Educação & Cultura
Bibliotecas públicas devem destinar espaços para obras de autores paraibanos
As bibliotecas públicas na Paraíba terão que destinar espaços para obras de autores paraibanos como estabelece a Lei 11.913/21, de autoria do deputado Eduardo Carneiro (PRTB). A nova legislação, publicada no Diário Oficial do Estado (28/04/21), tem o objetivo de popularizar a leitura das obras locais.
O escritor Juca Pontes comemorou a nova lei e afirmou que é uma forma de incentivar à produção literária local e a valorizar os escritores do estado ou que fizeram da Paraíba seu berço. Para ele, a legislação é fundamental para viabilizar a convivência das novas gerações com os diálogos dos autores paraibanos.
“O deputado está de parabéns por esse importante apoio à cultura e aos autores locais. Somos uma terra rica em literatura e precisamos aproximar isso dos nossos alunos, crianças e jovens para que esse crescimento e o gosto pela leitura se fortifiquem. A Lei vai valorizar o trabalho dos escritores, mas principalmente vai fazer com que a nova geração conheça as grandes obras locais. Isso é extraordinário”, afirmou.
Para Eduardo, é imprescindível não se represar o conhecimento, não economizar esforços para que a cultura literária seja de domínio público. “Faz-se necessário o incentivo e medidas que estimulem o interesse estudantil na leitura dessas obras de tanta qualidade, frutos de nossos escritores e escritoras”, destacou.
Escritor – Juca Pontes é reconhecido nacionalmente devido ao seu trabalho como escritor. Considerado um gênio na arte da escrita, produziu obras de grande importância para o meio literário. O artista é presença de destaque nos editoriais da Paraíba, devido a qualidade das suas produções e publicações. Juca Pontes é responsável por projetos marcantes, como: Jornal Oficina Literária, Caderno Paraibano de Cultura, além das revistas Presença Literária e Educação e Cultura.