ENTRETENIMENTO
FCJA e Funesc celebram patronos no Dia do Escritor
A Fundação Casa de José Américo (FCJA) e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realizam uma programação virtual, para celebrar o Dia Nacional do Escritor e homenagear seus patronos, ambos escritores, nesta sexta-feira (23). O evento começa às 10h, com transmissão pelo canal oficial da FCJA no YouTube.
Com o título “Meninos de engenho, Homens de Letras” a live será apresentada pelo presidente da FCJA, Fernando Moura, e mediada pelo assessor de Imprensa da Funesc, Jamarrí Nogueira. Contando com a participação especial da neta de José Lins do Rêgo, arquiteta e curadora Valéria Veras, que trabalha na reconstituição do acervo do seu avô, terá como convidados, a gerente executiva do Museu Casa se José Américo, professora Janete Lins Rodriguez, e do jornalista Edônio Alves Nascimento, que é chefe do Departamento de Jornalismo da UFPB.
Valéria Veras falará sobre “Zé Lins uma contemporaneidade urbana e rural constituinte do Regionalismo Brasileiro”. Janete Rodriguez sobre “Letras dos Afetos: os escritos incontidos entre Zé Lins e Zé Américo” e Edônio Alves sobre “José Lins do Rêgo, o modernismo e sua paixão pelo futebol”.
A programação constará, ainda, de um recital, com os poetas Raniery Abrantes e Beto Cajá, tendo como título “Os dois meninos de engenhos juntos em belo painel”, seguido do vídeo “Encontro dos Zés”. O Dia Nacional do Escritor é comemorado, oficialmente, no dia 25 de julho.