Politíca
Rafafá defende inclusão de trabalhadores de serviços essenciais em grupo prioritário da vacinação
O deputado Rafafá (PSDB), participou da audiência pública da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 na Câmara dos deputados e ressaltou a necessidade de distribuir mais doses da vacina contra o coronavírus para os estados e municípios, além de pedir a inclusão de novas categorias de trabalhadores no grupo prioritário para receber a imunização. Participaram da reunião representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e dos laboratórios Pfizer e Jansen. Ele defende que aqueles que não podem trabalhar de casa e que se expõem na sua atividade, sejam vacinados antes.
“É importante que a gente busque soluções para que cheguem mais doses, porque as que temos no país não estão dando conta. Temos grupos prioritários que precisam de vacinação e precisamos dessas doses; muitos estados não conseguiram imunizar os idosos”, ressaltou.
Ainda de acordo com o parlamentar, que integra a comissão, é importante que trabalhadores que têm sido fundamentais neste momento de pandemia também sejam incluídos como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI). “Atendentes de farmácia, padarias, supermercados, bancários, entregadores de delivery, de gás, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativo devem ser contemplados. Eles têm trabalhado de forma incansável nesse período e estão expostos ao vírus”, pontuou.
Em seu discurso, o parlamentar fez um apelo para que as vacinas sejam distribuídas para os estados e municípios e assim, haja uma redução das mortes e complicações por conta da covid-19, que até o momento, matou mais de 392 mil pessoas no país.