Connect with us

Educação & Cultura

Resumo de livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é a obra mais importante do Realismo no Brasil, sendo a responsável pela inauguração dessa escola literária. Publicado em 1881, o livro também marca uma divisão na produção do autor, pois foi partir de então que Machado de Assis se consagrou como um cânone, tornando-se o maior escritor da literatura brasileira.

Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance que pode ser considerado uma sátira menipeia – gênero literário em prosa no qual o narrador critica não indivíduos específicos, mas sim os costumes da sociedade humana. Dessa forma, Brás Cubas é o personagem narrador-defunto que conta suas experiências de vida permeadas pelas futilidades sociais e pelo desprezo que manifesta em relação à sociedade e às pessoas com suas paixões que não dão em nada.

Memórias Póstumas de Brás Cubas é o primeiro romance da trilogia realista de Machado de Assis, a qual compõe com Quincas Borba e Dom Casmurro, sendo as três obras fundamentais para a consagração do autor na literatura brasileira.

“’Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — ‘Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.’”

A narrativa começa quando Brás Cubas, após a morte, decide contar a história de sua vida. Por isso, a obra não possui linearidade cronológica, já que o narrador-defunto apresenta os fatos alternando os episódios que acha mais relevantes, sempre com muita ironia, doses de humor ácido e uma visão de mundo extremamente pessimista. Sendo assim, inicia a história a partir de seus últimos instantes de vida, com os delírios que antecedem a morte.

Então, volta no tempo e começa a falar sobre sua infância, revelando que nasceu numa família rica e cheia de posses; por isso, nunca precisou trabalhar para se sustentar. Também conta que foi uma criança levada, que não respeitava os adultos, maltratava os empregados e os escravos e aprontava horrores, vivendo sempre sob a proteção paternal.

Durante a adolescência, apaixonou-se por Marcela, uma cortesã, com quem teve um romance ao longo de 15 meses, mesmo sabendo que ela apenas amava o seu dinheiro. Diante da situação, seu pai decidiu enviá-lo à Europa para estudar. Brás Cubas, porém, nunca se importou com sua instrução e, de volta ao seu país, acabou não exercendo nenhuma atividade, levando a boa vida proporcionada pelas riquezas da família.

Após a chegada ao Brasil, começou a flertar com Eugênia, uma moça muito romântica e bonita, filha de uma amiga de sua mãe. Contudo, lembrou-se de um episódio da infância no qual vira a mãe de Eugênia beijar um homem casado em uma moita, durante uma festa na casa de seu pai. Assim, ironicamente, mesmo cortejando a moça, passou a chamá-la de “flor-da-moita”, referindo-se à sua paternidade nunca revelada.

Brás Cubas sabia que seu pai jamais aceitaria que ele se casasse com uma moça pobre e filha de mãe solteira. Entretanto, continuou o cortejo, chegando até a roubar um beijo de Eugênia. O flerte terminou quando descobriu que a moça era “coxa” de nascença, fugindo horrorizado com a ideia de ser ridicularizado por estar envolvido com uma menina com um problema nas pernas.

“O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita? Tal era a pergunta que eu vinha fazendo a mim mesmo ao voltar para casa, de noite, sem atinar com a solução do enigma. O melhor que há, quando se não resolve um enigma, é sacudi-lo pela janela fora; foi o que eu fiz; lancei mão de uma toalha e enxotei essa outra borboleta preta, que me adejava no cérebro. Fiquei aliviado e fui dormir. Mas o sonho, que é uma fresta do espírito, deixou novamente entrar o bichinho, e aí fiquei eu a noite toda a cavar o mistério, sem explicá-lo.”

Com a intenção de torná-lo ministro, o pai de Brás Cubas arranjou para ele um casamento com Virgília, filha de um político da alta sociedade. Entretanto, o pretendente, com sua falta de vontade, antipatia e incompetência, deixou a moça escapar, perdendo-a para um homem chamado Lobo Neves.

Depois de um tempo, os antigos noivos se encontraram novamente e passaram a viver como amantes. Virgília não queria abrir mão do prestígio social e de todos os benefícios vindos do casamento com Neves, agora na carreira política. Por isso, o relacionamento adúltero dos dois ocorreu durante anos, sendo interrompido apenas quando Lobo Neves foi nomeado governador de uma província e partiu do Rio de Janeiro com a família.

Conforme os anos foram passando, Brás Cubas envelheceu sem ter feito nada de relevante na vida, sobrevivendo das riquezas de seu finado pai. Ele ainda tentou mais uma vez se casar e constituir uma família. Com a ajuda e insistência da irmã, Brás Cubas ficou noivo de Eulália, uma moça pobre, sobrinha de seu cunhado. No entanto, antes mesmo de se casarem, ela ficou doente e acabou falecendo.

Brás Cubas chegou ao fim de sua vida sem ter constituído uma família, sem ter se casado, sem ter sido pai, sem ter alcançado cargo algum de prestígio e sem ter conseguido deixar seu nome na história. No final do livro, ele ironiza tanto sua trajetória quanto os costumes sociais, afirmando que a vida é uma miséria, cujo legado não deve ser perpetuado por meio de filhos.

Estrutura da obra

Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881, é um romance com 160 capítulos de extensões variadas (essa é uma das marcas de inovação literária de Machado de Assis), com cerca de 200 páginas, a depender da edição.

O livro é uma espécie de narrativa memorialista ficcional de um personagem narrador-defunto. Assim, sua estrutura não segue uma linearidade e é permeada por flashbacks da vida do protagonista. O fato de Brás Cubas começar a história por sua morte, que deveria ser o final do livro, é outro sinal de originalidade.

A obra marca o início do Realismo no Brasil e de uma nova fase na escrita de Machado de Assis, sendo uma das mais importantes narrativas da literatura brasileira.

Contexto histórico

O contexto histórico abordado na obra envolve desde a Independência do Brasil, período no qual se passa a juventude do personagem principal, até o governo de D. Pedro II, época marcada pela esperança de melhoria e  crescimento durante a qual ocorre a vida adulta de Brás Cubas.

Assim, Machado de Assis utiliza a própria trajetória do personagem para retratar as mudanças da sociedade brasileira.

Notas sobre o autor

Joaquim Maria Machado de Assis (1839 – 1908) está entre os melhores escritores da literatura nacional, figurando entre os principais autores do mundo. Além disso, ele foi um dos fundadores e o primeiro presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras).

Sua produção literária começou no Romantismo. Contudo, foi consolidada no Realismo, com o lançamento de Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Narrador e foco narrativo

Narrado em primeira pessoa (narrador autodiegético) por um defunto-autor que resolveu escrever suas memórias após a morte. A utilização de um personagem que não faz mais parte do mundo terreno proporciona ao narrador certa propriedade para falar sobre a vida, o que faz com que ele discorra livremente sobre os fatos.

O foco narrativo baseia-se nas observações das experiências do narrador, ou seja, tudo é contado por meio dos relatos do protagonista julgando os seus próprios atos, as pessoas e a sociedade ao seu redor.

Fui ter com Virgília; bem depressa esqueci o Quincas Borba. Virgília era o travesseiro do meu espírito, um travesseiro mole, tépido, aromático, enfronhado em cambraia e Bruxelas. Era ali que ele costumava repousar de todas as sensações más, simplesmente enfadonhas, ou até dolorosas. E, bem pesadas as coisas, não era outra a razão da existência de Virgília; não podia ser. Cinco minutos bastaram para olvidar inteiramente o Quincas Borba; cinco minutos de uma contemplação mútua, com as mãos presas umas nas outras; cinco minutos e um beijo. E lá se foi a lembrança do Quincas Borba… Escrófula da vida, andrajo do passado, que me importa que exista, que molestes os olhos dos outros, se eu tenho dois palmos de um travesseiro divino, para fechar os olhos e dormir?

Tempo e espaço

O tempo é composto por duas linhas temporais diferentes. Uma é marcada pelo tempo psicológico do defunto-autor, que narra a história como bem entende, utilizando flashbacks e digressões, manipulando os fatos segundo sua vontade.

A outra linha temporal, por sua vez, segue o tempo cronológico, pois os acontecimentos se desenrolam em ordem lógica, indo da infância até o momento da morte, mesmo que sejam narrados na ocasião escolhida pelo defunto-autor.

Nessa linha, podemos observar que os fatos se passam no século XIX, o que nos permite vislumbrar a sociedade carioca do período.

Análise dos personagens

Os principais personagens são:

Brás Cubas

Narrador e protagonista, escreve as memórias de sua vida após a morte. A condição de ser um defunto-autor traz a liberdade de contar os fatos e julgar as pessoas sem apego aos costumes sociais. Assim, ele constrói uma visão de mundo sincera, irônica e pessimista, que não deixa de ser tendenciosa – já que ele narra os acontecimentos da maneira que bem quer.

Utiliza diversas ideias e julgamentos para criticar a sociedade e a própria existência humana. Representa uma elite imatura e inconsequente, que não se importa com as outras pessoas nem com as mazelas da sociedade.

Virgília

Uma personagem definida pelas aparências sociais. Mesmo casada com Lobo Neves, tem um caso com Brás Cubas por muitos anos. Apesar de, provavelmente, gostar mais do amante do que do marido, Virgília não desfaz o casamento para manter o prestígio e os benefícios financeiros. Representa as falsas convenções sociais, a dissimulação e a hipocrisia de uma elite focada em bens materiais e privilégios.

Marcela

Cortesã por quem Brás Cubas se apaixona na juventude. Ambos mantêm um caso amoroso, que, para Marcela, não passava de um negócio. Ela representa o desejo de ascensão social e ganho de riquezas a qualquer custo; também simboliza o amor imaturo e inconsequente.

Eugênia

A jovem bonita que Brás Cubas abandona ao perceber que é “coxa” de nascença. Eugênia representa as futilidades sociais, já que o medo de ser ridicularizado pela sociedade faz com que o protagonista a deixe, mesmo achando-a muito bonita e atraente.

Relevância da obra

Memórias Póstumas de Brás Cubas é de extrema importância por inaugurar o Realismo no Brasil, sendo um livro repleto de inovações literárias introduzidas por Machado de Assis. As duas marcas de originalidade mais relevantes são a escolha de um narrador defunto-autor e a subversão da ordem cronológica.

O fato de Brás Cubas estar morto possibilita que ele apresente uma visão de mundo sem se preocupar com a moralidade e com as convenções sociais da época, o que se traduz em um retrato ácido e irônico da elite carioca do século XIX.

Assim, a obra traz uma análise perspicaz e sem pudores da sociedade e do caráter psicológico de todos os personagens, inclusive do protagonista. Essa característica rompe com os padrões do Romantismo e dá lugar a uma narrativa sobre as aparências sociais e a miséria da condição humana.

Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e, conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: — Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”

Gostou da nossa análise de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis?

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional5 horas ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE5 horas ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional13 horas ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO13 horas ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO13 horas ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA13 horas ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário14 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário14 horas ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário14 horas ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário14 horas ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura14 horas ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde14 horas ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte14 horas ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional14 horas ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional14 horas ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional14 horas ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional14 horas ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional14 horas ago

Desemprego global deve persistir perto da mínima histórica de 5% em 2025

Internacional14 horas ago

Número de crianças deslocadas pela violência no Haiti sobe 48% desde setembro

Judiciário15 horas ago

Moraes nega reconhecimento de visita íntima em cadeias como direito fundamental

Judiciário15 horas ago

Jurisprudência em Teses apresenta novos entendimentos sobre direitos da criança e do adolescente

Judiciário15 horas ago

Ampliação das licenças maternidade e paternidade avança no Senado em 2025

CIDADE15 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza ações de educação ambiental durante todo o mês de janeiro

Segurança Pública15 horas ago

Sem “kids” pretos, Exército cria nova unidade especial: inteligência artificial e alta precisão — De onde veio a ideia e o que ela promete

Segurança Pública15 horas ago

Tropas expulsas por recusar vacina contra COVID-19 podem voltar: Qual o custo e as consequências para as Forças Armadas?

Segurança Pública15 horas ago

Polícia Militar apreende três armas de fogo na zona norte de João Pessoa

Segurança Pública15 horas ago

OPERAÇÃO VERÃO: PM apreende cinco armas de fogo e frustra criminosos em João Pessoa

Segurança Pública15 horas ago

NO SERTÃO: Mais dois investigados são presos após investigações da Polícia Civil

Segurança Pública15 horas ago

‘24 HORAS’: Polícia Civil recupera em Bayeux carro que havia sido roubado em João Pessoa

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 dia ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde1 dia ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional1 dia ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional1 dia ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte2 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional3 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde3 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA3 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde5 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde5 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br