Connect with us

Judiciário

Rachel Sheherazade está coberta de razão

Críticas à jornalista por ajuizamento de ação trabalhista são infundadas

Acostumada a apresentar o noticiário na TV, a jornalista Rachel Sheherazade acabou tornando-se ela própria notícia, pelo fato de que decidiu ajuizar uma ação trabalhista contra o seu antigo empregador, a rede SBT, de propriedade do empresário Silvio Santos. Ela foi contratada originalmente como “pessoa jurídica” e na ação trabalhista está postulando a desnaturação do contrato civil, ao argumento de que sua relação fática era de emprego, pela presença dos elementos do art. 3º. da CLT, invocando assim o princípio da primazia da realidade sobre a verdade formal, nos termos do art. 9º. da mesma CLT.

A ação de Sheherazade, portanto, é idêntica a tantas outras milhares de reclamações trabalhistas ajuizadas anualmente na Justiça do Trabalho, em que trabalhadores buscam o reconhecimento de seu contrato de trabalho, argumentando que a contratação civil através de sua “pessoa jurídica” foi um expediente fraudulento com o objetivo de evitar encargos trabalhistas e fiscais.

O diferencial no caso da jornalista, talvez, seja o fato de que ela, enquanto trabalhou para a empresa, teria tido um salário de alto padrão, o que, segundo aqueles que a criticam, a qualificaria como trabalhadora “hipersuficiente”. Ou seja, devido ao seu status no mundo do jornalismo, ela não poderia alegar uma condição de “hipossuficiência” a justificar a invalidação do contrato civil. Alguns de seus críticos dizem que ela foi “ingrata” e agiu de “má-fé.” Nada mais absurdo.

Segundo as matérias da imprensa que li sobre o caso, Sheherazade era apresentadora de uma emissora afiliada ao SBT na Paraíba, e foi admitida a esta empresa em 2010, para apresentar um telejornal de âmbito nacional. Note-se que, então, a jornalista não era nenhuma “celebridade da mídia” e não faz sentido algum vê-la como uma “hipersuficiente”, pois essa condição não se mede pelo salário a ser negociado e sim pelo “poder de barganha”.

Observe-se que a introdução do conceito de “trabalhador hipersuficiente” pela Reforma Trabalhista, assim tido aquele que recebe mais do que o dobro do teto previdenciário e possui diploma de nível superior, não pode balizar a existência ou não de relação de emprego, pois não foi concebido para esse fim.

O enquadramento como empregado hipersuficiente serve apenas para conferir maior grau de autonomia nas negociações patrão-empregado, dispensando, por exemplo, a incidência de normas convencionais derivadas de negociação coletiva. É aplicável, portanto, àquele que já é considerado empregado e em nada afeta, por conseguinte, a verificação de eventual desvirtuamento de um contrato civil para um contrato de emprego.

O art. 3º. da CLT estabelece requisitos objetivos para a caracterização da relação de emprego, sendo indiferente o nível de remuneração do trabalhador, bastando que seja demonstrada sua “dependência econômica”. Ainda que alguns doutrinadores patronais e juízes pro business queiram forçar a barra e empurrar goela abaixo dos jurisdicionados essa tese da “hiperssuficiência” como inviabilizadora do vínculo laboral, é de se perguntar se, diante de um império de comunicação, o SBT, e de seu proprietário, um dos empresários mais ricos e influentes do país, uma jovem jornalista de expressão regional e praticamente desconhecida do grande público estaria em “igualdade de condições” ao ajustar uma modalidade de contrato de trabalho.

Ainda que Sheherazade tenha imaginado que trabalharia como “pessoa jurídica”, pressupondo um alto grau de autonomia e autogestão do seu trabalho, o que importa saber é como a relação entre a jornalista e a empresa de comunicação se desenvolveu no plano fático. Segundo consta da sua petição inicial, divulgada pela imprensa, à jornalista foram concedidos benefícios como vale-refeição e plano de saúde. Que eu saiba, pessoa jurídicas não comem nem ficam doentes.

A petição inicial, acompanhada de documentação comprobatória, alega ainda a existência de inúmeros outros elementos que demonstrariam os demais requisitos da relação de emprego, como subordinação a editores e diretores, participação obrigatória em reuniões, carga horária de trabalho fixada, uso de crachá idêntico aos demais empregados e de email corporativo do SBT.

Claro que tudo isso está sujeito ao contraditório e será objeto de amplo escrutínio judicial. Mas parece-me que há um fato público e notório a demonstrar que Rachel Sheherazade não era uma “empresa” que prestava serviços ao SBT, mas sim uma mera subordinada de carne e osso: ela foi admoestada publicamente pelo sr. Silvio Santos por emitir opiniões políticas durante os telejornais, manifestações essas que desagradavam o seu chefe, pois continham críticas ao atual presidente, a quem o magnata da mídia presta o mais irrestrito apoio.

Ainda, segundo amplamente divulgado pela imprensa, a jornalista acabou sendo “demitida” porque sua cabeça foi pedida por um grande anunciante, conhecido como “Véio da Havan”, que vem a ser outro incondicional fã do atual ocupante do Alvorada.  Esse fato também consta do processo, pois é objeto de um pedido de indenização por dano moral. Esse aspecto demonstra claramente a existência de pessoalidade e subordinação incompatíveis com um contrato civil que, em sua horizontalidade, se caracteriza pela autonomia da vontade dos contratantes.

Igualmente desprovidas de fundamento são as críticas de que Sheherazade teria agido de má-fé, pois de alguma forma se aproveitou da modalidade contratual “P.J.” para pagar menos impostos.  Essa alegação é comum nesse tipo de lide e não causa nenhum espanto. Quem incentiva os trabalhadores a muitas vezes se acomodarem a essa situação é a própria legislação tributária, que estabelece alíquotas distintas de tributação para o trabalho sob regime da CLT e aquele prestado, supostamente, por prestadores de serviços de forma autônoma. Ou seja, o sistema tributário, como posto, estimula o desvirtuamento de contratos de trabalhadores de alta renda, fazendo com que trabalhadores pobres paguem proporcionalmente mais impostos do que os trabalhadores ricos.  Ademais, tendo ajuizado uma ação trabalhista, Sheherazade, em caso de procedência, será obrigada a pagar os impostos devidos retroativamente.

Aliás, é curioso que a Receita Federal, sob a administração Bolsonaro, lançou uma “ampla auditoria fiscal” sobre a TV Globo, cujo propósito declarado foi o de autuar a empresa justamente por ter-se valido ilegalmente de contratação de jornalistas e atores como “pessoa jurídica”.  Esperemos que essa diligência prossiga e que tais exigências sejam feitas para todas as emissoras, SBT e Record incluídas, para que não pairem dúvidas quanto à isenção da administração fazendária.

Mesmo que Sheherazade não tivesse razão em seu pedido (eu por evidente acho que ela tem), o que parece mais absurdo nesse episódio são as críticas públicas a uma cidadã pelo simples fato de que ela ajuizou uma ação trabalhista, exercendo um direito-garantia que ainda é protegido pela nossa Constituição.

A ninguém surpreende, pois, que as críticas a Sheherazade venham sobretudo daqueles que têm demostrado pouco apreço pelas instituições democráticas e constitucionais, e que, não raro, se tem destacado pelo extremo servilismo ao atual presidente da República, de cujo autoritarismo comungam.

É o caso do apresentador Ratinho, que nesse fim de semana soltou essa pérola para a ex-colega de SBT em um programa de rádio: “você estava lá na Paraíba, escondida, fez um comentário sobre o Carnaval, o Silvio Santos gostou do comentário, tirou você da escuridão onde estava. Trouxe você para São Paulo, pagou salário altíssimo, pelo menos cinquenta vezes mais do que você ganhava aí na Paraíba. E de repente você, numa ingratidão enorme, faz uma coisa dessa. Muito feio para você Sheherazade. (…) Eu acho que o pior defeito e o único que mostra mau-caratismo é ingratidão.  E lamentavelmente você está sendo uma ingrata”.

Há alguns juristas que, do alto de sua sapiência, estão repetindo os mesmos argumentos autoritários de Ratinho. Só, talvez, não estejam sendo tão deselegantes, grosseiros e preconceituosos como ele.

AUTOR:

CÁSSIO CASAGRANDE – Doutor em Ciência Política, Professor de Direito Constitucional da graduação e mestrado (PPGDC) da Universidade Federal Fluminense – UFF. Procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca16 horas ago

Cabo Gilberto Silva e a comitiva brasileira na posse de Donald Trump: uma postura ética e de compromisso com o Brasil

Politíca16 horas ago

Deputado Cabo Gilberto critica veto de Lula a projeto que beneficiaria crianças com microcefalia

Internacional1 dia ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca1 dia ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública1 dia ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE1 dia ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional1 dia ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional1 dia ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional1 dia ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário1 dia ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA1 dia ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário1 dia ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE1 dia ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário1 dia ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional1 dia ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional1 dia ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional1 dia ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional1 dia ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA1 dia ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca1 dia ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde1 dia ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA1 dia ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário1 dia ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde1 dia ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional1 dia ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde5 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA5 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO5 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde5 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA5 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br