Politíca
Anísio Maia critica prefeitura de JP sobre Plano Diretor: “São reuniões esvaziadas e com pouquíssima participação do povo”
O Deputado Estadual Anísio Maia criticou a Prefeitura de João Pessoa pela forma que o Plano Diretor está sendo construído na capital. “Como foi organizado o debate não tem participação e nem tempo para todos e todas serem ouvidos nas decisões que vão impactar a cidade pelos próximos dez anos”
A Prefeitura elaborou um calendário de seis reuniões comunitárias entre os dias 26 de julho e 02 de agosto, mas sem ampla divulgação. Não há nem espaço para os grupos temáticos se reunirem, o resultado é uma pequena participação dos pessoenses. Segundo Anísio, que está acompanhando os encontros, na primeira reunião havia 80 pessoas, na segunda por volta de 50 presentes. “Isso não representa o povo de João Pessoa. São reuniões esvaziadas e com pouquíssima participação do povo, sem debate adequado à importância do tema. A quem interessa esse esvaziamento?”, destacou o Deputado.
O parlamentar apontou também que as 38 entidades e associações da sociedade civil de João Pessoa, que estão organizadas através do Fórum Plano Diretor Participativo, se posicionaram contra a forma que todo processo vem sendo conduzido.
“É uma atitude totalmente sem lógica, para debater as necessidades, problemas e desejos dos pessoenses é preciso de mais tempo, mais participação, mais discussões, mais gente. O Plano Diretor vai impactar a vida de milhares de pessoas e essas decisões devem ser democráticas.”, Destacou Anísio Maia.
Para o Deputado, este processo restritivo e superficial deve ser corrigido já que fere inclusive o Estatuto das cidades que orienta uma participação popular verdadeira, “Esse processo que está ocorrendo é uma simulação”, finalizou Anísio.