Connect with us

Educação & Cultura

O que falta para articular prática e teoria nos cursos de licenciatura

Estudo mapeia o que há de mais atual nos currículos e nas metodologias dos cursos de formação inicial pelo mundo; conheça o exemplo de uma instituição brasileira que se aproxima da Base de Formação

A experiência internacional aponta para uma tendência de articulação entre teoria e prática como um dos eixos da formação inicial de professores. Em países como o Chile, Estados Unidos e em várias partes do mundo, cursos de pedagogia e licenciatura se ancoram em estágios, muitas vezes, ao longo de toda a formação.

Além disso, nesses locais, a base teórica dialoga com a experiência que os professores em formação têm nas escolas. Esses são alguns dos aspectos da apresentados na nota técnica “Formação Inicial de professores: Uma visão para a construção de propostas pedagógicas orientadas para a prática”, lançada pelo Instituto Península.

O estudo reúne evidências para fomentar o debate sobre um novo olhar para os cursos de pedagogia e licenciatura, alinhado com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores, aprovadas em 2019 e que devem funcionar como base para a reestruturação dos cursos de pedagogia e licenciatura no país. Antes das Diretrizes, em 2018, foi aprovada a BNC (Base Nacional Comum para a Formação de Professores). Ambas estão alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), modo que a formação de professores se articule com o que se espera da formação dos estudantes.

Nesse sentido, as Diretrizes estabelecem, entre outros pontos, uma carga horária de 3.200 horas, um perfil de egresso baseado em competências e enfatiza currículos baseados na prática e no conhecimento pedagógico do conteúdo (ou seja, como ensinar o conteúdo).

Em contrapartida, no Brasil, os cursos de pedagogia e licenciatura estão distantes desse modelo, pois tendem a enfatizar o conhecimento teórico, muitas vezes desarticulado da prática, como mostram pesquisas coordenadas por Bernadete Gatti. Com base na análise dos currículos de 71 cursos de pedagogia, a pesquisadora mostrou que, em 2010, os fundamentos da educação correspondiam a 27% dos currículos. Em 2015, subiram para 36%.

Para Alice Carraturi, doutora em educação pela USP (Universidade de São Paulo) e organizadora da BNC, as Diretrizes e a Base da Formação caminham na direção de experiências internacionais bem-sucedidas, especialmente no que diz respeito a uma visão mais profissional do trabalho do professor – diferentemente da percepção de que ser professor é uma vocação, defendida por muitos.

Em outros países, a prática não se resume ao estágio nos moldes dos cursos de pedagogia e licenciatura brasileiros: ela acontece ao longo de todo o curso, a partir do momento em que o estudante ingressa na faculdade, num modelo que se aproxima da residência, praticada nos cursos de medicina.

Em instituições como a Pontifícia Universidade Católica do Chile, destaca Alice, o currículo é voltado para a prática. “O professor precisa aprender o que vai ensinar, como vai ensinar e como o aluno pensa e aprende”, afirma. Nesse sentido, na universidade, as disciplinas teóricas não passam de 15% do currículo, enquanto no Brasil chegam a 75%, comenta a pesquisadora, que participou da elaboração da nota técnica. “Existe um preconceito que a prática não ensina a pensar, como se pensar e fazer fossem atividades apartadas uma da outra”.Existe um preconceito que a prática não ensina a pensar, como se pensar e fazer fossem atividades apartadas uma da outra

Na visão de André Raabe, professor e pesquisador da Univali, em Itajaí (SC), a necessidade de mais prática nos cursos de licenciatura é grande e é um avanço que a base tenha incluído a ênfase na prática. “Tradicionalmente, temos uma formação muito teórica e também temos muita dificuldade na obtenção de estágios, de que os estudantes tenham uma prática transformadora”.
Ele lembra que é um desafio proporcionar estágios de docência a todos, especialmente nos cursos a distância, em que é necessário atender a um grande número de estudantes. “Também é um desafio que a prática não seja desassistida, que tenha intenção pedagógica. Essa relação entre universidades e as redes, especialmente as públicas, precisa ser mais bem regulamentada”, analisa Raabe.

No Chile
Na experiência chilena, a ênfase na prática consiste em permitir que os estudantes tenham vivência da sala de aula e da escola desde o primeiro semestre. “O professor que está em formação precisa ter contato com a atividade real para ser capaz de responder a um problema prático”.O professor orienta, o aluno aplica na escola onde faz o estágio e dá a devolutiva do que deu certo ou errado

Outro ponto importante é que o estágio é bem orientado, afirma organizadora da BNC. “O professor orienta, o aluno aplica na escola onde faz o estágio e dá a devolutiva do que deu certo ou errado”. Outra característica é a articulação entre o professor que orienta o estágio e o professor da escola onde o estudante faz o estágio. “Os dois são corresponsáveis pela formação”.

Além do Chile, a “experiência da escola real” está presente na formação de professores em países como Israel, Finlândia, Austrália e Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o chamado modelo Step, sigla de Stanford Teachers Education Program (Programa de Formação de Professores da Universidade de Stanford), que busca o equilíbrio entre teoria e prática, aplicando a primeira para resolver desafios que surgem no dia a dia, é uma fonte de inspiração para instituições de ensino em várias partes do mundo.

Um caso brasileiro
Trazer abordagem para a realidade brasileira envolve uma série de desafios, como revela a experiência da Faculdade Wlademir dos Santos, em Sorocaba (SP). Desde 2016, a instituição mantém um curso de pedagogia organizado em módulos numa proposta que se alinha com os princípios que nortearam a Base da Formação.

O curso prevê atividades de estágio desde o primeiro semestre, realizadas em escolas privadas e públicas do município e integradas às aulas, no período noturno. Os estagiários recebem uma bolsa.

“Durante quatro anos, nossos estudantes passam de 4 a 6 horas por dia numa escola, vivenciando a realidade como ela é”, conta Maura Maria Moraes de Oliveira Bolfer, coordenadora da faculdade.

Por isso, o curso exige dedicação integral dos alunos. Em contrapartida, a formação articula a teoria e a prática, permitindo que os estudantes compreendam e analisem suas experiências à luz do conhecimento teórico. Maura dá um exemplo: ao analisar um planejamento de aulas do professor da escola onde fazem estágio, os estudantes são instigados a perceber as metodologias de ensino embutidas no planejamento, as concepções de ensino e aprendizagem.

Cada módulo é composto por cinco disciplinas e cada uma delas é ministrada em um dia da semana. Assim, as aulas são mais longas do que o usual, o que favorece a utilização de metodologias ativas e, mais uma vez, a articulação entre teoria e prática.

Os docentes da faculdade são professores ou passaram pela educação básica e têm pós-graduação, ou seja, também eles articulam teoria, pesquisa e prática. “Isso é importante porque os alunos têm nos professores um modelo de como atuar quando estiverem formados”, analisa Maura.

A proposta, porém, esbarra em alguns obstáculos, como por exemplo, o fato de ser período integral, o que destoa da maior parte dos cursos de pedagogia e licenciatura.
Nesse sentido, Raabe destaca que um dos problemas centrais é a cultura estabelecida. Para isso, os professores que atuam nas licenciaturas precisam receber o apoio necessário para oferecer atividades práticas mais conectadas com o sistema educacional.

“Toda mudança precisa ser feita com critério e cuidado, portanto essa incorporação não deve ser de modo radical. Ela deve ser gradativa e de modo que os cursos tenham condições para incorporar as mudanças”, aprofunda Raabe. Tão importante quanto incorporar a prática aos cursos, são os mecanismos de gerenciamento e acompanhamento factíveis e realistas no curto, médio e longo prazo. Em educação as mudanças não acontecem de uma hora para a outra”, conclui.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 dia ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA1 dia ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA1 dia ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA1 dia ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública1 dia ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura1 dia ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário1 dia ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 dia ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional1 dia ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional1 dia ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional1 dia ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 dia ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 dia ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br