Connect with us

Educação & Cultura

Como funcionam os serviços de proteção social no Brasil?

Agora que você já sabe o papel do investimento social privado e como ele pode apoiar o poder público na ampliação de direitos e na redução de desigualdades, você imagina qual o papel dos serviços de proteção social? Neste texto, a gente explica!

Esse texto é de autoria da Agenda Pública, especialista em aprimoramento de serviços públicos e que há mais de 10 anos combina esforços de governos, iniciativa privada e sociedade civil para fortalecer equipes, instituições e territórios, ampliando capacidades, oportunidades e bem-estar para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O que é proteção social?

proteção social diz respeito a uma série de garantias oferecidas ao(à) cidadão(ã) para a redução de vulnerabilidades, fragilidades e riscos de ordem social, política, econômica e natural que porventura possam ocorrer durante a vida das pessoas e suas famílias.

Ela decorre, portanto, da compreensão de que o Estado deve se comprometer em oferecer segurança à população e o mínimo de condições para que todos e todas tenham uma vida digna e sem incertezas.

Esse apoio pode se desdobrar em ações que vão desde a atenção voltada à mãe durante a gestação, do cuidado à criança e ao adolescente, até o amparo ao trabalhador desempregado e ao idoso. Dessa forma, a proteção social constitui-se como uma das políticas sociais possíveis, que contribuem para o bem-estar de toda a população e para a inserção de grupos historicamente excluídos como beneficiários diretos das políticas públicas.

Proteção social e a pandemia da Covid-19 

O ineditismo da crise econômica e social gerada a partir da emergência sanitária, tornou evidente o legado da desigualdade social no país. Um dos motivos foi a dificuldade da população mais pobre em cumprir os protocolos de higiene, cuidado com a saúde e isolamento social – devido às condições precárias de moradia e de acesso ao tratamento de água e esgoto nas zonas periféricas.

Aliado a isso, a insegurança econômica dessas famílias, que por não estarem amparadas pelas leis trabalhistas, se viram obrigadas a sair de casa para conseguir alguma renda. Conforme apontado pela BBC, as vítimas da pandemia do novo coronavírus no Brasil, em sua disparada maioria, têm cor, classe social e endereço.

Nesse contexto de vulnerabilidades e riscos sociais ampliados, o papel dos serviços de proteção social no Brasil foi muito relevante, encontrando no trabalho da assistência social e da saúde seu maior expoente.

Muitas vezes considerada de menor importância, a política de assistência social (SUAS), oferta boa parte dos serviços e benefícios de proteção social no Brasil ao lado do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em contextos de crise como a que estamos vivenciando atualmente, foi o trabalho de instituições como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que garantiram o registro de famílias vulneráveis no CadÚnico para que pudessem acessar benefícios sociais além do auxílio emergencial. Além disso, instituições como os Centros de Referência Especializada para População em Situação de Rua (POPs) viabilizaram o atendimento necessário a essa população.

A própria aprovação do auxílio emergencial também foi uma das políticas assistenciais que garantiu minimamente a segurança alimentar e a sobrevivência de milhares de famílias.

Todas essas ações demonstram o quanto o trabalho da assistência social é indispensável quando pensamos nos desafios que o país ainda enfrenta em termos de desigualdades estruturais e econômicas. Do mesmo modo, o sistema público de saúde mostrou sua importância durante a pandemia. Com grande capilaridade no território nacional, foi por meio do SUS que brasileiros e brasileiras conseguiram o atendimento e tratamento necessários contra a Covid-19. 

Vale mencionar ainda as ações coordenadas pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais para a distribuição de alimentos em caráter emergencial às famílias de estudantes – a partir dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – também  se constituíram como ações voltadas a proteção social das crianças e suas famílias durante o período de calamidade pública.

Num cenário onde as desigualdades existentes no país foram ampliadas,  encarar tais políticas e serviços prestados à população como um meio de enfrentamento da pandemia será ainda mais determinante no pós-pandemia.

Na ausência do Estado, a sociedade entra em cena

Nas zonas periféricas das cidades, desde o início da pandemia, moradores e organizações comunitárias se juntaram para controlar o contágio do vírus dentro das comunidades.

Em lugares onde muitas vezes a assistência do Estado não chega, o trabalho conjunto dessas organizações foi e continua sendo primordial para as famílias desassistidas pelo poder público, por meio da distribuição de kits de higiene e cestas básicas financiadas com recursos vindos de doações de pessoas físicas e empresas.

Da mesma maneira, essas redes informais têm contribuído para iniciativas mais comunitárias de apoio a micro e pequenos empreendedores, gerando respostas locais e territorializadas de combate à crise.

Pelo Dicionário de Favelas Marielle Franco é possível acessar uma série de materiais relacionados ao coronavírus nas favelas do país.

No pós-pandemia, porque o foco na proteção social será determinante para a saída da crise?

Quando pensamos nos efeitos da crise a médio e longo prazo, a expectativa é que os efeitos mais nocivos em relação à perda de renda e emprego recairão mais uma vez sobre a população mais pobre. Com isso, a presença de serviços de proteção social para atendimento às famílias vulneráveis poderá ser ainda mais necessária para combater as desigualdades socioeconômicas do país, de forma inclusiva e sem deixar ninguém para trás.

Fortalecer estruturas existentes, como CRAS e Centros POPs e o próprio SUS pelo poder público, além de fomentar mecanismos de participação das comunidades  e das empresas para ampliar a capacidade de financiamento dessas políticas, pode ser um caminho para responder aos desafios que se apresentam. 

É por meio desse processo que a inovação dentro da administração pública, que comentamos no primeiro texto da nossa trilha, pode acontecer. Sem afetar necessariamente as contas públicas, esse compartilhamento de responsabilidades pode potencializar o acesso e o alcance de serviços públicos de qualidade ao maior número possível de pessoas.

No próximo texto da nossa trilha, vamos falar sobre outro tema  fundamental para superar os efeitos da crise no pós-pandemia: a recuperação econômica inclusiva. Qual o papel do Estado no desenvolvimento econômico? Como os municípios podem ser líderes desse processo? Como a  maior autonomia financeira dos municípios implica na melhoria dos serviços públicos? Essas e outras questões nós responderemos no próximo post.

Jessica Guedes- Graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela USP e Estagiária de Relações Institucionais na Agenda Pública.

Politize

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE2 horas ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional10 horas ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO10 horas ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO10 horas ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO11 horas ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA11 horas ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário11 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário11 horas ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário11 horas ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário11 horas ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura11 horas ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde11 horas ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte11 horas ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional11 horas ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional11 horas ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional11 horas ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional12 horas ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional12 horas ago

Desemprego global deve persistir perto da mínima histórica de 5% em 2025

Internacional12 horas ago

Número de crianças deslocadas pela violência no Haiti sobe 48% desde setembro

Judiciário12 horas ago

Moraes nega reconhecimento de visita íntima em cadeias como direito fundamental

Judiciário12 horas ago

Jurisprudência em Teses apresenta novos entendimentos sobre direitos da criança e do adolescente

Judiciário12 horas ago

Ampliação das licenças maternidade e paternidade avança no Senado em 2025

CIDADE12 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza ações de educação ambiental durante todo o mês de janeiro

Segurança Pública12 horas ago

Sem “kids” pretos, Exército cria nova unidade especial: inteligência artificial e alta precisão — De onde veio a ideia e o que ela promete

Segurança Pública12 horas ago

Tropas expulsas por recusar vacina contra COVID-19 podem voltar: Qual o custo e as consequências para as Forças Armadas?

Segurança Pública12 horas ago

Polícia Militar apreende três armas de fogo na zona norte de João Pessoa

Segurança Pública12 horas ago

OPERAÇÃO VERÃO: PM apreende cinco armas de fogo e frustra criminosos em João Pessoa

Segurança Pública12 horas ago

NO SERTÃO: Mais dois investigados são presos após investigações da Polícia Civil

Segurança Pública12 horas ago

‘24 HORAS’: Polícia Civil recupera em Bayeux carro que havia sido roubado em João Pessoa

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 dia ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde1 dia ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional1 dia ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional1 dia ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte1 dia ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional3 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde3 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA3 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde5 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde5 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br