Educação & Cultura
Abertas inscrições para Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal
Foco será o treinamento de dirigentes e técnicos das secretarias municipais
Com o objetivo de promover a formação em nível de aperfeiçoamento de dirigentes e técnicos das secretarias municipais de Educação, abordando temas e conhecimentos sobre Gestão da Educação Municipal, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (Seb), abriu inscrições gratuitas, até o dia 25 de março, para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal.
O curso foi dividido em quatro partes: liderança e gestão educacional; sistema municipal de ensino e principais marcos legais; estrutura da secretaria municipal de educação e práticas pedagógicas; e administração e gestão dos recursos financeiros.
A capacitação é uma parceria entre a Seb e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para auxiliar e orientar nas reflexões sobre os processos promovidos na gestão municipal.
Curso
O curso será ofertado em ambiente virtual de aprendizagem, tendo duração de seis meses, com o início previsto para o dia 22 de abril de 2021.
Para o ano de 2021, serão ofertadas 450 vagas, distribuídas entre dirigentes e técnicos das secretarias municipais de Educação. Caso o número de inscritos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, caberá à Secretaria de Educação Básica elaborar critérios de seleção, priorizando a participação da maior quantidade de entes federados e daqueles com os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica.
Os candidatos selecionados para participar do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal receberão um e-mail da Universidade Federal de São Carlos com as orientações para a matrícula no ambiente virtual de aprendizagem do curso.
O dirigente municipal de Educação deverá aceitar o Termo de Adesão ao Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal para que seja habilitada a aba INSCRIÇÃO DE CURSISTAS, na qual será possível inserir as informações do dirigente ou técnico que concorrerá a uma vaga.
As inscrições poderão ser feitas no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), na aba referente ao Plano de Ações Articuladas – PAR 4.