Saúde
Bactérias e vírus formam uma intricada rede em nossos intestinos
Rede de interações entre fagos (azul) e bactérias (verdes) presentes na microbiota humana. As linhas representam a atribuição de um fago ao seu hospedeiro bacteriano.
![](https://informaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2021/03/020110210324-interacao-fagos-bacterias.jpg)
Mapa da microbiota
O equilíbrio da microbiota intestinal humana, que consiste em centenas de espécies bacterianas e fagos (vírus de bactérias), é crucial para uma boa saúde.
Uma equipe de pesquisa do Instituto Pasteur (França) acaba de mapear as redes de interação fago-bactéria da microbiota em dez indivíduos saudáveis, com uma precisão sem precedentes.
Eles detectaram várias centenas de genomas de bactérias e fagos e identificaram as milhares de interações que os ligam, quantificando os contatos entre as moléculas de DNA dos vírus e seus hospedeiros.
Este método tem a vantagem de fornecer dados amplos a partir de amostras biológicas limitadas.
Os resultados foram então analisados usando algoritmos semelhantes aos aplicados ao estudo de comunidades nas mídias sociais.
O estudo permitiu decifrar a rede de infecção da população microbiana com alta especificidade, abrindo caminho para a análise dinâmica de elementos genéticos móveis em ecossistemas complexos.
Esse panorama das relações entre bactérias e fagos pode ser aplicado a terapias envolvendo a microbiota intestinal, como transplante fecal e fagoterapia.
A abordagem também pode levar a análises mais precisas dos ecossistemas terrestres e marinhos.