Politíca
CMJP adere ao movimento Maio Amarelo
Luzes amarelas iluminam a fachada da sede do Legislativo Municipal em apoio à campanha que alerta para as mortes no trânsito e discute a segurança viária
A fachada do edifício sede da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) terá luzes amarelas como forma de adesão à Campanha Maio Amarelo. O movimento internacional estimula a conscientização para a diminuição de acidentes no trânsito a partir da disseminação de informações sobre segurança viária e cumprimento das leis de trânsito. Em 2020, cerca de 30 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito, segundo dados do Governo Federal.
A adesão ao movimento foi uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa a partir da solicitação realizada pelo vereador Coronel Sobreira (MDB). “O Maio Amarelo quer e espera a participação de todos comprometidos com o bem estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual convida entidades ou empresas para levantarem a bandeira do movimento e fazer do mês de maio o início da mudança e do amarelo a cor da atenção pela vida”, justificou o parlamentar em requerimento.
Em 2021, o movimento tem como tema o “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito” no sentido de promover a empatia e a humanização, assim como alertar sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes dos motoristas.
Sobre o Maio Amarelo
O movimento teve sua primeira edição em 2014 e estimula uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema. O objetivo é incentivar o engajamento em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.