Connect with us

Educação & Cultura

O que foi a Reforma Protestante?

Como parte de uma série de mudanças na mentalidade europeia durante a Idade Moderna (1453-1789), a Reforma Protestante mudou a forma de perceber a Igreja. A relação entre o Sagrado, a Santa Igreja e o Estado passou por uma série de questionamentos nesse momento. E é sobre isso que vamos falar neste conteúdo!

Aqui, o Politize! te explica o que foi a Reforma Protestante e quais as principais mudanças que provocou na sociedade, na Igreja e no Estado.

O contexto religioso europeu

Durante a Idade Média (476-1453), ter terras era sinônimo de influência política. A Igreja Católica de Roma detinha muitas propriedade e, com isso, era uma das principais instituições do período. Essa autoridade vinha também do reconhecimento dos próprios reis e soberanos que enxergavam no Papa e na Igreja uma autoridade não só religiosa, mas também política.

Além disso, as interpretações da Bíblia exerciam grande controle social no período. Práticas como indulgências, por exemplo, eram comuns. Além de gerarem riquezas para a Igreja, essas práticas colocavam nas mãos da Instituição a  salvação dos pecados.

Internamente, a Igreja era marcada pela hierarquia. Isso significa que os membros do Clero mantinham uma relação centrada na figura do Papa como líder principal. 

De forma geral, essa estrutura hierárquica, as práticas eclesiásticas e as relações políticas levaram ao descontentamento de nomes dentro do próprio Clero. Apesar de essa insatisfação estar presente desde o século XII, foi somente no século XVI que figuras do Clero trouxeram novas ideias sobre as doutrinas adotadas pela Igreja Católica, culminando no movimento que ficou conhecido como a Reforma Protestante

Leia também: religião e política não se discutem?

Os primeiros reformadores

Já ao final da Idade Média, nomes como John Wycliffe, um professor de Oxford, e Jan Huss, um clérigo da região da Boêmia, hoje parte da República Tcheca, já haviam levantado dúvidas sobre os comportamentos da Santa Sé.

Um dos questionamentos era sobre à leitura biblica, isso porque a Instituição religiosa apresentava uma interpretação oficial das escrituras, mas não permitia a leitura das mesmas. Por isso, John Wycliffe e Jan Huss podem ser considerados os “primeiros reformadores”. Huss, por exemplo, foi queimado e se tornou um dos símbolos da região da Boêmia sendo lembrado até hoje como símbolo nacionalista. 

Martinho Lutero

Lutero (1483-1546) era monge agostiniano e doutor em teologia alemã. A partir de suas ideias, surgiu a Igreja Luterana, que até hoje mantêm sua força na Alemanha e em lugares de colônia alemã, até mesmo no Brasil. 

Pode-se dizer que foi o incomodo com aprática de vendas de indulgênciasque o levou a uma intensa pregação, na segunda década de 1500, contra a venda do perdão dos pecados. Tendo uma grande leitura de Santo Agostinho, Lutero acreditava que os pecados não poderiam ser perdoados com base em uma ação mundana, mas somente com a fé à palavra de Deus. Para o monge, a justiça divina não estava na punição, mas na capacidade misericordiosa. Por isso, era crítico ao mercado de indulgências.

Vamos lembrar que o perdão é algo fundamental para a Igreja romana. A ideia da redenção, da mudança e da salvação terrena é algo central na visão católica. Assim, por conta disso, o mercado das indulgências era tão popular, afinal, havia a ideia de que o perdão de Deus era algo possível de conseguir em terra pela ajuda material à Igreja. No Brasil, por exemplo, no período colonial era comum que famílias ricas fizessem doações e financiassem suas paróquias para conseguir a salvação e perdão dos pecados. 

Além disso, Lutero também defendia a leitura individual da palavra bíblica e criticava a leitura oficial pela instituição romana. Assim, Lutero pretendia mudar a concepção da Igreja, afastando-se da ideia de Igreja como uma instituição oficial e pregando a noção de Igreja ligada a uma congregação – ou seja, como uma reunião de cristãos para exercer a sua fé. Segundo ele, a Igreja não se tratava de uma instituição capaz de verbalizar a palavra de Deus, mas sim de um conjunto de pessoas reunidas para buscar da fé.

Para que a leitura da palavra fosse possível, Lutero traduziu a Bíblia do latim para o alemão em 1521. Anteriormente, o livro era escrito somente em latim, o que impossibilitava a leitura pela população em geral. 

O debate de Lutero contra Müntzer.

Lutero viveu um intenso debate contra outro reformador alemão, mas que ganhou menos importância na história. Müntzer foi um seguidor de Lutero e se afastou completamente do monge ao apoiar os camponeses germânicos na revolta de 1524 a 1525 – a revolta de camponeses tomou conta da região que hoje é conhecida como Alemanha, influenciados por uma visão mais radical do que Lutero tinha sobre as hierarquias sociais. Os camponeses defendiam o fim da servidão e uma permissão para caça em território de controle dos nobres. Lutero era fortemente contra e defendeu a repressão violenta ao movimento.

Mas qual era a diferença entre as ideias dos dois reformadores? Müntzer também não entendia a Igreja como uma instituição que deveria ser responsável pela interpretação da Bíblia. Para ele, a Igreja está no espírito de fé do indivíduo, ou seja, na recomendação interior que pode se manifestar em cada ser humano. Contudo, diferente de Lutero, para Muntzer, essa capacidade de manifestar a fé está em cada ser humano, por isso cada um seria igual perante a Deus. Sendo assim, para ele, hierarquias sociais baseadas em nobreza e clero não eram vistas como justificáveis ​​do ponto de vista religioso. 

Aqui vale a pena um adendo importante: esse tipo de justificativa religiosa sobre a igualdade, ou seja, a ideia de que cada um é igual perante aos outros começou também a surgir nesse período. A individualidade e a concepção de igualdade não eram conceitos e valores fundamentais difundidos na mentalidade europeia até o momento – isso porque a comunidade era um valor muito importante para a Idade Média. Assim, a Modernidade começou a introduzir isso pela justificativa religiosa na Reforma.

Leia também: o que é igualdade, equidade e justiça social?

Se Müntzer falava da igualdade perante a Deus, Lutero defendia a autoridade do governante com a justificativa religiosa. Segundo Lutero, os cristãos vivem ao mesmo tempo sob o governo de dois reinos.

No primeiro plano, do ponto de vista da religião, a única autoridade é Deus – e aqui está seu choque com a figura do Papa, pois Lutero não vê nele a autoridade para perdoar. De acordo com o Monge: 

5  O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.

6 O papa não pode remitir culpa alguma senão declarando e confirmando que ela foi perdoada por Deus, ou, sem dúvida, remitindo-a nos casos reservados para si; se estes forem desprezados, a culpa permanecerá por inteiro.

(…)

21 Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do papa.

22 Com efeito, ele não dispensa as almas no purgatório de uma única pena que, segundo os cânones, elas deveriam ter pago nesta vida.

O segundo plano é o reino da Terra, esse também tem autoridade de Deus, mas a espada é concedida por Deus ao governante na Terra. Assim, é o rei que deve estabelecer a paz segundo as leis de Deus e ao direito natural, podendo reprimir e coagir as atitudes dos pecadores. É dessa forma, então, que Lutero justifica a autoridade do rei e dos nobres dentro de um bom governo baseado na religião.

Leia também: o que é uma Monarquia?

Calvino

Calvino (1509-1564) foi um teologo e lider religioso francês também influenciado por Lutero. A partir de suas ideias surgiu o movimento que ficou conhecido como calvinismo.

O calvinismo era um movimento que acreditava na predestinação das pessoas, ou seja, que as pessoas estariam destinadas a salvação por sua fé. O Calvinismo também pregava a predestinação não só do ponto de vista da salvação, mas também com a noção de que o lugar social de cada pessoa teria sido destinado por Deus e, por esse motivo, os cristãos deveriam aceitar o seu status e sua profissão. Inclusive, para o Calvinismo, aceitar esse local social determinado e empenhar-se no seu oficio era uma demonstração de devoção a Deus. 

Assim, no Calvinismo é possível perceber a defesa da disciplina ao trabalho e a repulsa ao ócio – por isso, a valorização da riqueza também é aceita. Aqui, alguns ditados podem ilustrar essa valorização, como por exemplo: Deus ajuda quem cedo madruga; ou o trabalho enobrece o homem.

Dessa forma, ao contrário do catolicismo, o calvinismo – como outras religiões da Reforma – não encaravam a riqueza de forma negativa. Vale dizer que apesar da Igreja Católica ser uma das instituições mais ricas e poderosas da Europa no momento, a palavra pregada era de valorização a humildade. Não a toa, uma das passagens conhecidas da Bíblia afirma: “mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar nas portas do céu”.

A Contra Reforma e o Concílio de Trento 

Entre 1545 e 1563, o Clero católico se reuniu em um concílio na cidade de Trento, na atual Itália. A reunião tinha como objetivo evitar a perda de fiéis para as novas igrejas, como a Igreja Calvinista e a Igreja Luterana, que surgiram com a Reforma. As decisões tomadas na conferência não necessariamente foram no sentido de uma mudança, mas reafirmando posicionamentos teológicos e tomando medidas para validá-los. 

As mudanças foram em dois âmbitos: a disciplina e a doutrina.

Reiterando algumas dos questionamentos feitos pela Reforma, como a crença na tradução original da Bíblia, o Concílio confirmou que os ensinamentos não constavam somente na palavra da Bíblia, mas também na tradição da Igreja Católica.  A reunião religiosa ratificou também a liberdade do homem pelo pecado capital, a importância dos sacramentos, como as celebrações de batismo, eucaristias e outras, e confirmou também que as orações podem ajudar na salvação das almas nos purgatórios. 

De uma forma geral, o Concílio visou fixar posições pelas quais a Reforma contestava, mantendo, por exemplo, a posição de São Tomas de Aquino sobre a capacidade de perdão do Papa e da Igreja. Lembre-se: essa visão se contrapunha com a visão teológica de Santo Agostinho, por quem Lutero era influenciado. 

O documento católico também reafirmou a importância do Papa e das interpretações católicas da Bíblia. Por outro lado, proibiu a venda de indulgências

Ainda, o cotidiano da Igreja recebeu atenção ao ser determinado a importância da vida do Clero com a comunidade. Dessa forma, o Concílio decretou, por exemplo, que o bispo deveria morar na diocese que era responsável e que ele não poderia ser responsável por mais de uma diocese.

Apesar das decisões tomadas no Concílio, foi fundamental que os reis católicos aceitassem essas mudanças para que as práticas efetivamente mudassem.

E ai, conseguiu entender o que foi a Reforma Protestante?

REFERÊNCIAS

André Biéler. O Pensamento econômico e social de Calvino.

Jean Delumeau. De Religiões e de Homens.

João Genrique dos Santos. O reformador obliviado: silêncios da gistória sobre Thomas Müntzer.

Martin Noberto Dreher. Martinho Lutero e Thomas Müntzer: a justificação teológica da autoridade secular e da revolução.

Peter Johann Mainka. Um caminho do mundo moderno – Concepções clássicas da filosofia política no século XVI e o contexto histórico. 

Quentin Skinner. As fundações do pensamento político moderno.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional6 minutos ago

Quaest: maioria dos brasileiros indica que Lula ‘não merece’ ser reeleito em 2026

Judiciário14 horas ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

Judiciário14 horas ago

STF não vai julgar tempo mínimo de serviço militar para praças

Esporte14 horas ago

IMAGEM FORTE: Vítima de brasileiro sai desfigurado e ‘chora sangue’ após sofrer nocaute no UFC

Esporte14 horas ago

Diego Ceará converte pênalti e garante vitória do Sousa sobre o Potiguar

Esporte14 horas ago

F1: Tem corrida neste domingo? Saiba quando é o GP da Emília-Romanha

Esporte14 horas ago

Djokovic admite que incidente na cabeça pode ter influenciado derrota: “Senti um grande impacto”

Esporte14 horas ago

Ginástica Rítmica fatura 1º ouro de 2024 em etapa da Copa do Mundo

Nacional15 horas ago

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

Nacional15 horas ago

Nelson Barbudo deve assumir cadeira de Amália Barros na Câmara dos Deputados

Nacional15 horas ago

Governo quer treinar professores e alunos para linguagem neutra

Nacional15 horas ago

Onze ministros viram alvo do Congresso por má conduta na tragédia do RS

Nacional15 horas ago

URGENTE: “É um recurso de empréstimo”, explica Leite sobre Lula disponibilizar R$ 50,9 bilhões ao RS

Nacional15 horas ago

Deputada norte-americana defende que EUA retirem visto de Alexandre de Moraes

Esporte15 horas ago

Flamengo afasta crise com vitória de 2 a 0 contra Timão no Brasileiro

Saúde15 horas ago

Defesa das bactérias pode se tornar novo antibiótico altamente dirigido

Saúde15 horas ago

Tratamento com laser poderá erradicar melanoma ocular

Saúde15 horas ago

Medula espinhal tem aprendizado e memória independentes do cérebro

Saúde15 horas ago

Suplementos de vitamina D não funcionam igualmente para todos

Saúde15 horas ago

Vacinação fortalece o sistema imunológico e pode reduzir o risco de complicações

Saúde16 horas ago

Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde atende população de Sousa e região

ESTADO16 horas ago

Paraíba se despede do Cena nordeste Festival com saldo positivo

Esporte16 horas ago

Governo da Paraíba marca presença no Fórum de Turismo 60+, em São Paulo

Educação & Cultura16 horas ago

Projeto Xadrez Escolar chega a cerca de mil alunos e abre novos horizontes para crianças e adolescentes de João Pessoa 

ESTADO16 horas ago

Paraíba terá 140 obras e equipamentos do PAC Seleções para melhorar a vida das mães e de seus filhos

Segurança Pública16 horas ago

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas na zona sul da Capital

Segurança Pública16 horas ago

Polícia Militar prende suspeitos de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Segurança Pública16 horas ago

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas e apreende arma de fogo na Capital

Segurança Pública16 horas ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas e apreende arma de fogo em João Pessoa

Judiciário16 horas ago

A inconstitucionalidade da imposição de idade mínima para concessão de aposentadoria especial após a EC 103/2019

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

Internacional4 dias ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura5 dias ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura5 dias ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

HIDROGÊNIO

Saúde5 dias ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde1 semana ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA1 semana ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura1 semana ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 semanas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde2 semanas ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 semanas ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 semanas ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 semanas ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br