Politíca
Tovar pede a ministro prioridade na vacinação e centro especializado para pessoas com doenças raras
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) acompanhou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em sua agenda em Campina Grande e solicitou que portadores de doenças raras e seus responsáveis sejam priorizados no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o coronavírus. Ele também pediu pela implementação do Centro de Especialidades de doenças raras na Rainha da Borborema.
O deputado já havia feito o apelo em nível estadual, quando pediu que o Governo do Estado e as prefeituras da Paraíba incluíssem na prioridade da vacinação contra a covid-19 as pessoas com doenças raras com comorbidades. A instalação do Centro de Especialidades de doenças raras em Campina Grande também já havia sido pleiteada pelo parlamentar à primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.
Entre as doenças raras, o parlamentar cita aquelas que causam problemas no metabolismo, chamadas de Mucopolissacaridoses (MPS). Os portadores das MPS possuem complicações crônicas nos pulmões, que podem ser agravadas em caso de contaminação pelo novo coronavírus.
“Precisamos de sensibilidade para voltar nossos olhos às prioridades e acredito que isso o ministro tem. Fiz questão de entregar os ofícios com essas demandas e espero que sejam atendidas, afinal, neste cenário que vivemos essas pautas são urgentes e requerem a atenção do Ministério da Saúde”, ressaltou.
Agenda – Tovar acompanhou o ministro em sua visita ao Hospital Municipal Pedro I, além da ida ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) e no Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes).
Doenças raras – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças raras são aquelas que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos ou 1,3 a cada dois mil. O número exato de doenças raras ainda é desconhecido, mas, atualmente, são descritas de sete a oito mil doenças na literatura médica.