Connect with us

Saúde

Ivermectina: para que serve, como usar e relação com COVID-19

A ivermectina é um remédio antiparasitário capaz de paralisar e promover a eliminação de vários parasitas, sendo principalmente indicado pelo médico no tratamento da oncocercose, elefantíase, pediculose, ascaridíase e escabiose. 

Esse remédio é indicado para adultos e crianças com mais de 5 anos e pode ser encontrado em farmácias, sendo importante consultar o médico quanto ao seu uso, pois a dose pode variar de acordo com o agente infeccioso a ser tratado e o peso da pessoa afetada.

Ivermectina: para que serve, como usar e relação com COVID-19

Para que serve

A ivermectina é um medicamento antiparasitário muito indicado no tratamento de diversas doenças, como por exemplo:

  • Estrongiloidíase intestinal;
  • Filariose, popularmente conhecida como elefantíase;
  • Escabiose, também chamada de sarna;
  • Ascaridíase, que é a infecção pelo parasita Ascaris lumbricoides;
  • Pediculose, que é a infestação por piolhos;
  • Oncocercose, popularmente conhecida como “cegueira dos rios”.

É importante que o uso da ivermectina seja feito de acordo com a orientação do médico, pois assim é possível prevenir o aparecimento de efeitos colaterais como diarreia, cansaço, dor de barriga, perda de peso, prisão de ventre e vômitos. Em alguns casos, também podem surgir tonturas, sonolência, vertigens, tremores e urticária na pele. 

Como usar

A ivermectina é normalmente usada em dose única de acordo com o agente infeccioso que deve ser eliminado. O medicamento deve ser tomado em jejum, uma hora antes da primeira refeição do dia. Não deve ser ingerido com medicamentos da classe dos barbituratos, benzodiazepinas ou ácido valproico.

1. Estrongiloidíase, filariose, piolhos e sarna

Para tratar a estrongiloidíase, filariose, infestação por piolhos ou sarna, a dose recomendada deve ser ajustada ao peso, da seguinte forma:

Peso (em kg)Número de comprimidos (6 mg)
15 a 24½ comprimido
25 a 351 comprimido
36 a 501 ½ comprimido
51 a 652 comprimidos
66 a 792 ½ comprimidos
mais de 80200 mcg por kg

2. Oncocercose

Para tratar a oncocercose, a dose recomendada, em função do peso é a seguinte:

Peso (em kg)Número de comprimidos (6 mg)
15 a 25½ comprimido
26 a 441 comprimido
45 a 641 ½ comprimido
65 a 842 comprimidos
mais de 85150 mcg por kg

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com ivermectina são diarréia, náusea, vômitos, fraqueza e falta de energia generalizada, dor abdominal, perda do apetite ou prisão de ventre. Geralmente, essas reações são leves e transitórias.

Além disso, também podem ocorrer reações alérgicas, especialmente quando se toma a ivermectina para oncocercose, que podem se manifestar com dor abdominal, febre, coceira pelo corpo, manchas vermelhas na pele, inchaço nos olhos ou nas pálpebras. Caso estes sintomas surjam é aconselhado interromper o uso do medicamento e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo.

Ivermectina pode causar hepatite medicamentosa?

Embora a bula do medicamento não refira efeitos colaterais graves relacionados a problemas no fígado, como é o caso da hepatite medicamentosa, é conhecido que este remédio pode aumentar a presença de enzimas hepáticas em exames de sangue.

Além disso, este medicamento está indicado apenas em casos agudos, para tratamento de curto prazo, não tendo sido estudados seus efeitos no corpo em doses superiores às recomendadas ou por longos períodos.

Assim, é possível que o uso prolongado, muito frequente ou em doses superiores às indicadas, possa causar problemas no fígado, incluindo hepatite medicamentosa. O ideal é sempre fazer uso da ivermectina sob orientação de um médico.

Quem não deve tomar

Este remédio está contraindicado para grávidas, mulheres que estejam amamentando, crianças com menos de 5 anos ou 15 kg e pacientes com meningite ou asma. Além disso, também não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade à ivermectina ou qualquer outro dos componentes presentes na fórmula.

Ivermectina: para que serve, como usar e relação com COVID-19

Ivermectina e COVID-19

O uso da ivermectina contra a COVID-19 tem sido amplamente discutido na comunidade científica, isso porque esse antiparasitário possui ação antiviral contra o vírus responsável pela febre amarela, ZIKA e dengue e, por isso, se supôs que teria também efeito contra o SARS-CoV-2.

No tratamento da COVID-19

A ivermectina foi testada por investigadores na Austrália, numa cultura de células in vitro, que demonstraram que esta substância é eficaz na eliminação do vírus SARS-CoV-2, em apenas 48 horas [1] . Porém, estes resultados não foram suficientes para comprovar a sua eficácia em humanos, sendo necessários ensaios clínicos para verificar a sua real eficácia in vivo, e determinar ainda se a dose terapêutica é segura em humanos.

Um estudo realizado com pacientes hospitalizados em Bangladesh [2] teve como objetivo verificar se o uso de ivermectina seria seguro para esses pacientes e haveria algum efeito contra o SARS-CoV-2. Assim, esses pacientes foram submetidos a um protocolo de tratamento de 5 dias apenas com ivermectina (12 mg) ou dose única de ivermectina (12 mg) em combinação com outros medicamentos por 4 dias, e o resultado foi comparado com o grupo placebo constituído por 72 pacientes. Como resultado, os pesquisadores verificaram que o uso de apenas ivermectina foi seguro e que foi eficaz no tratamento de COVID-19 leve em pacientes adultos, no entanto mais estudos seriam necessários para confirmar esses resultados.

Um outro estudo realizado na Índia teve como objetivo verificar se o uso de ivermectina por via inalatória teria efeito anti-inflamatório contra a COVID-19 [3], já que esse medicamento tem potencial de interferir no transporte de uma estrutura do SARS-CoV-2 para o núcleo das células humanas, resultando no efeito antiviral. No entanto, esse efeito só seria possível com doses elevadas de ivermectina (dose superior à recomendada para o tratamento das parasitoses), o que poderia resultar em efeitos de toxicidade hepática. Assim, como alternativa às elevadas doses de ivermectina, os pesquisadores propuseram o uso desse medicamento por via inalatória, o que poderia ter melhor ação contra o SARS-CoV-2, no entanto essa via de administração ainda precisa ser melhor estudada.

Em um estudo realizado na Colômbia [7] foi verificado que o uso de 300µg/kg de Ivermectina por 5 dias não teve relevância no tratamento da COVID-19, isso porque a evolução ou melhora da doença aconteceu independentemente do uso do medicamento.

Na prevenção da COVID-19

Além da ivermectina estar sendo estudada como forma de tratamento da COVID-19, outros estudos têm sido feitos com o objetivo de verificar se o uso desse medicamento ajudaria a prevenir a infecção.

Um estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos teve como objetivo investigar o porquê a COVID-19 tem incidências diferentes em vários países [5]. Como resultado dessa investigação, verificaram que os países africanos tem menor incidência devido à realização de uso de medicamentos em massa, principalmente antiparasitários, incluindo a ivermectina, devido ao maior risco de parasitoses nesses países.

Assim, os pesquisadores acreditam que o uso da ivermectina poderia diminuir a taxa de replicação do vírus e prevenir o desenvolvimento de doença, porém esse resultado é apenas baseado em correlações, não tendo sido feitos ensaios clínicos.

Outro estudo relatou que o uso de nanopartículas associadas com a ivermectina poderia diminuir a expressão dos receptores presentes nas células humanas, o ACE2, que ligam-se ao vírus, e da proteína presente na superfície do vírus, diminuindo o risco de infecção [6]. No entanto, são necessários mais estudos in vivo para comprovar o efeito, assim como estudos de toxicidade para verificar que o uso de nanopartículas com ivermectina é seguro.

Em relação ao uso de ivermectina de forma preventiva, ainda não existem estudos conclusivos. Porém, para que a ivermectina atue impedindo ou reduzindo a entrada de vírus nas células, é necessário que exista carga viral, pois assim é possível haver a ação antiviral do medicamento.

Fonte: Tua saúde

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE18 horas ago

Câmara recebe Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026

Judiciário20 horas ago

Defesas apontam fatos que desafiam denúncia do golpe e Moraes insiste no 8/1

Segurança Pública20 horas ago

Fraude bilionária no INSS: presidente é chutado do cargo após esquema tirar R$ 6,3 bilhões do bolso dos aposentados

Esporte21 horas ago

Libertadores: após levar 3 a 0, Inter busca empate heroico contra Nacional

Judiciário21 horas ago

Negativa da Espanha de extraditar Eustáquio marca reconhecimento de perseguição política no Brasil

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

Você sabe como ativar o modo ‘gato siamês’ no WhatsApp? Veja como fazer

Esporte21 horas ago

Vôlei: CBV muda horário de Minas x Osasco, pelo 3º jogo da semifinal da Superliga

Esporte22 horas ago

Corrida Paraibana pelo Autismo tem mais de 1,2 mil inscritos e entrega de kits começa sexta-feira

Educação & Cultura22 horas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO22 horas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA22 horas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde22 horas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional23 horas ago

Senadores se reúnem com Galípolo para discutir ampliação da autonomia do BC na terça

Nacional23 horas ago

Deputado Pedro Lucas Fernandes declina indicação para o Ministério das Comunicações

Segurança Pública23 horas ago

Vai à Câmara medida protetiva para menores de 14 anos vítimas de violência

Segurança Pública23 horas ago

CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental

Segurança Pública23 horas ago

CSP aprova a Política Nacional de Segurança Escolar

Educação & Cultura23 horas ago

Novo PNE: universidades defendem autonomia financeira e sistema nacional

Educação & Cultura23 horas ago

Adiada votação do uso de recursos parados da Educação

Segurança Pública23 horas ago

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Judiciário23 horas ago

O Oficial de Justiça no século XXI

CIDADE24 horas ago

Prefeitura promove Semana Municipal de Prevenção e Combate à Crueldade contra Animais

Educação & Cultura24 horas ago

Curso de Tecelagem da Fundac certifica 27 adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota

ENTRETENIMENTO24 horas ago

‘De Repente no Espaço’ tem Hipólito Moura (PI) e Helânio Moreira (RN) nesta quarta-feira (23)

Educação & Cultura24 horas ago

A Escola Estadual da Paraíba é a única da rede pública a representar o Brasil na competição internacional de robótica nos EUA

Educação & Cultura1 dia ago

Mulheres que estrearam tardiamente na literatura

Internacional1 dia ago

EUA: Universidades condenam interferência política de Trump

Internacional1 dia ago

Últimos sobreviventes visitam campo de Sachsenhausen

Internacional1 dia ago

Polícia russa caça jornalista crítica à guerra na Ucrânia

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura22 horas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO22 horas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA22 horas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde22 horas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional5 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde1 semana ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde1 semana ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde1 semana ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional1 semana ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional1 semana ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional3 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br