Educação & Cultura
Crise hídrica: entenda o que é e como pode cair no vestibular
por tempos de baixa nos reservatórios de água e a crise hídrica se torna um tópico muito comentado. Por isso, estudantes que prestarão vestibulares e exames devem ficar atentos, já que esse tema costuma ser cobrado nas provas.
A seguir, vamos explicar o que é a crise hídrica, como ela afeta o Brasil e o mundo e quais são suas principais consequências. Ao final, também traremos alguns exercícios de vestibular sobre o assunto. Confira!
O que é a crise hídrica?
Crises hídricas envolvem os problemas ligados à escassez de água para consumo humano e podem ser provocadas por inúmeros motivos. Além da ausência de chuvas regulares, razão bastante conhecida, crises hídricas têm como causadores:
- Falta de infraestrutura de abastecimento compatível com a demanda;
- Falta de conscientização sobre o consumo racional de água,
- Má gestão dos recursos hídricos;
- Desperdício;
- Intensificação dos problemas ambientais;
- Ausência do uso de fontes alternativas.
Como a crise hídrica ocorre no Brasil?
Apesar de abrigar cerca de um quinto das fontes de água disponíveis no planeta, o Brasil também sofre com crises hídricas. A falta de água se agravou bastante a partir de 2014, quando afetou principalmente o Sudeste e foi considerada a pior crise hídrica da história do país.
Além disso, o Brasil enfrenta problemas de distribuição de água. Por exemplo, o Norte é a região com a menor densidade demográfica do país, mesmo assim, concentra a maior parte das reservas hídricas. Por outro lado, no Nordeste e no Sudeste, locais muito populosos e com intensas atividades industriais, existem poucos reservatórios de água. Resumindo, entre os motivos principais pelos quais ocorre crise hídrica no Brasil, temos:
1. Aumento do consumo
A demanda é maior do que a quantidade existente, por conta da expansão populacional e industrial.
2. Desperdício
Parcela considerável do consumo de água ocorre na irrigação agrícola, o que contribui para o desperdício.
3. Redução do nível de chuvas
O desmatamento da Amazônia, por exemplo, está relacionado à falta de chuvas, impactando o clima e a umidade de diversos locais da América do Sul.
Como a crise hídrica se manifesta no mundo?
O planeta Terra possui 70% do seu território composto por água. Mesmo assim, enfrenta crises hídricas em diversas regiões. Quase a totalidade (97,5%) desse número é formada por mares e oceanos e, quando levamos em conta as águas das geleiras e armazenadas locais de difícil acesso, a porcentagem utilizável cai para 0,4%.
Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU, 2018), cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com a crise hídrica no mundo, tendo acesso a menos de 20 litros de água por dia em uma distância máxima de um quilômetro.
Essa situação tende a se agravar. Uma pesquisa feita pelo World Resources Institute (WRI, 2015) constatou que, até 2040, cerca de 3,5 bilhões de pessoas enfrentarão falta de água devido à deterioração do meio ambiente.
Quais são as consequências da falta de água?
Agora que você já sabe o que são crises hídricas e como elas se manifestam no Brasil e no mundo, confira algumas consequências da escassez de água:
1. Falta de energia elétrica
A falta de água também pode levar a uma crise no fornecimento de energia elétrica, já que grande parte da produção de energia no Brasil vem de usinas hidroelétricas.
2. Impacto econômico
A escassez de água afeta a economia, já que reduz a produção e a qualidade e gera aumento nos preços de determinados produtos, como os alimentos, por exemplo.
3. Mudanças no dia a dia
Com a baixa disponibilidade de água, é possível que ocorram racionamentos em algumas regiões, prejudicando a realização da limpeza, a preparação das refeições e a manutenção dos hábitos de higiene pessoal.
Crise hídrica no vestibular
Agora que você já sabe bastante sobre o tema, veja como a crise hídrica é cobrada nos vestibulares e teste seus conhecimentos com estes exercícios:
1. Questão da Fuvest
(FUVEST/2015-1) As perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Sistema Cantareira é mais crítica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parâmetro para os técnicos dos governos estadual e federal (O Estado de S. Paulo, 17/03/2014. Adaptado).
Acerca da crise hídrica apontada no texto acima e vivida pela cidade de São Paulo e pela Região Metropolitana, é correto afirmar que a situação apresentada é de natureza, entre outras,
a) geográfica e geopolítica, dado que a grave crise no abastecimento experimentada por essa região levou à importação de água de outros estados, assim como de países do Cone Sul.
b) social e demográfica, já que políticas públicas de incentivo às migrações, na última década, promoveram o crescimento desordenado da população em áreas que seriam destinadas a represas e outros reservatórios de água.
c) climática epedológica, pois as altas temperaturas durante o ano provocaram a formação de chuva ácida e a consequentelaterização dos solos.
d) econômica e jurídica, levando-se em conta a flexibilidade da legislação vigente em relação a desmatamentos em áreas de nascente para implantação de atividades industriais e agrícolas.
e) ecológica e política, posto que a reposição de água dos reservatórios depende de fatores naturais, assim como do planejamento governamental sobre o uso desse recurso.
Resposta: E
Referência: Exercícios sobre escassez de água no Brasil – Brasil Escola
2. Questão do Enem
(Enem 2009 – Primeiro Dia, Prova Azul) À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois:
A) o maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, consequentemente, a eliminação de áreas úmidas e subúmidas do globo.
B) as chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitará a produtividade das atividades agrícolas.
C) as modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a aridez em todo o planeta.
D) a elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento.
E) a origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividades antropogênicas são capazes de provocar interferências em escala local e global.
Resposta: E
Referência: Questões de vestibular, Enem, crise hídrica mundial – Só Exercícios
Você conhece mais tópicos sobre crise hídrica que podem cair no vestibular? Deixe nos comentários e ajude os outros leitores!
No Canal do Ensino, você encontra: