Connect with us

Educação & Cultura

Caixa 2 e outros crimes eleitorais: como combater

O período eleitoral é o momento de maior exercício da democracia no Brasil. Mas não é de hoje que a justiça brasileira vem enfrentando grandes dificuldades em fazer desse momento um fenômeno íntegro. Muitos candidatos e partidos recorrem a ilegalidades para obter vantagens nas eleições, prejudicando o processo democrático ao cometerem diversas formas de crime eleitoral.

Dentre todos os crimes eleitorais previstos na legislação, o mais recorrente é a corrupção eleitoral. Da compra de votos ao caixa 2, entenda como se dá essa corrupção e de que forma você, eleitor, pode ajudar a combatê-la.

O que são crimes eleitorais?

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os crimes eleitorais são todas as ações proibidas por lei, praticadas por candidatos e eleitores, em qualquer fase de uma eleição. Alguns dos principais crimes eleitorais são:

  1. Uso da violência para coagir o eleitor a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, mesmo que os fins não sejam alcançados. Basta a existência da ameaça para que se configure crime. A punição é de até 4 anos de reclusão e pagamento de 5 a 15 dias-multa, que é um valor definido a ser pago pelo condenado, para cada dia de multa recebida. Este crime está previsto no artigo 323 do Código Eleitoral.
  2. Divulgar na propaganda eleitoral fatos, sabendo que são inverídicos, a respeito de outros candidatos ou partidos, com a intenção de influenciar o eleitorado. Este crime é previsto no artigo 323 do Código Eleitoral e a pena é detenção de 2 meses a 1 ano ou pagamento de 120 a 150 dias-multa.
  3. Destruir ou ocultar urna contendo votos ou documentos relativos à eleição, bem como alterar, de qualquer forma, os boletins de apuração. Qualquer dano causado propositalmente às urnas se configura como prática ilegal, uma vez que prejudica a apuração dos resultados. Previsto no artigo 72 da Lei 9.504/97 , a pena para este crime é reclusão de 5 a 10 anos.
  4. No dia da eleição, também são crimes as ações de “boca de urna”, como o uso de alto-falantes e amplificadores de som, realização de comícios e carreatas, distribuição de material de propaganda política e qualquer tipo de manifestação ou aliciamento que possa influenciar a vontade dos eleitores. A pena para este crime é detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil reais.
  5. Por fim, a compra ou venda de votos durante as eleições. Qualquer tentativa de conseguir votos em troca de dinheiro ou outros serviços é crime de corrupção eleitoral. Saiba mais sobre esta prática, a seguir.

O que é corrupção eleitoral?

corrupção eleitoral acontece quando os candidatos buscam alcançar cargos eletivos oferecendo vantagens, como forma de conquistar votos dos eleitores. Assim, o processo eleitoral se transforma em uma corrida para conquistar os interesses pessoais ou profissionais dos candidatos, e não mais em função dos interesses da população.

De acordo com o artigo 299 do Código Eleitoral, comete o crime de corrupção eleitoral qualquer pessoa que oferecer, receber ou pedir dinheiro, ou alguma outra forma de vantagem, em troca de votos. Para cometer corrupção eleitoral, basta que haja a oferta, não precisa que ela seja aceita. A pena prevista é reclusão de até quatro anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.

Corrupção ativa e passiva

A corrupção pode acontecer de forma ativa ou passiva. Ela é ativa quando o candidato, ou alguma pessoa em seu nome, oferece dinheiro ou outra vantagem ao eleitor, em troca de voto. Na corrupção passiva, é o eleitor quem toma a iniciativa de oferecer seu voto ao candidato, desde que em troca de algum beneficio.

No meio político, a corrupção ativa ainda resulta na pena de inelegibilidade do candidato pelo período de oito anos. É muito importante que o eleitor saiba que quem vende seu voto também pratica crime, e está sujeito à mesma punição.

E o caixa 2, o que é?

O caixa 2 ocorre quando uma quantia de dinheiro é desviada, ou seja, não contabilizada e muito menos declarada aos órgãos de fiscalização. Deixar de declarar um valor, ou declarar uma quantia menor é crime de sonegação fiscal, previsto na Lei 8.137/1990. A pena é reclusão de dois a cinco anos, e multa. No código eleitoral, o crime de Caixa 2 é tipificado no artigo 350, e definido como a falsificação ou omissão de informações em documentos, incluindo aqueles referentes à prestação de contas, para fins eleitorais.

Tem sido muito comum o uso de dinheiro ilegal, ou caixa 2, para o financiamento de campanhas eleitorais. O uso deste dinheiro não só configura crime, como também transforma a política brasileira em uma política cada vez mais corrupta. Além de fraudar a legislação, o caixa 2 também frauda o processo eleitoral, já que coloca os concorrentes em chances desiguais de vitória.

Com a proibição das doações empresariais para as campanhas, alguns especialistas preveem um aumento de casos de caixa 2 nas próximas eleições. Em entrevista à Folha de São Paulo, o juiz André Lemos Jorge, responsável por identificar irregularidades nas Eleições de 2016 em São Paulo, afirmou que os políticos, já acostumados com excessivos gastos nas campanhas, recorrerão ao caixa 2, agora que a verba para a campanha deve ser muito menor.

O avanço da legislação

A corrupção eleitoral e o caixa 2 ainda são problemas constantes na política brasileira, já que persistem muitas dificuldades na fiscalização destes crimes. Com a intenção de melhorar o processo eleitoral no Brasil, a legislação tem se tornado cada vez melhor, com novas leis criadas para proteger a nossa democracia. Muitas destas leis surgiram, inclusive, a partir de iniciativas populares. Confira abaixo de que forma a população brasileira tem contribuído para o combate destas formas de corrupção.

1) Lei Contra a Compra de Votos (Lei 9840/99)

Elaborada a partir de um projeto popular, que conseguiu coletar pouco mais de um milhão de assinaturas, esta lei teve um importante papel no combate à compra de votos e ao uso eleitoral da máquina administrativa – isto é, quando políticos eleitos utilizam a administração pública para oferecer vantagens em troca de votos, seja para reeleição ou para candidatos aliados. Antes dela, não havia no Brasil punição eficaz para quem cometesse esses crimes.

A lei autoriza a cassação do registro de candidatura ou diploma de políticos que praticarem as irregularidades previstas, além do pagamento de multa nos seguintes valores: para compra de voto, entre 1 mil e 50 mil reais; e para uso da máquina administrativa, entre 5 mil e 100 mil reais.

Conheça também as 10 medidas contra a corrupção.

2) Lei da Ficha Limpa (135/2010)

Esta lei surgiu através de uma campanha organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). A campanha foi lançada em 2008, com o objetivo de combater a corrupção eleitoral no país e melhorar o perfil dos políticos brasileiros. O projeto obteve 1,3 milhão de assinaturas dentre cidadãos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Sancionada em 2010, a Lei Ficha Limpa torna inelegível, por oito anos, os políticos condenados por corrupção eleitoral, em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros casos.

O papel do eleitor na fiscalização

Apesar dessas conquistas, o Brasil ainda não possui a estrutura necessária para que a justiça combata, sozinha, as práticas de crimes eleitorais. Assim, a ajuda da população continua sendo de extrema importância na fiscalização das campanhas.

Com o fim das doações empresariais, afirma o juiz André Lemos Jorge, fiscalizar a corrupção nas eleições ficará mais difícil. Segundo ele, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) possuem apenas sete desembargadores, e em estados muito grandes esse número está longe de ser suficiente.

Cabe ao eleitor, personagem central na corrida eleitoral, auxiliar a Justiça Eleitoral nesse processo. Desde o início das eleições, o cidadão deve acompanhar os passos dos candidatos e, por meio de ações fiscalizadoras, colaborar para a integridade das eleições.

Por isso, ao ficar sabendo de qualquer crime eleitoral, é importante que o cidadão denuncie e contribua para que todos tenhamos uma melhor eleição.

MAS, COMO EU FAÇO PARA DENUNCIAR?

A partir do momento em que se iniciam as eleições, a Justiça Eleitoral disponibiliza aos eleitores uma série de mecanismos que possibilitam a fiscalização, e que simplificam a denúncia de irregularidades. Não é necessário que o cidadão se identifique nas denúncias. Fique tranquilo, a Justiça Eleitoral garante o seu anonimato.

Presenciou alguma irregularidade e gostaria de denunciar? Veja de que formas você pode fazer isso:

1) Promotores Eleitorais

O eleitor que souber da ocorrência de compras de votos ou outros crimes eleitorais pode fazer a denúncia junto ao Ministério Público Eleitoral. Nos municípios, os representantes dessa instituição são os Promotores Eleitorais. A denúncia também pode ser feita à polícia ou ao juiz Eleitoral.

Todas as denúncias são protocoladas pela Procuradoria Regional Eleitoral e, caso sejam identificados indícios que caracterizem a conduta criminosa, o caso é encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral, também da sua cidade. É nesse tribunal que o processo será aberto e as punições serão aplicadas.

Todas essas instituições contam com serviços de denúncia pela internet, basta visitar os sites das Procuradorias e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

O ideal é que a denúncia seja feita por escrito e que apresente o maior número de informações possíveis, como a época e o local em que o fato ocorreu, nome e endereço dos suspeitos da conduta ilícita e telefones de contatos que possam auxiliar na investigação. Claro, se estas informações forem possíveis. A ausência de identificação completa dos envolvidos ou das testemunhas não impedirá a apuração dos fatos.

Para ajudar, tente obter documentos, fotos ou vídeos que comprovem a prática do crime denunciado, eles também podem ser enviados ao Ministério Público Eleitoral.

2) SAC do Ministério Público Federal

Desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF), este é um aplicativo por onde o cidadão pode fazer denúncias referentes às eleições de 2016, a partir do celular. Através do aplicativo, o usuário poderá denunciar, de forma mais rápida, irregularidades relativas a todas as áreas de atuação do MPF, como: combate à corrupção; direitos do cidadão e do consumidor; patrimônio público e social; meio ambiente, e várias outras.

Para utilizar o serviço, basta cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com um relato da solicitação. Também é possível anexar documentos, fotos, áudios ou vídeos.

As denúncias enviadas através do aplicativo são direcionadas à Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF e, caso se tratem de temas eleitorais, serão remetidas às Procuradorias Regionais Eleitorais, para distribuição aos Promotores Eleitorais atuantes nos municípios, que analisarão os fatos e adotarão as medidas cabíveis.

3) Pardal (aplicativo)

O Pardal é um aplicativo lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por onde cidadãos de todo o país poderão denunciar à Justiça Eleitoral irregularidades praticadas por candidatos e partidos durante a campanha eleitoral.

Todas as denúncias serão apuradas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que terá a responsabilidade de avaliar as informações recebidas e formalizar eventuais denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade. O aplicativo também permite o envio de fotos e vídeos junto às denúncias.

4) Contra o Caixa 2 (aplicativo)

Lançado pelo Comitê de Combate ao Caixa 2 nas eleições de 2016, da Ordem dos Advogados do Brasil, o aplicativo permite que crimes eleitorais, especialmente os de Caixa 2 e compra de votos possam ser denunciados mais rapidamente e de forma totalmente anônima.

Para registrar a denúncia, o cidadão preenche dados da ocorrência como data, local, descrição do fato e nome do partido ou candidato envolvido. Também podem ser acrescentadas fotografias que auxiliem a comprovação do crime. O registro é então encaminhado à ouvidoria da OAB, que analisará as provas e decidirá se formaliza a denúncia.

Isabela Souza – Estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Politize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional3 horas ago

Jovens apontam corrupção como maior problema do Brasil

Educação & Cultura10 horas ago

Como funciona o novo Pé-de-Meia do governo, agora voltado a licenciaturas

Esporte10 horas ago

Fim de linha no Al Hilal? Neymar em negociações com clube da MLS

Nacional10 horas ago

Novo comando do Congresso tem deputado de 24 anos como cotado e bolsonarismo raiz à margem

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Concurso dos Correios define data de resultado. Veja quando será

ECONOMIA11 horas ago

Governo Federal edita Medida Provisória para reforçar gratuidade do Pix

CIDADE12 horas ago

Abertas inscrições para o Encontro ‘Novos Prefeitos e Prefeitas’ realizado pelo Governo Federal

Nacional12 horas ago

‘Se era Fake News, por que o Lula revogou?’, questiona Rafael Satiê

Nacional12 horas ago

Pix: Nikolas reage após governo decidir acabar com fiscalização

Nacional12 horas ago

Defesa de Daniel Silveira aponta erros de Moraes

Nacional12 horas ago

PT prepara ofensiva contra Nikolas Ferreira, diz site

Nacional12 horas ago

Haddad culpa oposição por fim da fiscalização do Pix

Nacional12 horas ago

Apoiadores de Lula Chamam Governo de ‘Frouxo’ Após Revogação de Fiscalização do Pix

Esporte12 horas ago

Australian Open: João Fonseca é derrotado por Sonego, mas encanta mundo do tênis

Internacional12 horas ago

etanyahu diz que não vai aprovar cessar-fogo enquanto Hamas não recuar de exigências de última hora; grupo diz respeitar acordo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Tribunal analisou atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Internacional12 horas ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde12 horas ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA12 horas ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO12 horas ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

CIDADE12 horas ago

Prefeito Bruno anuncia Fábio Thoma como secretário de Assistência Social de Campina e Rodolfo Rodrigues como executivo

Internacional12 horas ago

Acordo histórico entre Israel e Hamas: cessar-fogo promete paz após 15 meses de conflito

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Fantástico afunda em audiência, apesar do Lula

ESTADO13 horas ago

Farmácia Popular amplia atendimento e chega a mais 43 novos municípios da Paraíba

CIDADE13 horas ago

João Pessoa é referência em boas práticas de governança, integridade e compliance para gestores de Roraima

CIDADE13 horas ago

Fiscalização do Procon-JP notifica mais 42 postos de combustíveis sobre aumento no preço da gasolina

ESTADO13 horas ago

Atividades educativas encerram exposição ‘Panapaná – Pretitudes 2024’ na Funesc

ESTADO13 horas ago

Governo promove reposicionamento de professores e medida alcança mais de 25,6 mil profissionais com impacto de R$ 161 milhões ao ano

Esporte13 horas ago

Governo inicia Circuito Game Dev Quest e impulsiona indústria de jogos independentes no estado

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Internacional12 horas ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde12 horas ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA12 horas ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO12 horas ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde2 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde2 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura3 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br