Educação & Cultura
5 cursos on-line gratuitos para aprender braille
Sua comunicação é inclusiva? A forma como você se expressa contribui para a quebra de preconceitos e barreiras? Ainda não? Tudo bem, sabemos como esse processo pode ser longo. Por isso, estamos aqui para ajudá-lo(a).
Saber braille é fundamental para garantir informação e acessibilidade a pessoas cegas ou com baixa visão. No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância desse sistema e listar 5 cursos on-line gratuitos para aprender braille. Ao final, também traremos algumas curiosidades. Confira!
Braille
Charles Barbier (1767–1841) foi um capitão francês responsável por criar um sistema tátil de escrita e leitura com o objetivo de possibilitar que as tropas militares lessem no escuro. Por volta de 1820, ele apresentou sua invenção no Instituto Nacional dos Jovens Cegos, em Paris. Na plateia, estava Louis Braille (1809 – 1852).
Cego desde os 3 anos, Braille se dedicou a aperfeiçoar o sistema de Barbier. Ele simplificou a leitura, criando conjuntos de 6 pontos formados por 2 colunas que recebem o nome de celas Braille. Essa mudança gerou a possibilidade de compor mais de 60 símbolos diferentes, usados para representar caracteres em vários idiomas na literatura, na matemática, na informática e até mesmo na música.
Importância de aprender braille
Braille é um método completo, seguro e eficiente para levar educação e informação a pessoas cegas ou com baixa visão. Sua utilização permite que todos possam adquirir conhecimento e cultura, elementos essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico.
O braille também torna mais simples algumas tarefas do dia a dia, como identificar a sinalização em uma porta, discar um número no telefone e apertar botões em um elevador. O preconceito e a falta de acessibilidade ainda são grandes barreiras e esse sistema de leitura e escrita é um importante instrumento para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva.
5 cursos on-line gratuitos para aprender braille
Agora que você já sabe o que é braille, confira 5 cursos para aprender esse sistema on-line gratuitamente:
1. GINEAD
O GINEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância) disponibiliza um curso on-line de braille com carga horária de 20 horas destinado a professores, educadores e interessados no tema. Quem desejar emitir o certificado, deverá obter resultado satisfatório na prova final e pagar a taxa exigida.
2. Portal IDEA
A formação on-line gratuita de braille do Portal IDEA aborda desde os aspectos introdutórios desse sistema até a história do alfabeto, sua aplicação e leitura. A carga horária vai de 8 a 280 horas e, ao final, é possível adquirir o certificado pagando a taxa de emissão.
3. ABELINE
O curso de braille de ABELINE (Associação Brasileira de Educação Online) permitirá ao aluno ler e escrever nesse sistema e aprender mais sobre deficiência, acessibilidade e práticas educativas. A carga horária é de 40 horas e o estudante deve obter nota igual ou superior a 6 na avaliação e pagar a taxa para emitir o certificado.
4. Unova Cursos
A formação on-line gratuita sobre braille da Unova Cursos traz, em 40 horas, uma introdução sobre esse sistema e informações para ler e escrever em braille. O certificado é pago e pode ser obtido após a aprovação na avaliação final.
5. GGO
O curso de braille do site Cursos Grátis Online apresenta esse sistema como forma de comunicação e inclusão de pessoas cegas. Os alunos que tiverem desempenho satisfatório no teste e pagarem a taxa poderão emitir o certificado.
6 curiosidades sobre braille
Para você que chegou até aqui, separamos 6 curiosidades sobre braille. Veja:
1. Está em constante adaptação
O braille passa por frequentes adaptações e aprimoramentos. Isso aconteceu, por exemplo, por conta do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.
2. Existe o Dia Mundial do Braille
O Dia Mundial do Braille é comemorado em 4 de janeiro, data de nascimento de Louis Braille.
3. Vai além das letras
Além das combinações para representar letras, existem formas de escrever em braille números, símbolos científicos e de informática e notas musicais.
4. A leitura ocorre da esquerda para a direita
No braille, a leitura é feita da esquerda para a direita e pode ser realizada com uma ou ambas as mãos.
5. Livros precisam de gramaturas especiais
Os livros em braille devem ser impressos em papel sulfite de gramatura 120, enquanto os livros convencionais, geralmente, são feitos em papel de gramatura 90.
6. Segue regras internacionais
O braille leva em conta regras internacionais de altura do relevo e de distância entre pontos, celas e linhas. Também existem regras para o uso de letras maiúsculas e minúsculas, siglas e abreviações.
Que tal fazer a busca pela acessibilidade chegar a mais pessoas? Compartilhe o texto sobre 5 cursos on-line gratuitos para aprender braille nas redes sociais.
No Canal do Ensino, você também encontra: