão da qualidade do enterro de uma vítima de assassinato criminoso com requintes de crueldade, em detrimento de repudiar, rechaçar e punir a atrocidade, mas, parafraseando Jesus Cristo, “por causa da dureza de vossos corações” em enxergar as nuances vivas da realidade, tal enfoque ainda pode ser pertinente no intento de alertar os indivíduos sobre o âmago do mal. É importante deixar claro já de partida que o ônus da prova cabe ao propositor da medida atípica que, implantada, impacta um grande universo de pessoas, que será obrigado a segui-la, ou seja, cabe aos executores e entusiastas do lockdown provar a sua suposta eficácia para conter a pandemia, ou ao menos que ela é muito provável, considerando que não entrou-se no mérito se é moral, cultural e politicamente concebível. No entanto, não há tal evidência, ao contrário, há indícios expressivos de que o referido autoritarismo de roupagem sanitária agrava os efeitos da pandemia. Os cinco países com maior número de mortes por Covid-19 (até 20/01/2021) por milhão de habitantes são Bélgica, Eslovênia, Itália, Bósnia e República Tcheca, respectivamente. Os governos dessas nações são exemplos de praticantes rígidos e incansáveis do confinamento forçado, fechando o comércio e atentando brutalmente contra a liberdade de seu povo, tendo todos eles implantado seus primeiros lockdowns ainda no primeiro semestre de 2020, no início da pandemia ou mesmo antes de ela ser decretada pela OMS.

O confinamento compulsório, restringindo a população a saídas para compras no supermercado ou em farmácias, além de atendimento médico, tem como tese o pretenso “achatamento da curva” de contaminações, o que reduziria o número de internações, coibindo a superlotação do em geral precário sistema de saúde e as mortes por negligência que seriam oriundas de tal cenário. Entretanto, essa ideia jamais foi testada em grande escala ou com dados confiáveis e considera um pressuposto frágil: o de que meramente reduzir as possibilidades legais de lugares e estabelecimentos a serem frequentados inibiria a circulação do vírus. O que dois notórios estudos, feitos nos Estados Unidos e na Espanha, apontam é que, no caso do país europeu, pessoas que não trabalham em funções consideradas pelos governos como essenciais, como segurança pública, serviços de saúde e supermercado, tendo suas rotinas mais restritas pelo lockdown, se contaminaram (6,3% de infectados) mais do que aquelas que estavam saindo praticamente todos os dias de sua moradia para trabalhar várias horas diárias nos referidos setores (5,3% de infectados); e, no caso dos americanos, 66% dos hospitalizados infectados pelo Covid-19 do estado de Nova York estavam sob o regime de confinamento antes da contaminação. Isso pode ser explicado pelo fato de que as pessoas, ao se contaminar nos locais de circulação permitida, retornam para seus lares, onde, em geral, vivem aglomeradas junto ao seu respectivo núcleo familiar, que outrora tinha seus membros revezando a presença na moradia, entre rotinas de aula, expediente e lazer. Essa sistemática, somada à deterioração da imunidade dos confinados, deficientes em vitamina D pela baixa exposição ao Sol, sedentárias, depressivas e naturalmente mais desleixadas com autocuidados básicos, deve contribuir para a maior incidência de contaminações no grupo mais afetado pelo lockdown.

Poucas nações se opuseram ao totalitarismo voraz e insaciável da quarentena generalizada imposta, entre eles o Brasil, que por meio de seu governo federal rechaçou veementemente tal prática, inclusive em pronunciamento televisivo do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o Supremo Tribunal Federal retirou a prerrogativa constitucional do chefe de Estado nacional de decidir sobre tal política (“Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: II – cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;“), delegando-a aos governadores e ditando que os prefeitos só podem aceitar ou agravar as diretrizes restritivas do governo de seu respectivo estado. Após incessantes críticas e ataques midiáticos ao presidente, impulsionados pela grande ânsia por dinheiro público, fomentada pelos permissivos decretos de Calamidade Pública, um artigo da renomada revista científica The Lancet admitiu, no dia 19 de setembro de 2020, que “as evidências sugerem que ele (Jair Bolsonaro) estava certo” sobre sua postura para com a política de lockdown.

O lockdown não pode jamais ser respeitado; é um grande crime contra a humanidade, porque atenta contra a liberdade básica dos cidadãos ilibados, é o motivo da crise econômica que gerou a perda de cerca de 400 milhões de empregos em todo o mundo, aniquilando o sustento das pessoas, expondo-as a inúmeras enfermidades e mazelas. Além disso, é um crime hediondo contra a Constituição Federal do Brasil, que determina expressamente que o cerceamento radical dos direitos fundamentais da população, inclusive o de ir e vir, só é permitido quando o presidente da República solicita Estado de Sítio e o Congresso Nacional referenda o ato: 

Art. 137. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de:

I – comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;
II – declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
Parágrafo único. O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta.”.

Art. 139. Na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no art. 137, I, só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas:

I – obrigação de permanência em localidade determinada;

II – detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns;
III – restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei;

IV – suspensão da liberdade de reunião;

V – busca e apreensão em domicílio;
VI – intervenção nas empresas de serviços públicos;
VII – requisição de bens.
Parágrafo único. Não se inclui nas restrições do inciso III a difusão de pronunciamentos de parlamentares efetuados em suas Casas Legislativas, desde que liberada pela respectiva Mesa.”

AUTOR:

DIEGO CAVALHEIRO – Economista formado na UFPB; Editor-chefe do blog Pensando Direita; Empresário; Consultor financeiro; Cofundador da Rede Intelicidades.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública12 minutos ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública14 minutos ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública16 minutos ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública19 minutos ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública21 minutos ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura24 minutos ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário29 minutos ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário42 minutos ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO50 minutos ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura53 minutos ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional55 minutos ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional57 minutos ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional59 minutos ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 hora ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 hora ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional1 hora ago

Atividades médicas ficam cada vez mais limitadas em Gaza

Saúde1 hora ago

OMS atualiza lista de bactérias que mais ameaçam a saúde humana

ESTADO1 hora ago

Banco do Nordeste prevê aplicação de R$ 10 milhões na Costa das Falésias da Paraíba, em 2024

CIDADE6 horas ago

TCE-PB manda suspender todos os contratos milionários de shows do São João de Santa Rita

Judiciário6 horas ago

CGU descumpre prazo legal de resposta a um em cada quatro recursos da LAI em 2023

ESTADO7 horas ago

Bolsa Família chega a 669,2 mil famílias na Paraíba em maio

Internacional7 horas ago

Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel

Internacional8 horas ago

Reino Unido cria limite de idade para educação sexual nas escolas

Educação & Cultura10 horas ago

Analfabetismo no Nordeste é o dobro da média nacional, aponta IBGE

ECONOMIA10 horas ago

Desemprego Prolongado no Brasil

Politíca11 horas ago

Mersinho Lucena confirma licença na Câmara Federal e Eliza deve assumir vaga

Politíca11 horas ago

Deputado Cabo Gilberto vota favorável ao processo de cassação de mandato de Chiquinho Brazão

ESTADO1 dia ago

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

ESTADO1 dia ago

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Segurança Pública1 dia ago

Equipe da Semusb que atende mulheres vítimas de violência doméstica passa por capacitação

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional2 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura2 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA2 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional2 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde3 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura3 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde3 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br