Connect with us

Educação & Cultura

O que é patriarcado?

O patriarcado é um sistema social baseado em uma cultura, estruturas e relações que favorecem os homens, em especial o homem branco, cisgênero e heteressexual.

Na sociedade patriarcal, prevalecem as relações de poder e domínio dos homens sobre as mulheres e todos os demais sujeitos que não se encaixam com o padrão considerado normativo de raça, gênero e orientação sexual. Por essa perspectiva, se o mundo fosse avaliado como uma escada de privilégios, o homem branco cisgênero e heteressoxual seria o que mais acumula benefícios e que estaria no topo dos degraus. Logo, todos aqueles que não possuirem alguma(s) dessas características, em relação ao gênero, raça ou orientação sexual, estariam abaixo nessa escada.

Os lugares que ocupam homens e mulheres no patriarcado

No patriarcado, o homem desfruta de uma posição de privilégio e poder social, econômico e político, enquanto a mulher e outros sujeitos que fogem da norma são relegados à submissão e invisibilização. Em outras palavras, o homem possui melhores oportunidades e benefícios na sociedade, enquanto as mulheres e grupos marginalizados, além de não receberem os mesmos direitos, também precisam cumprir com uma série de obrigações.

A estudiosa Fernanda Maria Caldeira de Azevedo explica os requisitos que as mulheres devem cumprir em uma sociedade patriarcal nesse artigo e, entre eles, cita a obrigação da mulher em “manter relações conjugais mesmo contra sua vontade, além de um grande controle sobre sua sexualidade e vida reprodutiva”. Vamos conhecer mais sobre essas obrigações na continuação.

Em entrevista ao Politize!, a pesquisadora feminista e professora universitária Marlise Matos explica que o patriarcado é um sistema que ordena as relações sociais, políticas, econômicas, e até mesmo simbólicas, tendo como base o homem como aquele que detém o exercício do poder, a autoridade moral e o controle dos valores e sentidos.

Segundo Matos, a sociedade patriarcal é “altamente hierarquizada e o centro do poder é essa figura do patriarca e do patriarcado racista cis-hétero-normativo que controla, se apresenta, se organiza e se define como centro, foco hegemônico do controle e do poder. Nesse sentido, aqueles que estão fora dessa identidade hegemônica, são percebidos como objetos”. Dessa forma, esses sujeitos objetificados são oprimidos, desqualificados e dominados já que essa dominação seria necessária para garantir a hierarquia e a organização desse sistema sócio-político.

Patriarcado público e privado

A autora Sylvia Walby explica o patriarcado em seu livro “Theorizing Patriarchy” sob duas óticas: a privada e a pública.

No patriarcado privado, o sistema se manifesta excluindo as mulheres da esfera pública e relegando sua existência e participação ao lar, onde são controladas diretamente pela figura do pai, avô, marido, etc.

Já no patriarcado público, embora as mulheres tenham acesso à esfera pública e participem da sociedade de outras formas além dos muros de suas casas, elas continuam subordinadas aos homens nos distintos âmbitos nos quais circulam. São minorias em posições de poder, possuem menos benefícios, são vítimas de violências e requisitadas a cumprir certos papéis somente pelo fato de serem mulheres.

A partir do movimento feminista, o ingresso das mulheres na esfera pública começou a se desenhar com o acesso das mulheres à cidadania política e o direito ao voto. Logo, também com a possibilidade de que fossem parte do mercado de trabalho. Contudo, essa expansão de acesso da mulher ao mundo fora do lar não se traduziu em igualdade de direitos e deveres. Na realidade, o patriarcado se adaptou para manter seu domínio em outras esferas.

Nesse artigo, a pesquisadora Lourdes Bandeira se baseia na teoria de Walby para explicar que o patriarcado consegue alcançar seu objetivo a partir de conceitos e tradições que mantêm o status quo e garantem a opressão do homem sobre a mulher e outros sujeitos. Esses pilares são comportamentos e práticas presentes na vida doméstica, no trabalho, na religião, no Estado e muitos outros. Cada uma dessas esferas está organizada para garantir benefícios aos homens e reforçar conceitos que mantém a desigualdade e a opressão.

A autora ainda explica que a família é uma das instituições sociais mais importantes para a manutenção do patriarcado, isso porque historicamente o homem ganhou o papel de provedor do lar, aquele que sai para trabalhar enquanto a mulher fica em casa cuidando dos afazeres domésticos.

Algumas características de uma sociedade patriarcal

  • Os homens são considerados os únicos sujeitos aptos para conduzir a vida política, econômica, moral e social. Somente eles teriam capacidade suficiente para tomar decisões importantes.
  • As mulheres são consideradas mais fracas, tanto física quanto mentalmente.
  • Essas diferenças entre ambos generalizam práticas, recompensas e habilidades consideradas “de homem” e “de mulher”, sem considerar características individuais de cada pessoa.
  • A heterossexualidade é considerada norma.
  • Existe uma cultura de competência estimulada entre as mulheres como forma de mantê-las afastadas e desconectadas, indo contra o conceito de sororidade, que fomenta a empatia entre as mulheres e é uma das bases do feminismo.
  • Maior incidência de violência de gênero, motivada pela ideia fundamental de que existe uma obrigação da mulher em relação ao homem: esta precisa se comportar de acordo com os interesses daquele e se submeter às suas vontades, correndo o risco de sofrer consequências caso não cumpra seu papel.
  • Além de práticas e costumes, o patriarcado também se apoia em legislações para controlar os corpos das mulheres. Por exemplo, somente em 1932 as mulheres brasileiras ganharam o direito ao voto de forma ampla e irrestrita, enquanto a maioria dos homens já gozava desse direito desde a proclamação da república. Um exemplo muito discutido no Brasil e na América Latina recentemente é a criminalização do aborto, que seria um mecanismo do patriarcado para controlar os direitos reprodutivos das mulheres.

Um pouco de história

Esse sistema não é de hoje: o patriarcado é resultado de um processo histórico de muitos e muitos anos. “Cada uma das etapas civilizatórias humanas recriou o sistema patriarcal à seu modo, imagem e semelhança”, afirma Matos, citando o livro “A criação do patriarcado: história da opressãodas mulheres pelos homens”, de Gerda Lerner, que percorre 2600 anos de história humana e mostra como o patriarcado se manifesta ao longo do tempo com base em dados históricos, literários, arqueológicos e outros.

É difícil precisar quando exatamente o sistema patriarcal se formou. As pesquisadoras apontam diversas teorias para explicar como o patriarcado nasceu e por qual processo passou para ganhar tamanha força e protagonismo no mundo. No seu artigo, a feminista e professora Laura Mora Cabello de Alba traz o estudo do pensador chileno Claudio Naranjo para analisar como as populações originais passaram a valorizar a violência e a brutalidade e como o homem ganhou o papel de predador para poder sobreviver. “Em seu livro “La mente patriarcal”, esse autor afirma que nos mantivemos colados a essa mentalidade patriarcal hegemônica e insensível que servia há 6000 anos atrás”, diz ela.

Outro estudo remete à Roma Antiga, que gerou uma concepção de família e uma organização de poder entre seus indivíduos que influenciou toda a estrutura social da humanidade, como explica Renzo Magno Nogueira em seu artigo: “A família romana tinha como centro o homem, enquanto que as mulheres assumiram um papel secundário. (…) É válido ressaltar que o patriarcado não significa o poder do pai, mas o poder masculino, centrado na figura do homem.”, explica.

A origem da palavra “patriarcado” está conectada com essa organização doméstica e social centrada na autoridade do homem através da figura do pai, do chefe de família. As mulheres, crianças, servos e escravos eram considerados os agregados, aqueles que circulam a órbita do patriarca e a quem devem obediência. Passando por outras sociedades, desde os Vikings até a antiga Babilônia, é possível perceber que o valor da mulher está historicamente associado à sua capacidade reprodutiva, enquanto o homem permaneceu em uma posição de poder e controle de diversos aspectos da vida social.

A filósofa Simone de Beauvoir em seu livro “O Segundo Sexo” explica como fatores biológicos, ontológicos e culturais foram chave para consolidar a dominação do homem sobre a mulher, que se vê relegada a um papel de cuidado doméstico e reprodução, enquanto o homem se torna o responsável por sair, caçar e proteger a comunidade. Para ela, o patriarcado se estabeleceu definitivamente com a criação de códigos, leis e livros sagrados principalmente, escritos por homens e nos quais a inferioridade da mulher é registrada e defendida.

O patriarcado na modernidade

Matos explica que as sociedades modernas foram construídas em oposição ao antigo regime, centrado na figura do monarca absolutista. O modelo de sociedade democrático surge assim como uma aposta por um sistema social mais coletivo e justo. Para a pesquisadora, porém, o controle e domínio dos homens sobre as mulheres permaneceu inalterado nesse processo, que inclusive colaborou para reforçar as desigualdades de gênero, raciais, de classe, etc.

“O modelo de democracia liberal moderna e o seu Estado concomitante (…) é um Estado que não só é burguês, mas também é um Estado patriarcal e racista, porque está organizado a partir de uma forma de legitimação que é essa do contratualismo opressor em relação a gênero, raça e sexualidade. (…) As pessoas são vistas como livres, mas alguns são sempre mais livres do que outros”, lamenta a pesquisadora.

Patriarcado e capitalismo

Segundo as estudiosas citadas anteriormente, a expansão do patriarcado da esfera pública à privada foi uma consequência da expansão do capitalismo, que requeria uma maior participação de pessoas nos meios de produção. Embora o patriarcado exista desde muito antes que o capitalismo, na sociedade moderna ambos se mesclaram para gerar uma relação simbiótica na qual um sistema se beneficia do outro.

Para elas, o papel submisso da mulher frente ao homem rende frutos ao capitalismo, como, por exemplo, através dos ganhos gerados pela força não-remunerada das mulheres que se responsabilizam pelo cuidado do lar e a educação dos filhos. Da mesma forma, ao contar com um sistema econômico que diminui a mulher e que paga menos pelo trabalho feminino, o patriarcado ganha uma ferramenta mais para perpetuar a dominação do homem sobre a mulher. 

Com tantos anos de história patriarcal, é possível entender como nos acostumamos a muitas características do patriarcado, consideradas “normais” e pouco questionadas, como por exemplo o fato de que em muitas áreas da sociedade, como na política, ainda tenhamos poucas mulheres em cargos de liderança.

Embora os anos tenham passado e muitas mudanças ocorreram a nível social, econômico, político e tecnológico, o patriarcado e seus fundamentos de opressão e subordinação seguem vigentes. Alguns exemplos podem ser:

  • Embora hoje em dia seja comum que homens e mulheres saiam para trabalhar, normalmente as tarefas domésticas recaem sobre as mulheres, que terminam sobrecarregadas pelo cuidado da casa e a educação dos filhos.
  • Mesmo vivendo em um mundo que aceita uma maior liberdade sexual, ainda nos dias de hoje o homem é estimulado a explorar sua sexualidade, enquanto a sexualidade feminina é reprimida e desvalorizada.
  • Mesmo realizando as mesmas tarefas, as mulheres ainda recebem salários inferiores quando comparadas com os homens. Um estudo do IBGE de 2018 mostra que as mulheres ganham ao redor de 20% menos que os homens em todas as ocupações selecionadas na pesquisa.

O patriarcado colonialista

Se falamos em patriarcado latino-americano, a colonialidade tem sido um tema recorrente na pesquisa de Matos, que acredita na importância de trazer esse marco histórico que vivemos em nossa região para o debate. Para a estudiosa, nossa sociedade foi impactada por um modelo colonial e um discurso de dominação e divisão de responsabilidades que gerou características específicas e muitas vezes diferentes de países em outras regiões.

Matos explica que os povos originários latino-americanos tinham outra forma de organização e de visão sobre o que é o gênero e as relações entre seus indivíduos. Com a chegada dos europeus durante o processo de colonização, o patriarcado tradicional europeu foi importado e incorporado às sociedades que se formaram nessas colônias.

“Esse modelo do patriarcado branco, burguês, cristão, cis, hetero, ele vem com as invasões e com a construção desse projeto da colonialidade moderna pras Américas. No nosso passado, pré-colonização, gênero e raça eram experimentados de outras formas, a partir de outras dimensões, ainda que existissem relações hierárquicas. Mas não eram nos moldes do patriarcado tradicional.”

Para entender melhor o patriarcado colonial e como suas características de dominação centradas na colonização dos territórios, na violência contra os povos originários, na cultura latifundiária e na mão de obra escrava marcaram a realidade do patriarcado latino-americano para sempre, Matos recomenda o trabalho de outras autoras: Rita Laura SegatoJulieta Paredes e Lu Gomes.

E o patriarcado traz desvantagens para o homem?

O principal aspecto do patriarcado é o fato de ser extremamente favorável e benéfico aos homens, privilegiados nas principais esferas da sociedade. Porém, existem consequências desse sistema que nem sempre são de apenas vantagens para os homens.

Matos exemplifica que as sociedades patriarcais estão fundadas na ideia de que a masculinidade precisa estar centrada na violência e virilidade para se sustentar nessa posição de mando e domínio onipresente. Assim, o patriarcado exige que seus homens atuem de acordo com um modelo de muita agressividade. “A consequência desse modelo de masculinidade por exemplo é a participação e envolvimento dos homens em muito mais conflitos do que as mulheres, como por exemplo nas guerras”, explica.

Porém, ela salienta que ainda assim a situação privilegiada do homem frente à sociedade garante a hegemonia desse sistema por parte especialmente dos homens no topo da escada do poder, que constroem e sustentam esse modelo. “Eles estão na condição absoluta do privilégio e se beneficiam demais, tendo muito poucas desvantagens desse modelo de masculinidade porque são outros homens, os não-brancos, os não-cis, que morrem nessa lógica da disputa de uma sociedade bélica que sustenta esse modelo do patriarcado racista e branco.”

Patriarcado e movimento feminista

O objetivo do movimento feminista é denunciar as disparidades geradas pelo patriarcado e colocar todos e todas em uma situação de igualdade. Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, as feministas não buscam instaurar um matriarcado, no qual o papel de dominador seguiria existindo. Pelo contrário, o movimento feminista questiona as limitações impostas às mulheres e coordena ações de denúncia e tomada de responsabilidade com foco em gerar uma sociedade realmente igualitária.

“Ao fim e ao cabo, o que seria melhor e mais interessante enquanto projeto civilizatório não era ter uma sociedade de domínio das mulheres ou dos homens. O feminismo não quer substituir uma forma de dominação pela outra. A gente quer uma sociedade radicalmente igualitária no sentido mais pleno da palavra, sem domínio masculino ou feminino. A gente quer a possibilidade de uma sociedade justa, igualitária e livre para todos.”

A luta feminista está intimamente conectada com outras lutas, já que para alcançar uma sociedade 100% igualitária e democrática para todas as pessoas é preciso abolir outros tipos de discriminação, como o racismo, a homofobia, entre outros.

Referências:

Brasil Escola: Voto feminino no Brasil

Artigo “A evolução da sociedade patriarcal e sua influência sobre a identidade feminina e a violência de gênero”, de Renzo Magno Nogueira

Artigo “Patriarcado e Violência masculina: crimes de morte como construção pública”, de Lourdes Bandeira

Artigo “Violência contra a mulher, direito e patriarcado: perspectivas de combate à violência de gênero”, de Bárbara Madruga da Cunha

Canal Soul Vaidosa: O que é? Patriarcado, sororidade e slutshaming

Jornal El Salto: La relación entre patriarcado y capitalismo: Frankenstein y la huelga del clima

Portal Educa Mais Brasil: O que é patriarcado?

Portal Hypeness: O que é patriarcado e como ele mantém as desigualdades de gênero

Portal InfoEscola: Patriarcado

Portal Pure Break: Você sabe o que é patriarcado? Entenda o que significa o termo!

Portal R7: Patriarcado – o que significa, como afeta a sociedade e o que já mudou

Portal Vila Mulher: O que é sororidade?

Revista National Geographic – Sufragistas: la lucha por el voto femenino

Revista Três Pontos – 0 conceito de patriarcado nas análises teóricas das ciências sociais: uma contribuição feminista

Livro “A Criação do Patriarcado: História da Opressão das Mulheres pelos Homens”, de Gerda Lerner

Livro “O Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir

Livro “Theorizing Patriarchy”, de Sylvia Walby

Regiane FolterContadora de histórias formada em Jornalismo pela Unesp. Trabalhou com diferentes equipes em projetos de comunicação para meios, agências, ONGs, organizações públicas e privadas. É natural de São Paulo e atualmente vive em Montevidéu, Uruguai.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura6 horas ago

Como funciona o novo Pé-de-Meia do governo, agora voltado a licenciaturas

Esporte6 horas ago

Fim de linha no Al Hilal? Neymar em negociações com clube da MLS

Nacional7 horas ago

Novo comando do Congresso tem deputado de 24 anos como cotado e bolsonarismo raiz à margem

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Concurso dos Correios define data de resultado. Veja quando será

ECONOMIA7 horas ago

Governo Federal edita Medida Provisória para reforçar gratuidade do Pix

CIDADE8 horas ago

Abertas inscrições para o Encontro ‘Novos Prefeitos e Prefeitas’ realizado pelo Governo Federal

Nacional8 horas ago

‘Se era Fake News, por que o Lula revogou?’, questiona Rafael Satiê

Nacional8 horas ago

Pix: Nikolas reage após governo decidir acabar com fiscalização

Nacional8 horas ago

Defesa de Daniel Silveira aponta erros de Moraes

Nacional8 horas ago

PT prepara ofensiva contra Nikolas Ferreira, diz site

Nacional8 horas ago

Haddad culpa oposição por fim da fiscalização do Pix

Nacional8 horas ago

Apoiadores de Lula Chamam Governo de ‘Frouxo’ Após Revogação de Fiscalização do Pix

Esporte8 horas ago

Australian Open: João Fonseca é derrotado por Sonego, mas encanta mundo do tênis

Internacional8 horas ago

etanyahu diz que não vai aprovar cessar-fogo enquanto Hamas não recuar de exigências de última hora; grupo diz respeitar acordo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Tribunal analisou atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Internacional8 horas ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde8 horas ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA8 horas ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO8 horas ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

CIDADE9 horas ago

Prefeito Bruno anuncia Fábio Thoma como secretário de Assistência Social de Campina e Rodolfo Rodrigues como executivo

Internacional9 horas ago

Acordo histórico entre Israel e Hamas: cessar-fogo promete paz após 15 meses de conflito

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Fantástico afunda em audiência, apesar do Lula

ESTADO9 horas ago

Farmácia Popular amplia atendimento e chega a mais 43 novos municípios da Paraíba

CIDADE9 horas ago

João Pessoa é referência em boas práticas de governança, integridade e compliance para gestores de Roraima

CIDADE9 horas ago

Fiscalização do Procon-JP notifica mais 42 postos de combustíveis sobre aumento no preço da gasolina

ESTADO9 horas ago

Atividades educativas encerram exposição ‘Panapaná – Pretitudes 2024’ na Funesc

ESTADO9 horas ago

Governo promove reposicionamento de professores e medida alcança mais de 25,6 mil profissionais com impacto de R$ 161 milhões ao ano

Esporte9 horas ago

Governo inicia Circuito Game Dev Quest e impulsiona indústria de jogos independentes no estado

ESTADO9 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Internacional8 horas ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde8 horas ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA8 horas ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO8 horas ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde2 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde2 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura3 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br