Politíca
Aumenta número de alunos que desejam abandonar o estudo; Pedro alerta para necessidade do retorno às aulas presenciais
Quatro em cada dez estudantes da educação básica da rede pública de ensino podem abandonar a escola por causa da pandemia do novo coronavírus. A informação é da pesquisa encomendada ao Datafolha pela Fundação Lemann, o Itaú Social e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nesta quarta-feira (11), em que se celebra o Dia do Estudante, o deputado federal Pedro Cunha Lima alertou que a retomada das aulas presenciais deve ser urgente para tentar impedir o aumento da evasão escolar e tentar reverter o déficit no aprendizado.
“É uma tristeza ver que as pesquisas constatam o que especialistas já falavam desde o começo, mais triste ainda é saber que na prática isso significa mais desigualdade social, menos inclusão, menos oportunidades em longo prazo. Se a Educação foi a mais afetada nessa pandemia, o estudante foi quem mais sofreu as consequências disso. Felizmente há um movimento de retorno das aulas, mas agora isso precisa ser efetivo, tentando corrigir o que foi prejudicado e o quanto antes”, avalia Pedro.
Pedro ressalta que um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que ao menos 4,3 milhões de estudantes não tinham acesso à internet no Brasil no final de 2019 – período em que começou a pandemia da covid-19. Com a modalidade de aulas remotas, muitos não conseguiram acompanhar o conteúdo de aprendizagem. O parlamentar é co-autor da Lei 14.172, que determina o repasse de R$ 3,5 bilhões para garantir o acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e professores da educação básica pública.
Defensor de investimentos na Primeira Infância, Pedro é autor de projetos que garantem atenção do poder público à educação básica. De sua autoria, o PL nº 6.580/2016 prevê que 30% dos recursos obtidos por meio de licitação de mercadorias alienadas pela Receita Federal sejam destinados para o ensino básico. Em reunião com o Ministério de Educação (MEC) neste ano, o deputado solicitou a ampliação de vagas em creches e atenção à primeira infância no Fundeb.
Desmotivação – Enquanto 26% dos alunos estavam desmotivados em maio do ano passado, 40% não tinham mais interesse no mesmo mês, neste ano. A pesquisa da Datafolha mostra ainda que 43% dos negros desejam abandonar a escola enquanto 35% dos brancos expressam a mesma vontade.
“Nunca é demais falar que a Educação transforma, e se não houver a preocupação compatível com o perigo dessa possibilidade vamos colher os frutos no futuro. Com o avanço da imunização, o retorno das aulas presenciais deve ser a prioridade das gestões. O Brasil vai precisar aprender a superar as marcas na aprendizagem deixadas desse momento difícil que vivemos”, pontuou.