Connect with us

Educação & Cultura

Solidão do professor tem origem na falta de integração com equipe gestora

Vencedora do prêmio Educador Nota 10 reforça importância de espaços de escuta, envolvimento de educadores em tomadas de decisão e responsabilização coletiva pelo aprendizado dos estudantes como forma de apoiar os docentes

Uma das principais descobertas da pesquisa Observatório do Professor, realizada pelo Instituto Península, é que muitos professores da educação básica no Brasil sentem-se sozinhos e impotentes para encarar desafios complexos nas salas de aulas brasileiras. Entretanto, mais do que a falta de incentivo à colaboração e de momentos de conexão entre educadores de uma mesma escola, o desafio tem origem na cultura e gestão escolar, como explica Joice Lamb, coordenadora pedagógica da EMEF Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS).

Joice foi eleita educadora do ano em 2019 pelo Prêmio Educador Nota 10. Mas, para chegar nesse ponto, precisou promover uma mudança generalizada na escola, que teve início ainda em 2012 com enfoque nos sentimentos dos professores da instituição para melhorar os índices de aprendizagem dos estudantes.

Desafio estrutural
“Muitas vezes, o professor dentro de sala de aula nem percebe que está solitário. Costumo dizer que eles são abandonados pela escola, que não é vista como um conjunto, mas sim como um amontoado de turmas, com cada professor precisando dar conta de seus alunos. Ele sente como se tivesse que prestar contas para o professor do ano seguinte, pois está preso nessa ideia ‘o que vão pensar de mim se meus alunos forem para o próximo ano sem aprender?’. Então esse abandono e falta de apoio fica disfarçado como autonomia do professor, o que é muito prejudicial para a escola”, explica a coordenadora.

De acordo com Joice, a solidão docente é um desafio estrutural, que não será resolvido apenas com rodas de conversa ou acolhimento, mas sim com processos abertos, coletivos e democráticos de trabalho e ações concretas, que façam o professor se sentir tranquilo.

Por sua vez, Daniela Caldeirinha, diretora de projetos da Fundação Lemann, destaca um outro lado da questão: a própria estrutura da carreira da profissão docente no Brasil que, em muitos casos, faz com que profissionais, sobretudo da rede pública de ensino, dividam o seu dia entre duas ou até três escolas, criando uma rotina que não permite tempo hábil para conversas e trocas entre pares.

Começando: a importância da gestão
Sem um grupo coeso formado por diretor, coordenadores e orientadores que se sintam seguros e pertencentes no ambiente escolar, é missão quase impossível promover melhorias, compreensão e acolhimento para o restante da equipe, conforme afirma Joice. Por isso, um dos primeiros passos para mudar a cultura vigente na EMEF Adolfina foi a transformação da gestão.

A educadora também pontua a importância do alinhamento e tomada de decisões conjunta durante as reuniões buscando o consenso e evitando divergências internas. “Ser uma força unida ao sair de uma reunião é algo que dá segurança ao professor, pois mostra a ele que a gestão da escola é séria.”

Entretanto, só é possível constituir o que a educadora chama de força unida se não houver barreiras de integração, como comenta Daniela. Segundo ela, é fundamental que o gestor escolar tenha clareza sobre os pontos específicos que impedem que os professores apoiem-se uns nos outros e contem com o amparo da gestão.

“O gestor precisa ter um profundo conhecimento sobre como está estruturada a rotina e a vida do seu corpo docente. Também é necessário naturalizar a cultura de colaboração dentro da escola. Uma boa forma de reduzir a solidão é utilizar os momentos que já existem de planejamento pedagógico e promover uma troca entre pares, aproveitando o potencial que já está ali”, explica Daniela.

A especialista reforça, ainda, que é interessante que a gestão tenha posicionamentos na direção de criar ambientes seguros para que os professores possam falar sobre seus desafios e dificuldades reais e encontrar contribuição e amparo dos colegas. “Para criar esse ambiente onde é possível falar sem medo, talvez o coordenador ou diretor precisem fazer isso primeiro e dizer quais dificuldades enfrentam na gestão da escola. Essa exposição é crítica para criar um ambiente onde você modela o comportamento”, exemplifica a diretora.

Espaços de participação
Envolvimento e participação dos professores são dois pontos relacionados à importância do trabalho coletivo em uma escola. Em escolas democráticas, por exemplo, que realizam assembleias com os estudantes, é fundamental que os professores também tenham momentos dedicados e possam pensar e participar das tomadas de decisões. Por isso, Joice conta que, na EMEF, implementou a assembleia de funcionários, um espaço onde professores e demais profissionais da escola podem expor seus pontos de vista e se fortalecer em suas ações.

Na assembleia, o professor entende que tem um lugar dentro da escola, que não é apenas um ‘cumprir de ordens’. É um lugar para opinar e decidir as direções das coisas. Discutir na assembleia um projeto que não está dando certo é muito diferente de conversas de corredor ou na sala dos professores. É uma discussão que envolve a escola toda e onde todos se mostram. É nessas reuniões que professores podem encontrar lugar de atuação e de protagonismo no ambiente de trabalho, e não ficar só na execução de processos”, pontua a educadora.

Daniela complementa ao citar outras possibilidades, como a colaboração entre os chamados professores especialistas, que dão aulas sobre determinada disciplina, e professores generalistas/polivalentes (que lecionam no ensino fundamental 1). “Um professor de matemática do fundamental 2 pode apoiar um colega do fundamental 1 na elaboração de uma sequência didática, na adoção de estratégias para desenvolver o aprendizado de matemática ou em algum desafio mais específico.” Além de promover a cultura da colaboração, esse exemplo também pode ajudar na corresponsabilização pelo desempenho dos alunos.

Corresponsabilização
Depois das mudanças na gestão e criação das assembleias dos professores, outro passo fundamental para endereçar o desafio da solidão docente na EMEF gaúcha foi a corresponsabilização pelos estudantes, ou seja, dividir a responsabilidade pelo desempenho de uma criança ou jovem entre vários professores, processo realizado a partir da criação de uma ficha individual da trajetória do aluno. A ideia é possibilitar um acompanhamento institucional do desenvolvimento da criança desde sua entrada na escola, com anotações chave durante cada ano letivo.

“Quando cheguei na escola em 2012, tinham alunos do sexto ano que não sabiam ler. Quando eu questionei o motivo, cada um falava uma coisa. Depois descobri que lá atrás, a mãe não aceitou fazer o atendimento psicopedagógico da criança. Ou seja, a culpa não era da criança ou dos professores, mas sim de um sistema que não conseguia acompanhar seus alunos de uma maneira racional”, comenta Joice.

Promover esse conhecimento e acompanhamento do percurso pode acontecer de diversas formas, como possibilitar que os professores conheçam todos os alunos da escola a partir de atividades extraclasse, como projetos de iniciação científica em que os estudantes podem escolher o orientador, ou outras propostas, como o projeto Fora da Caixa.

Em linhas gerais, alunos do primeiro ao quinto ano são misturados e divididos em grupos que, com a orientação de professores que fazem um sistema de rodízio, aprendem algo coletivamente: uma pintura, expressão corporal, uma receita, entre inúmeras outras possibilidades. Esse revezamento permite que os professores conheçam todos os estudantes e vice-versa. “Isso faz com que docentes e alunos já estejam familiarizados quando forem ter aula, porque a escola não é um amontoado de turmas. A escola é uma unidade, um conjunto de todo mundo”, explica Joice.

As especialistas citam outras ações relevantes para diminuir o sentimento de solidão docente, como a parceria da gestão não apenas no final do ano quando professores narram situações de alunos que não aprenderam o que deveriam, mas sim ao longo do processo de monitoramento da aprendizagem, e também a criação de conselhos coletivos, isso é, o envolvimento de mais professores na avaliação do desenvolvimento e avanço dos estudantes.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

PNAD Contínua Trimestral: desocupação cresce em oito das 27 UFs no primeiro trimestre de 2024

Politíca4 horas ago

Lei de Camila cria política de cuidados e capacitação para pais e responsáveis por autistas

Judiciário5 horas ago

MPPB fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo, nesta segunda

Politíca5 horas ago

AGORA É LEI! Paraíba ganha Política Estadual para migrantes e refugiados

CIDADE5 horas ago

Moradores de Patos Lançam Campanha Contra Buracos nas Ruas

ECONOMIA2 dias ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA2 dias ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA2 dias ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA2 dias ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura2 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional2 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública2 dias ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura2 dias ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário2 dias ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário2 dias ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura2 dias ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura2 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional2 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional4 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura4 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA4 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional4 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA5 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO5 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde5 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura5 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde5 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br