CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Perseverança da NASA captura vídeo e áudio do Fourth Ingenuity Flight
Os sons dos rotores do helicóptero Mars adicionam outra nova dimensão ao projeto histórico.
Pela primeira vez, uma espaçonave em outro planeta gravou os sons de uma espaçonave separada. O Perseverance Mars rover da NASA usou um de seus dois microfones para ouvir o helicóptero da Ingenuity voar pela quarta vez em 30 de abril de 2021. Um novo vídeo combina imagens do helicóptero movido a energia solar feitas pelo imager Mastcam-Z da Perseverance com áudio de um microfone pertencente ao instrumento laser SuperCam do rover.
O laser atinge rochas à distância, estudando seu vapor com um espectrômetro para revelar sua composição química. O microfone do instrumento registra os sons dos golpes de laser, que fornecem informações sobre as propriedades físicas dos alvos, como sua dureza relativa. O microfone também pode gravar ruído ambiente, como o vento marciano.
Com o Perseverance estacionado a 262 pés (80 metros) do local de decolagem e pouso do helicóptero, a missão do rover não tinha certeza se o microfone captaria algum som do vôo. Mesmo durante o vôo, quando as hélices do helicóptero giram a 2.537 rpm, o som é bastante abafado pela fina atmosfera marciana. É ainda mais obscurecido por rajadas de vento marcianas durante os momentos iniciais do vôo. Ouça com atenção, porém, e o zumbido do helicóptero poderá ser ouvido ligeiramente acima do som daqueles ventos.
“Esta é uma surpresa muito boa”, disse David Mimoun, professor de ciência planetária no Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace (ISAE-SUPAERO) em Toulouse, França, e chefe de ciência do microfone SuperCam Mars. “Fizemos testes e simulações que nos disseram que o microfone mal captaria os sons do helicóptero, já que a atmosfera de Marte amortece fortemente a propagação do som. Tivemos a sorte de registrar o helicóptero a tal distância. Esta gravação será uma mina de ouro para nossa compreensão da atmosfera marciana. ”
Os cientistas tornaram o áudio, que é gravado em mono, mais fácil de ouvir, isolando o som da pá do helicóptero de 84 hertz, reduzindo as frequências abaixo de 80 hertz e acima de 90 hertz, e aumentando o volume do sinal restante. Algumas frequências foram cortadas para realçar o zumbido do helicóptero, que é mais alto quando o helicóptero passa pelo campo de visão da câmera.
“Este é um exemplo de como os diferentes conjuntos de instrumentos de carga útil se complementam, resultando em sinergia de informações”, disse Soren Madsen, gerente de desenvolvimento de carga útil Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia. JPL construiu Perseverança, bem como Ingenuidade e opera ambos. “Neste caso particular, o microfone e o vídeo nos permitem observar o helicóptero como se estivéssemos lá, e informações adicionais, como o deslocamento Doppler, confirmam os detalhes da trajetória de vôo.”
O SuperCam é liderado pelo Laboratório Nacional de Los Alamos no Novo México, onde a unidade do corpo do instrumento foi desenvolvida. Essa parte do instrumento inclui vários espectrômetros, eletrônicos de controle e software. A unidade do mastro, incluindo o microfone, foi desenvolvida e construída por vários laboratórios do CNRS (centro de pesquisa francês), ISAE-Supaéro e universidades francesas sob a autoridade contratante do Centre National d’Etudes Spatiales (a agência espacial francesa). Os alvos de calibração no convés do rover são fornecidos pela Universidade de Valladolid, na Espanha.
A Arizona State University lidera as operações do instrumento Mastcam-Z, trabalhando em colaboração com a Malin Space Science Systems em San Diego. A equipe Mastcam-Z inclui dezenas de cientistas, engenheiros, especialistas em operações, gerentes e estudantes de uma variedade de instituições.
Mais sobre Ingenuidade
O Ingenuity Mars Helicopter foi construído pelo JPL, que também gerencia o projeto de demonstração de tecnologia para a sede da NASA. É apoiado pelas diretorias de missão de Ciência, Pesquisa Aeronáutica e Tecnologia Espacial da NASA. O Ames Research Center da NASA no Vale do Silício da Califórnia e o Langley Research Center da NASA em Hampton, Virgínia, forneceram análise de desempenho de voo significativa e assistência técnica durante o desenvolvimento da Ingenuity. A AeroVironment Inc., a Qualcomm e a SolAero também forneceram assistência para o projeto e os principais componentes do veículo. A Lockheed Martin Space projetou e fabricou o Mars Helicopter Delivery System .
Para obter mais informações sobre o Ingenuity:
https://go.nasa.gov/ingenuity-press-kit
e
https://mars.nasa.gov/technology/helicopter
Mais sobre perseverança
Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia , incluindo a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos (rochas quebradas e poeira).
As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Européia), enviariam espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.
A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão a se preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho.
O JPL, que é gerenciado para a NASA pela Caltech em Pasadena, Califórnia, construiu e gerencia as operações do rover Perseverance.
Para mais informações sobre Perseverança:
e
Karen Fox / Alana Johnson
Sede da NASA, Washington
301-286-6284 / 202-358-1501
karen.c.fox@nasa.gov / alana.r.johnson@nasa.gov
Andrew Good
Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Califórnia
818-393-2433
andrew.c.good@jpl.nasa.gov