Politíca
Rafafá defende abertura das academias e cobra diálogo do Governo do Estado com prefeitos
A prática dos exercícios físicos melhora a resposta imunológica contra infecções, diminui a inflamação sistêmica e melhora marcadores imunológicos e inflamatórios de várias doenças, conforme dados do American College of Sports Medicine (ACSM). Ciente desses benefícios, o deputado federal Rafafá (PSDB) critica o fechamento das academias na Paraíba por determinação do decreto do Governo do Estado.
O parlamentar lamenta a falta de diálogo do Estado com municípios na hora de editar as normas. “O Estado edita esses documentos sem qualquer diálogo com prefeitos e entidades representativas, diferente do que ocorre em outros estados. Hoje na Paraíba existe uma batalha de decretos que só faz atrapalhar e tira o foco do combate à pandemia. Acredito que todos têm o mesmo objetivo, mas é preciso alinhamento e disposição para a diálogo”, ponderou.
Rafafá destaca ainda a importância da atividade física para a saúde, já que estudos apontam um menor risco de hospitalização em decorrência do coronavírus em pessoas que praticam exercícios. Além disso, os educadores físicos foram considerados profissionais da saúde, conforme Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
“Precisamos trabalhar juntos nessa pandemia. Todos os profissionais que atuam ajudando a população a vencer esse vírus de alguma forma merecem o reconhecimento. É preciso equilíbrio e sensibilidade nas decisões que afetam não só a qualidade de vida, mas geração de renda de trabalhadores e pequenos empresários”, pontuou.
Reunião – O deputado federal Rafafá se reuniu nessa quinta-feira (10) com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima e profissionais de educação física para discutir o funcionamento das academias do município.