Saúde
Usar máscaras em público diminui disseminação da covid-19
O uso das máscaras e a distância pessoal são cruciais principalmente devido à transmissão por assintomáticos.

Eficácia das máscaras
Cidades que tornaram obrigatório o uso de máscaras faciais em áreas públicas tiveram um declínio contínuo na propagação do coronavírus.
Após apenas cinco dias do início da vigência da obrigatoriedade das máscaras, a taxa diária de crescimento do novo coronavírus desacelerou quase 1%; após 21 dias, a taxa de crescimento já havia desacelerado cerca de 2%.
O uso das máscaras e a distância pessoal são cruciais principalmente devido à transmissão por assintomáticos.
Esta foi a conclusão de Wei Lyu e George Wehby, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Iowa (EUA) – todos os dados da pesquisa referem-se à experiência norte-americana.
Governadores de 15 estados norte-americanos e da capital assinaram decretos para obrigar o uso da máscara facial em público logo nos primeiros dias da pandemia.
Essas leis foram promulgadas entre 8 de abril e 15 de maio, e os pesquisadores monitoraram as mudanças nas taxas diárias de crescimento dos casos de covid-19 entre 31 de março e 22 de maio.
Segundo a equipe entre 230.000 e 450.000 casos podem ter sido evitados até a data final do estudo (22 de maio) graças à obrigatoriedade do uso das máscaras.