CIDADE
Defesa Civil realiza vistoria preventiva em áreas de risco em Campina Grande
A manhã desta sexta-feira (06) foi marcada por ações preventivas da Defesa Civil na cidade de Campina Grande, em razão das chuvas dos últimos dias. O órgão visitou áreas consideradas de risco. O trabalho preventivo foi acompanhado pelo vice-prefeito da cidade, Lucas Ribeiro.
A equipe esteve na microbacia do riacho das piadas, em toda a sua extensão, que vai dos bairros Jardim Continental até o Novo Horizonte, verificando áreas de desabamentos e locais críticos dessas localizações.
É papel da defesa civil não só nos dias de chuvas intensas observar mudanças em cenários susceptíveis a alagamentos ou inundações nas comunidades e verificar a fragilidade de infraestruturas e habitações, notificando a Secretaria de Serviços Urbanos.
Em caso de constatação de vulnerabilidade habitacional e socioeconômica das famílias que residem nesses locais, a notificação vai para a Secretaria de Assistência Social. Esse trabalho é realizado o ano inteiro pelas equipes da defesa civil.
Segundo o coordenador do órgão, Ruiter Sansão, as ações de prevenção são de extrema importância, pois ajudam as secretarias envolvidas a desenvolver intervenções prévias para evitar desastres e prejuízos na cidade.
” O trabalho da defesa civil não se aplica só nos dias de chuva. As ações são realizadas periodicamente para que possamos traçar estratégias de prevenção. A população pode sempre contar conosco através do número 199″.
O vice-prefeito também destacou o trabalho do órgão, salientando a prevenção como a melhor forma para preservar vidas.
“A Defesa Civil faz um trabalho essencial, principalmente no período de chuvas em Campina, circulando pelas áreas de risco da cidade, acolhendo famílias e atendendo chamados. São lugares e pessoas que precisam ainda mais da atenção do poder público. E nós não mediremos esforços para cuidar dos campinenses”, garantiu o vice-prefeito.
A Defesa Civil de Campina Grande monitora no total 22 áreas consideradas de risco na cidade.
A população pode acionar o órgão pelo número de emergência 199.